Skip to main content
Header
Respondido

Configuração Máscara de Subrede Indisponível

• October 16, 2025
  • 2 comentários
  • 39 visualizações

Olá a todos,

Estou com um problema relacionado com a configuração de rede no router FTTH - Fast5670_GPON.

Por defeito, o router veio configurado com uma máscara de sub-rede /23 (255.255.254.0), o que não é o ideal para a minha rede doméstica. Pretendo alterá-la para o mais comum /24 (255.255.255.0), mas a aplicação NOSNET não permite fazer essa alteração — a opção está bloqueada.

Já vi prints antigos (de outros utilizadores e tutoriais) onde essa opção estava disponível e a rede parecia vir por defeito com /24, o que me leva a crer que algo mudou nas versões recentes da app ou no firmware do router.

Neste momento não tenho outra forma de aceder à configuração do router (sem acesso direto via IP ou user/password de admin).

Alguém já passou por esta situação? Há alguma forma de contornar esta limitação ou reverter para uma configuração /24? Não faz sentido, de todos os motivos possíveis, que este seja o que me vai obrigar a usar um segundo equipamento.

Obrigado desde já

Melhor resposta por Bruno Aleixo

não dá pra alterar, como dizes, a opção está bloqueada. toda a gestão é feita pela app, já não há acesso local. Pra configurações dessas tens que usar um router próprio ligado por bridge.

um bem haja 

2 Comentários

Bruno Aleixo
Super User
Forum|alt.badge.img+1
  • Super User
  • Resposta
  • October 16, 2025

não dá pra alterar, como dizes, a opção está bloqueada. toda a gestão é feita pela app, já não há acesso local. Pra configurações dessas tens que usar um router próprio ligado por bridge.

um bem haja 

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • October 16, 2025

Boa tarde, ​@FerrJos2.

O ​@Bruno Aleixo deu uma boa sugestão.

A funcionalidade que pretende não se encontra disponível nos equipamentos mais recentes. 

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado,