Skip to main content
Header
Byte
September 19, 2026
Pergunta

Consumo de roaming de 72,68€ na Tailândia – preciso de esclarecimento urgente

• September 19, 2026
  • 3 comentários
  • 15 visualizações

Olá,

Estou atualmente na Tailândia e preciso de ajuda urgente com um consumo de roaming.

Ontem recebi um SMS da NOS a informar:

“Verificamos que o seu consumo na conta x é de 72,68 EUR.”

Estou preocupada porque tenho uma eSIM da Holafly para utilizar os dados móveis durante a viagem e, no meu iPhone, os dados em roaming da minha linha NOS estão desligados.

Gostaria de perceber se ainda existe algum consumo ativo neste momento e se a minha linha NOS está neste momento a gerar algum consumo de roaming?

Entretanto consegui consultar o detalhe dos consumos na App NOS e encontrei o seguinte registo:

17/09/2026 às 21:36:29
DADOS MÓVEIS — Roam fora UE
Consumo: 3 MB
Valor: 62,50€

Nesse momento eu estava em trânsito no meu voo para Bangkok, tendo passado por Doha.

Podem confirmar, por favor, em que país e através de que operador/rede foram utilizados estes 3 MB?

Gostaria também de perceber como é possível que apenas 3 MB tenham originado um custo de 62,50€ e se este valor corresponde a um pacote/tarifa de roaming específico. E a que gasto se refere os restantes 10,18€? 

Agradeço também que me indiquem como posso resolver esta situação sem ter de fazer uma chamada internacional. 

Obrigada. 

3 Comentários

Rafaela F.
Gestor da comunidade
September 20, 2026

Boa tarde, ​@CatarinaCSilva.

Bem-vinda ao Fórum NOS.

Vamos ajudar.

Pode verificar o detalhe do consumo na App my NOS. Veja como fazer em: 

A totalidade das comunicações e consumos realizados em roaming, é da responsabilidade dos operadores internacionais a que o seu equipamento se ligou, ficando a NOS sujeita à informação disponibilizada pelos mesmos.

Caso não pretenda fazer uso de roaming é necessário que solicite o seu bloqueio com antecedência, ou desligue esta possibilidade através das definições do seu dispositivo antes de chegar ao país destino.

Relativamente ao custo associado, este vai variar consoante o país. Saiba mais sobre o roaming através do Site NOS.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigada,

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das últimas novidades.
Byte
September 20, 2026

Olá,

Obrigada pela resposta.

No entanto, gostaria de esclarecer uma questão importante: eu contactei telefonicamente a NOS no dia 16/09/2026, antes de chegar ao destino, precisamente para evitar este tipo de cobrança.

Entretanto, consultei o detalhe dos consumos e verifico que foi registado:

17/09/2026 às 21:36:29
DADOS MÓVEIS — Roam fora UE
3 MB — 62,50€

Assim, gostaria que verificassem, por favor, o histórico do meu contacto com a NOS no dia 16/09, incluindo o pedido que fiz.

Neste momento, estou também a verificar se existem outros consumos associados, uma vez que recebi uma mensagem da NOS a indicar um consumo total de 72,68€.

Agradeço que verifiquem o histórico do meu contacto do dia 16/09 e me esclareçam esta situação antes de eu assumir estes valores como devidos.

Obrigada.

Rafaela F.
Gestor da comunidade
September 20, 2026

Agradecemos o testemunho, ​@CatarinaCSilva

Para podermos verificar, envie-nos, por favor, uma mensagem privada com o contribuinte associado para o perfil ​@Fórum.

Obrigada,

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das últimas novidades.