Skip to main content
Header
Pergunta

wifi total

• February 16, 2026
  • 5 comentários
  • 23 visualizações

bom dia a todos

*Peço imensa desculpa se evneutalmente a minha questão já foi algures abordada, mas eu não consegui encontrar uma resposta concreta aquilo que pretendo, embora haja informação mais ou menos dispersa.

Quando regressei para a NOS, pedi extensores , tendo conseguido negociar o valor dentro do contrato.

Estou grato pela atenção dispensada , tendo a NOS até agora ido de encontro ás minhas expectativas face ao serviço prestado.

Tenho contratualizado então o serviço wifi total tendo pedido na altura da sssinatura do contrato que me fosse colocado o pod wifi 6E.

Contudo ao efetuar a visita técnica apenas havia disponível o wifi 6 (branco quadrado arredondado)

Na operadora anterior (MEO) eu tinha 2 extensores deles wifi 6E ligados por cabo de rede e tinha 2 em pontos diferentes da casa. que faziam rede mesh com o router.

Os pods da NOS tem funções diferentes e dão um valor acrescentado face aos da concorrencia mas , penso eu devido a ser wifi 6 e não 6E tem uma perda de sinal mais atenuada nos locais mais afastados.

Refiro que apesar de a minha casa ter cerca de 80 metros quadrados, a sua forma retangular, disposição das paredes e localização das tomadas faz com que as casas de banho (que estão no extemo direito inferior do retangulo assim digamos) tenham velocidades substancialmente mais baixas. Adicionalmente a infraestrutura de rede está localizada mais ou menos no centro 

Eu reportei mais ou menos esta situação numa loja o que levou a um contato telefónico e depois a um despiste técnico.

O colega informou me que não deveria colcar os pods todos ligados por rede e isso criaria conflito levando a uma espécie de competição entre os pods por quem será o pod master 

Confesso que me perdi um pouco na sua explicação mais técnica, embora pesquisas posteriores me explicaram que esse seria o princiipio de funcionamento da rede mesh.

Tenho algumas questões a colocar nomedamente a impossbilidade de se usar a infraestrutura de rede que já possuo (e onde cada pod está pendurado) pois isso poder gerar conflito (?) e de o colega ter me sugerido apenas um dos pods estar com cabo e os outros estarem em wireless. 

Não disputando a sua opinião técnica parece me que qualquer ligação wireless para transmitir dados entre os pods e depois para os “recetores” vai necessariamente ter menos velocidade do que se for por fio.

Aliás esta opção existe e naõ afeta a formação da rede mesh em alguns dispositivos de outras marcas existentes no mercado, sendo aliás até recomendada.

No fundo queria saber se existe alguma opção que permite usar o backhaul em rede cablada ou se esta é uma limitação dos plumes que poderá ou não ser resolvida em updates futuros

Grato pela vossa atenção 

Artur Silva

5 Comentários

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • February 16, 2026

Boa tarde ​@arturxsilva,

Agradecemos a sua mensagem e testemunho.

Por norma, apenas um dos equipamentos é ligado via cabo de rede ao router, sendo que os restantes são ligados via wireless ao POD principal. Esta é a forma me melhor otimiza a instalação, contudo, a análise para colocação destes equipamentos pode variar consoante a disposição da habitação. Esta análise é feita por um técnico NOS no momento da instalação.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

• Autor
  • Kilobyte
  • February 16, 2026

Obrigado pela sua resposta.

No meu caso em particular e o motivo pelo qual eu uso o backhaul da rede é que devido à forma do apartamento e das divisórias eu não tenho uma tomada de rede no centro da casa, está um pouco mais no fim do primeiro 1/3 da área do retangulo. Se eu colocar ai o pod e os outros vão estar ligados por wireless a ele vão ter atenução do sinal wifi, provocado pelas paredes, pelos eletrdomésticos da cozinha,etc.

esse é o ponto mais central, qualquer outo será sempre mais afastado e mesmo assim causa outros problemas.

Julgo, na minha opinião de leigo, sem disputar a opinião do colega da área técnica, que colocar os pods em wirless quase de certeza irá trazer volocidades menores.

Agora pergunto, liga-los todos com um cabo , traz uma alguma instabilidade inerente?

Bruno Aleixo
Super User
Forum|alt.badge.img+1
  • Super User
  • February 16, 2026

Obrigado pela sua resposta.

No meu caso em particular e o motivo pelo qual eu uso o backhaul da rede é que devido à forma do apartamento e das divisórias eu não tenho uma tomada de rede no centro da casa, está um pouco mais no fim do primeiro 1/3 da área do retangulo. Se eu colocar ai o pod e os outros vão estar ligados por wireless a ele vão ter atenução do sinal wifi, provocado pelas paredes, pelos eletrdomésticos da cozinha,etc.

esse é o ponto mais central, qualquer outo será sempre mais afastado e mesmo assim causa outros problemas.

Julgo, na minha opinião de leigo, sem disputar a opinião do colega da área técnica, que colocar os pods em wirless quase de certeza irá trazer volocidades menores.

Agora pergunto, liga-los todos com um cabo , traz uma alguma instabilidade inerente?

ligar todos por cabo não cria instabilidade nenhuma, mas isso deixa de ser uma rede mesh e passa a ser uma rede com vários access points apenas. Na prática é usar como sentir que funciona melhor, se vir que está com quebras a usar todos por cabo, tente ligar apenas um e os outros em mesh, ligados por wi-fi a esse primeiro pod.

um bem haja 

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • February 17, 2026

Boa tarde,

Agradecemos a sua mensagem ​@arturxsilva e ajuda do ​@Bruno Aleixo sobre este tema.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Guimas
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • February 17, 2026

Basicamente do apoio técnico é referido que: se ligar cabos desde o router a cada pod vai criar esse conflito do pod mestre. A forma correta é ligar cabo de rede ao 1º pod, e depois cabo do 1º ao 2º, do 2º ao 3º e assim sucessivamente