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NOS Empresas - Livro de Reclamações

  • September 25, 2024
  • 3 comentários
  • 353 visualizações

Mário P.
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O livro de reclamações é obrigatório em todos os serviços que prestem atendimento ao público e neste artigo, ficará a saber o que é e como conseguir um.

 

O que é?

O Livro de Reclamações serve para um cliente ou consumidor exercer o direito de reclamar perante a insatisfação sentida relativamente a um serviço prestado pelo seu operador.  O empreendedor/responsável pelo negócio não pode, em qualquer ocasião, negar a disponibilização do Livro de Reclamações quando este é solicitado, sob pena do reclamante poder fazer chegar o problema às entidades que fiscalizam o setor.

 

Quem precisa de Livro de Reclamações?

De um modo geral, são obrigados a ter livro de reclamações todas as entidades que exerçam atividade num estabelecimento físico, fixo e permanente, tenham contacto direto com o público e forneçam bens ou prestem serviços. O portal do cidadão compila uma lista exaustiva das atividades que requerem Livro de Reclamações.


Onde Comprar

O Livro de reclamações é uma edição da Imprensa Nacional – Casa da Moeda e da Direção-Geral do Consumidor, sendo vendido por estas duas entidades. Adicionalmente, é vendido pelas entidades reguladores e de controlo de mercado competentes, como disposto no Decreto-Lei nº 156/2005 de 15 de setembro.


O Livro e respetivo preenchimento

O livro de reclamações tem formato A4 e é constituído por 25 impressos para reclamação, feitos em triplicado e redigidos nas línguas portuguesa e inglesa. Todos os campos do formulário devem ser preenchidos com letra maiúscula e legível, e o motivo da reclamação deverá ser descrito de forma mais completa e detalhada possível.

Todos os funcionários responsáveis por atendimento ao público deverão saber como funciona e se preenche corretamente o Livro de Reclamações, no caso de ser necessário auxiliar os queixosos no processo.

A Direção-Geral do Consumidor faculta a explicação completa de como preencher corretamente um impresso de reclamação.


Envio da Queixa

O funcionário do estabelecimento em causa deverá entregar o duplicado da reclamação ao utente e enviar o original, no prazo de 10 dias úteis, à entidade reguladora do setor ou à entidade de controlo de mercado competente, permanecendo o triplicado no Livro.


Letreiro

Além do Livro de Reclamações propriamente dito, a empresa deve ainda colocar em local bem visível, um letreiro com a informação “Este estabelecimento dispõe de Livro de Reclamações”, e todas as informações de contacto necessárias para que o reclamante possa enviar a reclamação para as entidades competentes.


Arquivo

O fornecedor de bens ou prestador de serviços deve manter os Livros de Reclamações arquivados pelo menos durante três anos.


Ferramentas úteis à sua empresa:

Se procura outras ferramentas importantes para a sua empresa, conheça a app Pulsoo. Esta aplicação gratuita está disponível para iOS e Android, e fornece acesso à Autoridade Tributária, bem como às suas contas bancárias, tornando-o mais produtivo.

3 Comentários

Mário P.
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  • Autor
  • Gestor da comunidade
  • September 25, 2024

Bom dia a todos, 
Partilhamos um artigo de ajuda às empresas que estão a iniciar a sua atividade, partilhando informação útil para o seu negócio. 

livro de reclamações é obrigatório em todos os serviços que prestem atendimento ao público e neste artigo, ficará a saber o que é e como conseguir um
Obrigado,


Desde a manhã do dia 15/12 que sinal de televisão e internet foi desligado depois de estarem a mexer na caixa ao lado da minha casa , liguei para a linha de apoio que me agendaram para dia 23/12 a visita do técnico. Já não é a primeira vez que isto me acontece , cada vez que mexem nas caixas desligam o meu serviço. A minha questão é o meu filho precisa da internet para trabalhar, amanhã não pode trabalhar porque não tem internet, quem paga estes dias de trabalho? Só vêm ver o problema dia 23 . É vergonhoso a assistência que dão ás pessoas , cada vez mais dependemos da internet e depois a NOS não tem capacidade para dar resposta . E pior ainda ninguém nos consegue dar um resposta segura , há uma falta de responsabilidade geral 


João H.
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  • Gestor da comunidade
  • December 15, 2025

Boa tarde ​@Paula Cristina Damaso Amado,

Agradecemos a sua mensagem e lamentamos a situação que descreve.

Os agendamentos técnicos são realizados para a primeira disponibilidade. Pode verificar a possibilidade de antecipação do agendamento através da página online ou my NOS

Obrigado