Skip to main content
Header
Destaque

NOS Empresas - Livro de Reclamações

• September 25, 2024
  • 7 comentários
  • 400 visualizações

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6

O livro de reclamações é obrigatório em todos os serviços que prestem atendimento ao público e neste artigo, ficará a saber o que é e como conseguir um.

O que é?

O Livro de Reclamações serve para um cliente ou consumidor exercer o direito de reclamar perante a insatisfação sentida relativamente a um serviço prestado pelo seu operador.  O empreendedor/responsável pelo negócio não pode, em qualquer ocasião, negar a disponibilização do Livro de Reclamações quando este é solicitado, sob pena do reclamante poder fazer chegar o problema às entidades que fiscalizam o setor.

Quem precisa de Livro de Reclamações?

De um modo geral, são obrigados a ter livro de reclamações todas as entidades que exerçam atividade num estabelecimento físico, fixo e permanente, tenham contacto direto com o público e forneçam bens ou prestem serviços. O portal do cidadão compila uma lista exaustiva das atividades que requerem Livro de Reclamações.

Onde Comprar

O Livro de reclamações é uma edição da Imprensa Nacional – Casa da Moeda e da Direção-Geral do Consumidor, sendo vendido por estas duas entidades. Adicionalmente, é vendido pelas entidades reguladores e de controlo de mercado competentes, como disposto no Decreto-Lei nº 156/2005 de 15 de setembro.

O Livro e respetivo preenchimento

O livro de reclamações tem formato A4 e é constituído por 25 impressos para reclamação, feitos em triplicado e redigidos nas línguas portuguesa e inglesa. Todos os campos do formulário devem ser preenchidos com letra maiúscula e legível, e o motivo da reclamação deverá ser descrito de forma mais completa e detalhada possível.

Todos os funcionários responsáveis por atendimento ao público deverão saber como funciona e se preenche corretamente o Livro de Reclamações, no caso de ser necessário auxiliar os queixosos no processo.

A Direção-Geral do Consumidor faculta a explicação completa de como preencher corretamente um impresso de reclamação.

Envio da Queixa

O funcionário do estabelecimento em causa deverá entregar o duplicado da reclamação ao utente e enviar o original, no prazo de 10 dias úteis, à entidade reguladora do setor ou à entidade de controlo de mercado competente, permanecendo o triplicado no Livro.

Letreiro

Além do Livro de Reclamações propriamente dito, a empresa deve ainda colocar em local bem visível, um letreiro com a informação “Este estabelecimento dispõe de Livro de Reclamações”, e todas as informações de contacto necessárias para que o reclamante possa enviar a reclamação para as entidades competentes.

Arquivo

O fornecedor de bens ou prestador de serviços deve manter os Livros de Reclamações arquivados pelo menos durante três anos.

Ferramentas úteis à sua empresa:

Se procura outras ferramentas importantes para a sua empresa, conheça a app Pulsoo. Esta aplicação gratuita está disponível para iOS e Android, e fornece acesso à Autoridade Tributária, bem como às suas contas bancárias, tornando-o mais produtivo.

7 Comentários

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Autor
  • Gestor da comunidade
  • September 25, 2024

Bom dia a todos, 
Partilhamos um artigo de ajuda às empresas que estão a iniciar a sua atividade, partilhando informação útil para o seu negócio. 

livro de reclamações é obrigatório em todos os serviços que prestem atendimento ao público e neste artigo, ficará a saber o que é e como conseguir um
Obrigado,

Desde a manhã do dia 15/12 que sinal de televisão e internet foi desligado depois de estarem a mexer na caixa ao lado da minha casa , liguei para a linha de apoio que me agendaram para dia 23/12 a visita do técnico. Já não é a primeira vez que isto me acontece , cada vez que mexem nas caixas desligam o meu serviço. A minha questão é o meu filho precisa da internet para trabalhar, amanhã não pode trabalhar porque não tem internet, quem paga estes dias de trabalho? Só vêm ver o problema dia 23 . É vergonhoso a assistência que dão ás pessoas , cada vez mais dependemos da internet e depois a NOS não tem capacidade para dar resposta . E pior ainda ninguém nos consegue dar um resposta segura , há uma falta de responsabilidade geral 

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • December 15, 2025

Boa tarde ​@Paula Cristina Damaso Amado,

Agradecemos a sua mensagem e lamentamos a situação que descreve.

Os agendamentos técnicos são realizados para a primeira disponibilidade. Pode verificar a possibilidade de antecipação do agendamento através da página online ou my NOS

Obrigado 

Boa tarde,

Venho por este meio fazer uma reclamação relativamente ao vosso serviço de televisão.

Desde as 13h do dia 17/01 que o serviço de televisão da minha avó, que é uma pessoa de idade, está em baixo. Junto com o serviço dela estão também os serviços de várias pessoas que têm o vosso serviço. Já vos contactamos várias vezes ao longo do dia de ontem e indicaram que o serviço estaria hoje resolvido.

Contactamos mais uma vez no final da manhã de hoje dia 18, pois o serviço continua igual e garantiram que as 14h30 estaria resolvido.

Contactei as 15h30 pois a televisão não dá desde ontem e indicam que se não for resolvido hoje, só amanhã é que ficará resolvido e que estão a resolver.

Gostava de saber onde está a credibilidade de uma empresa que mente e engonha os clientes para ficarem calados a aguardar.

Gostaria também de saber se caso fosse na vossa família, em que uma aldeia no interior do país, na sua maioria de pessoas idosas que a única companhia por vezes é televisão o que fariam?

O mais engraçado é que a vossa empresa nunca se esquece de mandar a conta no final do mês.

Pagamos sempre a tempo e horas mas o vosso serviço volta e meia falha e primeiro que arranjem é preciso fazer reclamações e ligar imensas vezes.

Quando chegar a fatura deste mês e andarem a chatear para renovar o vosso serviço, talvez me lembre do belíssimo atendimento que vocês deram, prometendo coisas que não cumpriram e mentindo sobre serviços a serem resolvidos há 48h.

A última vez que precisei dos vossos serviços para mudar um router demoraram quase 2 semanas, uma vergonha.

Aguardo uma resposta verdadeira da vossa parte, bem como a resolução do problema!

Obrigada

Boa tarde,

Venho novamente fazer reclamação, pois voltei a contactar-vos para verificar como se encontrava a situação e o vosso operador, que não disse o nome, indicou-me que teria que ser a pessoa que tem o serviço em casa a contactar.

Questionei como seria possível visto ser uma pessoa de idade e o vosso operador continuou a dizer que teria que ser a pessoa a contactar e que teria que dar o contacto por terminado.

Quando questionei relativamente ao nome, desligou-me o telefone na cara.

Agradeço uma vez mais o vosso atendimento.

Com isto perderam dois clientes.

Muito obrigada

Guimas
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • January 18, 2026

Desde quando tem de ser o titular a ligar? Nunca foi necessário. Eu apresentaria uma queixa sobre o operador.

Relativamente ao serviço, ligar uma vez basta. Os técnicos estão a fazer as devidas reparações e ligar novamente para a linha não acelera a sua resolução. Nestes casos é realmente aguardar.

Rafaela F.
Forum|alt.badge.img+1
  • Gestor da comunidade
  • January 19, 2026

Bom dia ​@CRISTIANA VARANDA, bem-vinda ao Fórum NOS. 😊

Não nos revemos no género de prática que descreve, pelo que lamentamos a situação que descreve e os inconvenientes causados.
Vamos ajudar a analisar o sucedido. Envie-nos, por favor, uma mensagem privada com o NIF associado ao contrato para o perfil ​@Fórum.

Obrigada