Skip to main content
Header
Kilobyte
April 21, 2024
Respondido

Anomalia no funcionamento de router

• April 21, 2024
  • 9 comentários
  • 294 visualizações

Boa noite,

Há uns 5 meses atrás tive um problema com um router, já que a rede de 5GHz não estava a colaborar. O equipamento foi substituído em 9 de novembro de 2023 e tudo correu bem.

Porém, após estes meses de funcionamento sem problemas, ultimamente tenho estado a detectar uma instabilidade na rede 2.4 GHz, de tal forma que passou a não ser de todo utilizável, visto que os equipamentos perdem o acesso com rapidez. Se reiniciar o router, a rede é reconhecida pelos equipamentos e utilizável, mas alguns mins depois, está novamente indisponível. Quando isto ocorre, quando me ligo ao router, via 192.168.1.1, o sistema diz que a rede está ligada e não vi não fora do expectável. Nas minhas averiguações já detectei nos logs que a temperatura do chip 2.4GHz é de 62ºC, bem superior aos 47ºC a 5 GHz. Tirando isso, não vejo nada que me alerte de erro.

O equipamento é do modelo TCG310J e a versão de SW é a 1.1.16.3.2.

Parece-me que esta situação se deverá a uma anomalia no router, de alguma forma similar ao que ocorreu anteriormente, mas agora na rede 2.4 GHz. Estes routers estão a ter este tipo de problemas? Conseguem fazer algum diagnóstico via remota?

A rede 5 GHz está a funcionar normalmente, mas como há equipamentos que necessitam da rede a 2.4 GHz este problema tem de ser avaliado.

Cumprimentos

João Rio

Melhor resposta por Jorge C

Boa noite @JRio,

Uma vez que não é a primeira vez que tem problemas, sugiro que aguarde a intervenção dos gestores da comunidade para nova análise.

Obrigado

9 Comentários

Jorge C
Super User
Jorge CSuper UserResposta
Super User
April 21, 2024

Boa noite @JRio,

Uma vez que não é a primeira vez que tem problemas, sugiro que aguarde a intervenção dos gestores da comunidade para nova análise.

Obrigado

Guimas
Super User
Super User
April 22, 2024

Utilizas repetidores de sinal ou algo do genero?

JRioAutor
Kilobyte
April 22, 2024

Caro Guimas,

Não, nada.

Cumps

João

JRioAutor
Kilobyte
April 22, 2024

Caro Jorge,

Sim, vou aguardar. Diria que a situação é peculiar, mas tem todo o aspecto de ser uma anomalia destes routers. Posso adicionar que os testes de ligação dos equipamentos à rede wifi 2.4 GHz é feita na mesma divisão onde está o router (sala), para evitar qualquer problema de atenuação de sinal.

Cumps,

João

João H.
Gestor da comunidade
April 23, 2024

Boa tarde @JRio,

Agradecemos a sua mensagem.

Sugerimos que faça um reset de fábrica ao router e teste novamente o acesso.

Partilhe connosco o seu testemunho.

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.
JRioAutor
Kilobyte
April 24, 2024

Caro João H.,

Com base na vossa sugestão efetuei o reset de fábrica, mas a anomalia mantém-se. A página de diagnóstico do equipamento indica que está tudo ok na rede 2.4 GHz, mas esta não é utilizável de todo pois nem aparece disponível.

Cumps,

João

Mário P.
Gestor da comunidade
April 24, 2024

Agradecemos o seu feedback e cooperação, @JRio
Vamos verificar a situação, para isso, pedimos que nos envie uma mensagem privada com o seu número de contribuinte para o perfil @Fórum

Obrigado, 

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
Megabyte
October 30, 2024

Reset de fábrica, no meu router TCG 310J fica o problema resolvido durante 10 minutos, passados  esses 10 minutos, o 5G volta a desligar e passa novamente ao modo de erro e novamente regressam os problemas.

João H.
Gestor da comunidade
October 31, 2024

Boa tarde @Davidfocus,

Agradecemos a sua mensagem.

Detalhe-nos a situação, por favor. Não consegue captar a rede 5Ghz em nenhum equipamento?

Obrigado 

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.