Header
Respondido

Anomalia no funcionamento de router


  • Kilobyte
  • 6 comentários

Boa noite,

Há uns 5 meses atrás tive um problema com um router, já que a rede de 5GHz não estava a colaborar. O equipamento foi substituído em 9 de novembro de 2023 e tudo correu bem.

Porém, após estes meses de funcionamento sem problemas, ultimamente tenho estado a detectar uma instabilidade na rede 2.4 GHz, de tal forma que passou a não ser de todo utilizável, visto que os equipamentos perdem o acesso com rapidez. Se reiniciar o router, a rede é reconhecida pelos equipamentos e utilizável, mas alguns mins depois, está novamente indisponível. Quando isto ocorre, quando me ligo ao router, via 192.168.1.1, o sistema diz que a rede está ligada e não vi não fora do expectável. Nas minhas averiguações já detectei nos logs que a temperatura do chip 2.4GHz é de 62ºC, bem superior aos 47ºC a 5 GHz. Tirando isso, não vejo nada que me alerte de erro.

O equipamento é do modelo TCG310J e a versão de SW é a 1.1.16.3.2.

Parece-me que esta situação se deverá a uma anomalia no router, de alguma forma similar ao que ocorreu anteriormente, mas agora na rede 2.4 GHz. Estes routers estão a ter este tipo de problemas? Conseguem fazer algum diagnóstico via remota?

A rede 5 GHz está a funcionar normalmente, mas como há equipamentos que necessitam da rede a 2.4 GHz este problema tem de ser avaliado.

Cumprimentos

João Rio

icon

Melhor resposta por Jorge C 22 April 2024, 00:41

Ver pergunta inicial

7 Comentários

Reputação 7

Boa noite @JRio,

Uma vez que não é a primeira vez que tem problemas, sugiro que aguarde a intervenção dos gestores da comunidade para nova análise.

Obrigado

Reputação 7
Crachá +2

Utilizas repetidores de sinal ou algo do genero?

Caro Guimas,

Não, nada.

Cumps

João

Caro Jorge,

Sim, vou aguardar. Diria que a situação é peculiar, mas tem todo o aspecto de ser uma anomalia destes routers. Posso adicionar que os testes de ligação dos equipamentos à rede wifi 2.4 GHz é feita na mesma divisão onde está o router (sala), para evitar qualquer problema de atenuação de sinal.

Cumps,

João

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @JRio,

Agradecemos a sua mensagem.

Sugerimos que faça um reset de fábrica ao router e teste novamente o acesso.

Partilhe connosco o seu testemunho.

Obrigado

Caro João H.,

Com base na vossa sugestão efetuei o reset de fábrica, mas a anomalia mantém-se. A página de diagnóstico do equipamento indica que está tudo ok na rede 2.4 GHz, mas esta não é utilizável de todo pois nem aparece disponível.

Cumps,

João

Reputação 7
Crachá +6

Agradecemos o seu feedback e cooperação, @JRio
Vamos verificar a situação, para isso, pedimos que nos envie uma mensagem privada com o seu número de contribuinte para o perfil @Fórum

Obrigado, 

Comentário