bom dia a todos
*Peço imensa desculpa se evneutalmente a minha questão já foi algures abordada, mas eu não consegui encontrar uma resposta concreta aquilo que pretendo, embora haja informação mais ou menos dispersa.
Quando regressei para a NOS, pedi extensores , tendo conseguido negociar o valor dentro do contrato.
Estou grato pela atenção dispensada , tendo a NOS até agora ido de encontro ás minhas expectativas face ao serviço prestado.
Tenho contratualizado então o serviço wifi total tendo pedido na altura da sssinatura do contrato que me fosse colocado o pod wifi 6E.
Contudo ao efetuar a visita técnica apenas havia disponível o wifi 6 (branco quadrado arredondado)
Na operadora anterior (MEO) eu tinha 2 extensores deles wifi 6E ligados por cabo de rede e tinha 2 em pontos diferentes da casa. que faziam rede mesh com o router.
Os pods da NOS tem funções diferentes e dão um valor acrescentado face aos da concorrencia mas , penso eu devido a ser wifi 6 e não 6E tem uma perda de sinal mais atenuada nos locais mais afastados.
Refiro que apesar de a minha casa ter cerca de 80 metros quadrados, a sua forma retangular, disposição das paredes e localização das tomadas faz com que as casas de banho (que estão no extemo direito inferior do retangulo assim digamos) tenham velocidades substancialmente mais baixas. Adicionalmente a infraestrutura de rede está localizada mais ou menos no centro
Eu reportei mais ou menos esta situação numa loja o que levou a um contato telefónico e depois a um despiste técnico.
O colega informou me que não deveria colcar os pods todos ligados por rede e isso criaria conflito levando a uma espécie de competição entre os pods por quem será o pod master
Confesso que me perdi um pouco na sua explicação mais técnica, embora pesquisas posteriores me explicaram que esse seria o princiipio de funcionamento da rede mesh.
Tenho algumas questões a colocar nomedamente a impossbilidade de se usar a infraestrutura de rede que já possuo (e onde cada pod está pendurado) pois isso poder gerar conflito (?) e de o colega ter me sugerido apenas um dos pods estar com cabo e os outros estarem em wireless.
Não disputando a sua opinião técnica parece me que qualquer ligação wireless para transmitir dados entre os pods e depois para os “recetores” vai necessariamente ter menos velocidade do que se for por fio.
Aliás esta opção existe e naõ afeta a formação da rede mesh em alguns dispositivos de outras marcas existentes no mercado, sendo aliás até recomendada.
No fundo queria saber se existe alguma opção que permite usar o backhaul em rede cablada ou se esta é uma limitação dos plumes que poderá ou não ser resolvida em updates futuros
Grato pela vossa atenção
Artur Silva