Skip to main content
Header
Jon Snow
Kilobyte
December 19, 2016

Wifi lenta - Saiba mais

• December 19, 2016
  • 59 comentários
  • 7131 visualizações
Olá,

Estou a iniciar esta discussão para poder esclarecer a minha frustração que tenho tido com a minha Wifi nos últimos meses. Tenho certeza que, pelo menos, 90% dos utilizadores da NOS sofrem com este problema, mas foram convencidos pela equipa de suporte da NOS que o problema é um "non-issue", fazendo-nos acreditar que o motivo da lentidão da Wifi em nossa casa é simplesmente pelas seguintes razões:

- O modem/router está muito longe do device conectado.
- O device conectado tem limitações de velocidade da net.
- Há muitos devices conectados ao router/modem
entre outros

Acredite, a maioria das pessoas que ligaram para a NOS com problemas de conexão lenta com a internet sem fios é simplesmente pelo fato que o modem que a NOS oferece para os seus clientes tem um range ridiculamente baixo, e não só. Eu tenho um pacote de net de 120mb download e 8 de upload. Sim, eu sei que não é possível chegar nessas velocidades a usar a net Wifi, mas pelo menos 35% dessa velocidade deveria ser facilmente possível de ser atingida.
Atualmente, se eu colocar o meu iPhone 6 ou Macbook Pro (mid 2015) ao lado do modem, consigo em volta velocidades entre 50 e 70 mb/segundos. Entretanto, se eu der entre 5 a 7 passos para longe do modem, a velocidade da net cai drasticamente para 3mb/s e 5mb/s.

Da última vez que liguei para a NOS a reclamar dessa situação, mudaram-me o canal do router e a net não voltou a ter graves problemas de lentidão por alguns dias, mas após 3-4 dias, o problema voltou a acontecer muito "visivelmente".

Por isso, venho, através deste tópico, pedir sugestões/ajuda para meus caros colegas e/ou de algum funcionário da NOS para que resolva este problema de uma vez por todas. Não quero ter que comprar um router em outra loja para poder usufruir do produto/serviço de qualidade pelo qual me foi "vendido" e que pago todos os meses sem qualquer atraso/lentidão.

Você atualmente sofre com problemas de lentidão com a Wifi de sua casa?

59 Comentários

DJLink
Gigabyte
December 19, 2016
eu andei com esse problem uns tempos ate finalmente encontrar um canal diferente que resultava melhor, à medida que cada vez existiam mais vizinhos com redes wi-fi, ad-hocs etc pior fica os serviços, dai só por perto muitas das vezes funcionar "a 100%"
diria para experimentar trocar o canal mais 2 ou 3 vezes e ver se algum estabiliza, se isso não resolver entao pode ser realmente um problema tecnico com o router e só mesmo ligando para eles.
t3mujin
Exabyte
December 20, 2016
De vez em quando notava que a net cai mais vezes que o habitual e era aí que ia ver que canais tenho à minha volta, que são cada vez mais. Já há algum tempo que não tenho tido problemas, acho que nos últimos tempos nenhum vizinho mudou o router, mas pode voltar a acontecer.

Não quero ter que comprar um router em outra loja para poder usufruir do produto/serviço de qualidade pelo qual me foi "vendido" e que pago todos os meses sem qualquer atraso/lentidão.

Não podemos estar a contar que um operador nos dê um router topo de gama, apesar que daria jeito se o actual router da NOS desse para ligar uma antena externa, e no fim um router melhor, com mais e melhores antenas, pode ser a solução.

Eu sei que apenas serve para laptop, mas no fim de tudo continuo a confiar muito no velhinho cabo ethernet.
https://about.me/joaoalmeida
Megabyte
December 23, 2016
O problema do Jon Snow é que, da mesma forma que pediu ajuda muitos outros o fizeram. Se todos os vizinhos passam do canal 4 para o 5 os problema arrasta-se com as trocas.
Se possível, saber os canais em que os vizinhos operam e tentar dividir o melhor possível.

