Skip to main content
Header
Respondido

wifi total

• February 16, 2026
  • 5 comentários
  • 37 visualizações

bom dia a todos

*Peço imensa desculpa se evneutalmente a minha questão já foi algures abordada, mas eu não consegui encontrar uma resposta concreta aquilo que pretendo, embora haja informação mais ou menos dispersa.

Quando regressei para a NOS, pedi extensores , tendo conseguido negociar o valor dentro do contrato.

Estou grato pela atenção dispensada , tendo a NOS até agora ido de encontro ás minhas expectativas face ao serviço prestado.

Tenho contratualizado então o serviço wifi total tendo pedido na altura da sssinatura do contrato que me fosse colocado o pod wifi 6E.

Contudo ao efetuar a visita técnica apenas havia disponível o wifi 6 (branco quadrado arredondado)

Na operadora anterior (MEO) eu tinha 2 extensores deles wifi 6E ligados por cabo de rede e tinha 2 em pontos diferentes da casa. que faziam rede mesh com o router.

Os pods da NOS tem funções diferentes e dão um valor acrescentado face aos da concorrencia mas , penso eu devido a ser wifi 6 e não 6E tem uma perda de sinal mais atenuada nos locais mais afastados.

Refiro que apesar de a minha casa ter cerca de 80 metros quadrados, a sua forma retangular, disposição das paredes e localização das tomadas faz com que as casas de banho (que estão no extemo direito inferior do retangulo assim digamos) tenham velocidades substancialmente mais baixas. Adicionalmente a infraestrutura de rede está localizada mais ou menos no centro 

Eu reportei mais ou menos esta situação numa loja o que levou a um contato telefónico e depois a um despiste técnico.

O colega informou me que não deveria colcar os pods todos ligados por rede e isso criaria conflito levando a uma espécie de competição entre os pods por quem será o pod master 

Confesso que me perdi um pouco na sua explicação mais técnica, embora pesquisas posteriores me explicaram que esse seria o princiipio de funcionamento da rede mesh.

Tenho algumas questões a colocar nomedamente a impossbilidade de se usar a infraestrutura de rede que já possuo (e onde cada pod está pendurado) pois isso poder gerar conflito (?) e de o colega ter me sugerido apenas um dos pods estar com cabo e os outros estarem em wireless. 

Não disputando a sua opinião técnica parece me que qualquer ligação wireless para transmitir dados entre os pods e depois para os “recetores” vai necessariamente ter menos velocidade do que se for por fio.

Aliás esta opção existe e naõ afeta a formação da rede mesh em alguns dispositivos de outras marcas existentes no mercado, sendo aliás até recomendada.

No fundo queria saber se existe alguma opção que permite usar o backhaul em rede cablada ou se esta é uma limitação dos plumes que poderá ou não ser resolvida em updates futuros

Grato pela vossa atenção 

Artur Silva

Melhor resposta por Bruno Aleixo

Obrigado pela sua resposta.

No meu caso em particular e o motivo pelo qual eu uso o backhaul da rede é que devido à forma do apartamento e das divisórias eu não tenho uma tomada de rede no centro da casa, está um pouco mais no fim do primeiro 1/3 da área do retangulo. Se eu colocar ai o pod e os outros vão estar ligados por wireless a ele vão ter atenução do sinal wifi, provocado pelas paredes, pelos eletrdomésticos da cozinha,etc.

esse é o ponto mais central, qualquer outo será sempre mais afastado e mesmo assim causa outros problemas.

Julgo, na minha opinião de leigo, sem disputar a opinião do colega da área técnica, que colocar os pods em wirless quase de certeza irá trazer volocidades menores.

Agora pergunto, liga-los todos com um cabo , traz uma alguma instabilidade inerente?

ligar todos por cabo não cria instabilidade nenhuma, mas isso deixa de ser uma rede mesh e passa a ser uma rede com vários access points apenas. Na prática é usar como sentir que funciona melhor, se vir que está com quebras a usar todos por cabo, tente ligar apenas um e os outros em mesh, ligados por wi-fi a esse primeiro pod.

um bem haja 

5 Comentários

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • February 16, 2026

Boa tarde ​@arturxsilva,

Agradecemos a sua mensagem e testemunho.

Por norma, apenas um dos equipamentos é ligado via cabo de rede ao router, sendo que os restantes são ligados via wireless ao POD principal. Esta é a forma me melhor otimiza a instalação, contudo, a análise para colocação destes equipamentos pode variar consoante a disposição da habitação. Esta análise é feita por um técnico NOS no momento da instalação.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

• Autor
  • Kilobyte
  • February 16, 2026

No meu caso em particular e o motivo pelo qual eu uso o backhaul da rede é que devido à forma do apartamento e das divisórias eu não tenho uma tomada de rede no centro da casa, está um pouco mais no fim do primeiro 1/3 da área do retangulo. Se eu colocar ai o pod e os outros vão estar ligados por wireless a ele vão ter atenução do sinal wifi, provocado pelas paredes, pelos eletrdomésticos da cozinha,etc.

esse é o ponto mais central, qualquer outo será sempre mais afastado e mesmo assim causa outros problemas.

Julgo, na minha opinião de leigo, sem disputar a opinião do colega da área técnica, que colocar os pods em wirless quase de certeza irá trazer volocidades menores.

Agora pergunto, liga-los todos com um cabo , traz uma alguma instabilidade inerente?

Bruno Aleixo
Super User
Forum|alt.badge.img+1
  • Super User
  • Resposta
  • February 16, 2026

ligar todos por cabo não cria instabilidade nenhuma, mas isso deixa de ser uma rede mesh e passa a ser uma rede com vários access points apenas. Na prática é usar como sentir que funciona melhor, se vir que está com quebras a usar todos por cabo, tente ligar apenas um e os outros em mesh, ligados por wi-fi a esse primeiro pod.

um bem haja 

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • February 17, 2026

Boa tarde,

Agradecemos a sua mensagem ​@arturxsilva e ajuda do ​@Bruno Aleixo sobre este tema.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Guimas
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • February 17, 2026

Basicamente do apoio técnico é referido que: se ligar cabos desde o router a cada pod vai criar esse conflito do pod mestre. A forma correta é ligar cabo de rede ao 1º pod, e depois cabo do 1º ao 2º, do 2º ao 3º e assim sucessivamente