Skip to main content
Header
Bit
October 5, 2019
Pergunta

WiFi muito deficiente

• October 5, 2019
  • 4 comentários
  • 166 visualizações
Tenho o serviço UMA com internet de 200mb desde Maio. Tenho o router na sala. Fiz teste de velocidade Wi-fi no quarto com o meu tablet e acusou 110 MB de download. Bom! O grande problema é que desde esse mês, nas mesmas condições, a velocidade tem vindo a diminuir sistematicamente: em agosto só tinha 75 MB de download e chego agora a outubro com uns estonteantes 10 MB!! Enfatizo: testes realizados nas mesmas condições, com o mesmo aparelho e na mesma divisão da casa!
O router terá algum problema? Ou estou a ser enganado?

Cumprimentos
Joel Oliveira

4 Comentários

October 5, 2019
    Registar apenas as velocidades pode não ser suficiente para um bom diagnóstico.
    A variação nas velocidades pode ter causas diversas, desde as condições ambientais (interferências) ao router ou ISP.
    Em conjunto com as velocidades de transmissão é também conveniente registar a força do sinal, pois permitirá perceber se o rádio do router está ou não a perder potência e consequentemente a diminuir o seu alcance. Existem Apps para android que fornecem essa indicação em dBm para todos os routers na vizinhança (p.ex. Wifi Analyzer).
    Embora a velocidade referida indique estar a fazer uso da banda 5Ghz, e sendo esta geralmente mais livre de interferências (porque também tem menos utilizadores) convem nao esquecer de verificar se existem outros equipamentos a fazer uso do mesmo canal ou canais adjacentes.
    Verificar também se a redução de velocidades no Wi-Fi tem correspondência com uma redução também por cabo ethernet.
    Tratando-se de uma instalação HFC e se o router o permitir, verificar também os níveis de sinal das várias portadoras de up e downstream.
    Não será preciso fazer curso nenhum, mas convém perceber o básico para não se deixar apanhar pelas ladainhas dos costume...
    Ser cliente NOS pode não ser fácil, mas a cada obstáculo superado ganha-se força para seguir em frente. Respeito por quem se propõem ajudar sem nada em troca... nem mesmo um obrigado;)
    Jose Rodrigues
    Super User
    Super User
    October 5, 2019
    Tenho o serviço UMA com internet de 200mb desde Maio. Tenho o router na sala. Fiz teste de velocidade Wi-fi no quarto com o meu tablet e acusou 110 MB de download. Bom! O grande problema é que desde esse mês, nas mesmas condições, a velocidade tem vindo a diminuir sistematicamente: em agosto só tinha 75 MB de download e chego agora a outubro com uns estonteantes 10 MB!! Enfatizo: testes realizados nas mesmas condições, com o mesmo aparelho e na mesma divisão da casa!
    O router terá algum problema? Ou estou a ser enganado?

Cumprimentos
    Joel Oliveira

Bom dia, independentemente das velocidades serem maiores ou menores, qual é o comportamento do seu WiFi ? A sua tablet recebe o sinal e funciona ou não ? Se funciona bem, se tem WiFi no quarto ou na cozinha não me parece que se deva preocupar com a velocidade. Eu costumo ver no Router, na página principal, a intensidade do sinal, que geralmente é 40%. Agora se realmente tem problemas, deve enviar por mensagem privada o seu numero de cliente à moderação @Ana P. ou @Tiago C. para que possam atuar no sentido de serem detetadas as anomalias que afetam as velocidades da sua internet ou WiFi.
    marcolopes
    Super User
    Super User
    October 5, 2019
    Já existem tantos tópicos no fórum sobre a questão do WIFI nos routers NOS! Pesquisa por favor. Já muito foi dito sobre o assunto.
    Guimas
    Super User
    Super User
    October 5, 2019
    Desligue o router da corrente e volte a ligar. se a velocidade se mantiver nos 10mb tem de falar com o apoio técnico.