No meu caso o problema reside em Wifi 4G que desde as 18H00 às 24H00, aproximadamente, cai que é um absurdo.

Jon Snow, sei que o Tópico não é propriamente acerca deste tipo de sistema, mas trata-se também de wifi. O operador, neste caso, pede sempre para colocar o router junto a uma janela... só se for do lado de fora! E do lado de dentro cria bugs devido à incidência directa do sol.

Bom Natal a todos!
Exabyte
December 26, 2016
Pelo que me disse um técnico os i-phone funcionam melhor no canal 1 ou nos mais altos últimos, pelo que aconselho testar fixar o canal no router e testar.
Kilobyte
December 26, 2017
Eu tenho um problema semelhante, mas no meu caso, quando me falam no canal sinto que me estão a atirar areia para os olhos. A situação é recorrente mas consegui minimizá-la ao aumentar o tempo de lease. Agora em vez de ter de reiniciar o router todos os dias, Acontece 2 a 3 vezes por semana. O que me parece é que o problema está relacionado com a altura em que é necessário renegociar os IPs.
Quanto às chamadas para o apoio a cliente acaba sempre com mesma conversa. Quando digo que tenho APs por Powerline, a culpa é dos APs por isso devo contactar uns parceiros da NOS para me resolverem o problema. Claro que esse serviço custa 0,30€ por minuto que serão devolvidos se ficar provado que a culpa é efectivamente da NOS. Ora, pela maneira que a NOS opera, imagino que os parceiros tenham um comportamento semelhante, logo a última coisa que vai acontecer é assumirem a culpa. Entretanto eu terei pago a factura e ficado na mesma.
Já tentei uma série de configurações, a nível de IPs, WI-FI e canais mas o resultado não é aceitável.
A NOS não deveria fornecer equipamentos que garantam o serviço, ou pelo menos substituir aqueles que apresentam problemas?
Oscar7
Kilobyte
December 27, 2017
Eles também já têm um repetidor e um extender... É uma questão de ver se vale a pena trocar pelos que tens.
Kilobyte
December 27, 2017
Pois, disseram-me numa chamada que fiz para o apoio a cliente, mas também não me garantiram que com esses equipamentos a situação iria melhorar. Apenas que davam garantia sobre os equipamentos e ajudavam com a configuração.
marcolopes
Super User
Super User
December 27, 2017
Eles também já têm um repetidor e um extender... É uma questão de ver se vale a pena trocar pelos que tens.

Mesmo com um EXTENDER (2.4Ghz) + NOS MODEM 4.0 ainda tenho problemas com streaming!

Wifi sucks! :D

Talvez um equipamento dedicado com boas antenas resolva o assunto... não me parece que este seja tarefa para os modems dos ISPs resolverem. Foi uma facilidade introduzida nos routers, porque uns foram atrás dos outros... e agora temos wifi ao "preço mais barato" para que o equipamento seja de baixo custo (digo eu!).
Megabyte
March 11, 2018
eu andei com esse problem uns tempos ate finalmente encontrar um canal diferente que resultava melhor, à medida que cada vez existiam mais vizinhos com redes wi-fi, ad-hocs etc pior fica os serviços, dai só por perto muitas das vezes funcionar "a 100%"
diria para experimentar trocar o canal mais 2 ou 3 vezes e ver se algum estabiliza, se isso não resolver entao pode ser realmente um problema tecnico com o router e só mesmo ligando para eles.
Megabyte
March 11, 2018
estou constantemente a mudar o canal e a melhora não e aceitável.
quando tinha 12 megas da concorrência os mesmos modems transmitiam internet wify sem problemas com 5 e 6 computadores ligados.
Acredito que algo esta a limitar.Neste momento surgiu me algo que esta a ser usado pelas empresas para criar novos clientes ou seja a UMA novos equipamentos e nova tecnologia.dizem.
a aple utilizou nos telemóveis tudo funciona por firmwares que são alterados na origem.
continuo no estudo,quem tiver variáveis que possam ser testadas deixem aqui.