Header
Pergunta

ATI Internet FIBRA sem RJ45


Reputação 1

Boas

eu tenho um amigo meu que fez um upgrade da NOS para Fibra Ótica , eu deparei que antigamente a instalação ( anterior router ) tinha um cabo na porta 4 ligado a tomada da sala que sairia no ATI para distribuir com um switch para o resto das divisões , hoje deparei que apenas só vejo apenas a box ligada na sala ao router novo e mais nada ligado , como é possível ter net em todas a divisões ? alguém me pode explicar ?  

 

alguém tem algum esquema de instalação do mesmo ?

Ele tem um ATI ….

 

Obrigado


14 Comentários

Reputação 7
Crachá +2

A nós não garante a interligação de sinal de internet pelas Tomadas. É possível se pedir a um eletricista 

Reputação 1

Não percebeste a minha situação, ele tem NET no ATI com o resto dos equipamentos mas não vejo nada ligado no router que está na sala ... Antigamente eu tinha feito a ligação via LAN na tomada da sala para interligar no ATI com um switch ... Apenas só vejo a fibra ligada na sala e um cabo RJ na box ....

Reputação 7
Crachá +2

por norma o equipamento que fica no ATI é o ONT o descodificador do sinal FTTH. Mas o Router tem um cabo rj45 ligado ao router. Depois é possivel ligar o cabo rj45 pelas tomadas da casa para teres ligação de internet pelas tomadas rj45 e podes meter powelines (ligação não garantida pela nos) . Porque o ati é uma caixa em passa as tubagens da rede individual

Reputação 1

Nao e o que vejo , o que vejo e router na sala com fibra , RJ45 do router até a box da TV , não vi qualquer powerline , o ATI tem um switch 8p ( que eu instalei ) não percebo como tem NET no ATI ... Alguém tem um esquema de.ligacao de fibra ? Estou em dúvida que seja algo no ATI 

Reputação 7
Crachá +2

Viu qual o equipamento? e este?

 

Reputação 1

Sim com fibra ligada 

Reputação 7
Crachá +2

Pois, esse equipamento e router e ont. Mas não devia estar numa caixa de ati por causa do wifi 

Mas é ftth?

Reputação 7
Crachá +1

@Nuno Rodrigues , boa tarde, o ATI tem que ser alimentado para poder distribuir o sinal, o cabo Ethernet será ligado do router ao ATI, o cabo tem de ser descarnado para ser inserido no ATI. Seja qual for o router que tiver, irá utilizar qualquer porta para o cabo que vai servir o ATI. Se já tinha uma forma do sinal lá chegar não há razão para ter perdido esse acesso com um outro router. Como sugeriu o @Olaf tem de pedir a um técnico para fazer o serviço porque a NOS não se responsabiliza.

Reputação 1

Bem já vi que não perceberam como esta instalado a funcionar e como estava ... 

Reputação 7
Crachá +1

Bem já vi que não perceberam como esta instalado a funcionar e como estava ... 

Eu admito que não percebo muito bem o qq estás a tentar dizer, mas o @atcrs foi bom a explicar a ligação base.

Tenta fazer um desenho no pain da instalação antiga, ou fotos, e coloca aqui, talvez seja mais fácil perceber qual é a questão

um bem haja 

Já perguntou ao seu amigo? Também fiquei curioso, partilhe depois a situação

Sou um cliente NOS há vários anos. Supostamente tenho cabos fibra ótica mas a entrar dentro de casa, isto é, a ligação ao Router é feita a uma tomada de televisão normal com um cabo coaxial.

Pelo contrário, quem tem MEO ou Vodafone, tem habitualmente dentro de casa um distribuidor de fibra.

Alguem me sabe explicar isto?

Reputação 7
Crachá +2

Sou um cliente NOS há vários anos. Supostamente tenho cabos fibra ótica mas a entrar dentro de casa, isto é, a ligação ao Router é feita a uma tomada de televisão normal com um cabo coaxial.

Pelo contrário, quem tem MEO ou Vodafone, tem habitualmente dentro de casa um distribuidor de fibra.

Alguem me sabe explicar isto?

é um serviço diferente. HFC é o que tens. Quem tem esse “ distribuidor “ ( Chama-se ONT) tem FTTH.

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde @tofixe
​​O @Guimas deu uma boa ajuda. 

Se tiver alguma questão, fale connosco. Estamos disponíveis para ajudar. 
Obrigado 

Comentário