Skip to main content
Header
Gigabyte
July 4, 2019

Segurança

Cuidado, andam a invadir a aplicação Nos, pedindo para atualizar. O pretexto é que a aplicação está a ser renovada. A origem da intromissão parece ser a Roménia.

2 Comentários

Mário P.
    Gestor da comunidade
    July 4, 2019
    Olá @ANTÓNIO GUEDES DA SILVA,

Agradecemos o alerta.

Contudo, para o podermos ajudar pedimos que nos detalhe a informação que nos deu, por favor.
    Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
    Gigabyte
    July 4, 2019
    1. Hoje de manhã, pouco depois das 06 horas, entrei na aplicação NOS Cliente, cuja sessão por vezes esqueço de desligar, com o objetivo de ver se os valores da minha conta tinham sido atualizados depois do pagamento habitual.

2. Quase de imediato apareceram dois ecrãs de fundo azul com logótipo e o texto habitual da NOS, acrescentando porém que a NOS estava a proceder à atualização do aspecto da aplicação acima referida, que decorreria no espaço de algumas semanas, pelo que eu deveria fazer a atualização no Google Play.

3. Curioso, cliquei no link disponibilizado para o Google Play (havia outro para o Apple) e foi-me pedido que inserisse de novo a palavra passe.

4. Dei-me conta logo a seguir que estava a ser solicitado para a palavra passe, não da NOS Cliente, mas sim da Conta Google!

5. Percebi de imediato que a minha curiosidade, fundamentada na confiança que tenho na NOS, de que sou cliente, nas suas várias denominações, há quase trinta anos, me levara a cair num erro que tratei logo de seguida de corrigir.

6. A Conta Google foi restaurada, a aplicação NOS Cliente foi reinstalada, e as passwords de ambas foram mudadas.

7. O meu anti vírus AVAST estava ligado e na circunstância estava a usar a VPN dessa marca.

8. Informei que a origem da tentativa de intrusão acima descrita foi a Roménia, porque assim ficou gravado no histórico da NOS.

9. Creio que o meu problema ficou sanado com as reinstalações e as mudanças de passwords. Escrevi no Fórum como um alerta para a comunidade de utilizadores. Agradeço portanto a atenção disponibilizada e sugiro que estudem e informem a ocorrência, que pode ter afetado mais clientes.

Cumprimentos.