Skip to main content
Header
Megabyte
December 17, 2022
Pergunta

ATI Internet FIBRA sem RJ45

Boas

eu tenho um amigo meu que fez um upgrade da NOS para Fibra Ótica , eu deparei que antigamente a instalação ( anterior router ) tinha um cabo na porta 4 ligado a tomada da sala que sairia no ATI para distribuir com um switch para o resto das divisões , hoje deparei que apenas só vejo apenas a box ligada na sala ao router novo e mais nada ligado , como é possível ter net em todas a divisões ? alguém me pode explicar ?  

alguém tem algum esquema de instalação do mesmo ?

Ele tem um ATI ….

Obrigado

14 Comentários

Olaf
Super User
Super User
December 18, 2022

A nós não garante a interligação de sinal de internet pelas Tomadas. É possível se pedir a um eletricista 

Megabyte
December 18, 2022

Não percebeste a minha situação, ele tem NET no ATI com o resto dos equipamentos mas não vejo nada ligado no router que está na sala ... Antigamente eu tinha feito a ligação via LAN na tomada da sala para interligar no ATI com um switch ... Apenas só vejo a fibra ligada na sala e um cabo RJ na box ....

Olaf
Super User
Super User
December 18, 2022

por norma o equipamento que fica no ATI é o ONT o descodificador do sinal FTTH. Mas o Router tem um cabo rj45 ligado ao router. Depois é possivel ligar o cabo rj45 pelas tomadas da casa para teres ligação de internet pelas tomadas rj45 e podes meter powelines (ligação não garantida pela nos) . Porque o ati é uma caixa em passa as tubagens da rede individual

Megabyte
December 18, 2022

Nao e o que vejo , o que vejo e router na sala com fibra , RJ45 do router até a box da TV , não vi qualquer powerline , o ATI tem um switch 8p ( que eu instalei ) não percebo como tem NET no ATI ... Alguém tem um esquema de.ligacao de fibra ? Estou em dúvida que seja algo no ATI 

Olaf
Super User
Super User
December 18, 2022

Viu qual o equipamento? e este?

Megabyte
December 18, 2022

Sim com fibra ligada 

Olaf
Super User
Super User
December 19, 2022

Pois, esse equipamento e router e ont. Mas não devia estar numa caixa de ati por causa do wifi 

Mas é ftth?

Super User
December 19, 2022

@Nuno Rodrigues , boa tarde, o ATI tem que ser alimentado para poder distribuir o sinal, o cabo Ethernet será ligado do router ao ATI, o cabo tem de ser descarnado para ser inserido no ATI. Seja qual for o router que tiver, irá utilizar qualquer porta para o cabo que vai servir o ATI. Se já tinha uma forma do sinal lá chegar não há razão para ter perdido esse acesso com um outro router. Como sugeriu o @Olaf tem de pedir a um técnico para fazer o serviço porque a NOS não se responsabiliza.

Megabyte
December 19, 2022

Bem já vi que não perceberam como esta instalado a funcionar e como estava ... 

Bruno Aleixo
Super User
Super User
December 22, 2022

Bem já vi que não perceberam como esta instalado a funcionar e como estava ... 

Eu admito que não percebo muito bem o qq estás a tentar dizer, mas o @atcrs foi bom a explicar a ligação base.

Tenta fazer um desenho no pain da instalação antiga, ou fotos, e coloca aqui, talvez seja mais fácil perceber qual é a questão

um bem haja 

O amigo Bruno ajuda