Skip to main content
Header

Boa Tarde.

Com a aquisiçao de novos equipamentos para casa, tenho vindo a reparar que o sinal Wifi tem vindo a ter imensas falhas.

Tablets, telemoveis, smartvs quando ligadas por wifi, perdem  o sinal e qualidade. Muitas vezes nem um video do youtube consigo ver.

Ja li por aqui, que isto tem vindo acontecer frequentemente com os novos equipamentos do utlizador e os routers antigos, que tem algumas limitacoes para acompanhar as evoluçoes dos novos aparelhos. ( Wifi 2.4ghz e os aparelhos com superiores)

Deixo algums prints das configs

Boa tarde,

Creio que o seu router é herdado da ZON, apenas suportando o Wi-Fi 2.4GHz, ou seja, não permitirá obter grandes velocidades pelo Wi-Fi, apenas por cabo.

Para a banda Wi-Fi 2.4GHz, as velocidades estão dentro dos valores normais.

Para a substituição por um router mais recente por parte da NOS, poderá ter de renegociar o contrato e/ou aumentar a velocidade (dependendo das características do pacote). Aguarde uma resposta de um Moderador da NOS como deve proceder para a substituição do equipamento.

Em alternativa pode adquirir um router numa loja de tecnologia e que ficará ligado por cabo ao router da NOS, porém, é necessário algum conhecimento para a aquisição de um bom equipamento e posteriormente a sua configuração/instalação.

Sim, ja foi herdado e ja foi renegociado varias vezes os contratos e nunca procederam a troca do router.

O contrato termina em Junho deste ano. A velocidade que tenho contratada ja é suficiente para uso domestico e nao tenciono aumentar ao custo. Sou cliente desde 1997/1998. Vou aguardar por uma resposta “oficial”.

As velocidades podem estar dentro dos normais, mas tambem estao a 30% do contratado. 120MB e estou com cerca de 40MB.

Obrigado pela resposta:)

Sim, ja foi herdado e ja foi renegociado varias vezes os contratos e nunca procederam a troca do router.

O contrato termina em Junho deste ano. A velocidade que tenho contratada ja é suficiente para uso domestico e nao tenciono aumentar ao custo. Sou cliente desde 1997/1998. Vou aguardar por uma resposta “oficial”.

As velocidades podem estar dentro dos normais, mas tambem estao a 30% do contratado. 120MB e estou com cerca de 40MB.

Mantendo a mesma velocidade de 120Mbps, se pedir na renegociação do contrato, talvez consiga a troca pelo Power Router - Router 4.0 (clique para ver o tópico oficial) sem custos adicionais. 

Esse router que mencionei já possui as duas bandas Wi-Fi (2.4GHz e 5GHz) e irá conseguir os 120Mbps no Wi-Fi 5GHz. 

Esse é o router que estou a utilizar e consigo a velocidade máxima contratada (no meu caso 200/20Mbps) quer por cabo quer por Wi-Fi 5GHz.

Boa tarde @J_P_C,

Agradecemos a sua mensagem e partilha.

Diga-nos, por favor, qual o modelo de router que tem instalado.

Recomendamos que faça um reset de fábrica ao router e teste novamente.

Partilhe connosco o seu testemunho.

Obrigado

Boa tarde.

O router já tem bastantes anos. 

É este

Reset vou fazendo de vez em quando, e o resultado mantém se. 

Boa tarde @J_P_C,

Suponho que essa seja a velocidade por Wi-Fi, sugiro que faça um teste por cabo.

Conforme descrito neste tópico.

Obrigado

Boa tarde @J_P_C,

Suponho que essa seja a velocidade por Wi-Fi, sugiro que faça um teste por cabo.

Obrigado

O meu problema é com os novos dispositivos Wi-Fi... Provavelmente será do facto do router q renho ser 2.4ghz...Um router que deve ter 15anos.  Como tudo na vida... Ha evolucoes e as tem de se acompanhar. :) 

Sim, a causa de não obter 120Mbps via Wi-Fi é por estar a utilizar a rede 2.4GHz e muito dificilmente obterá valores acima dos 40/50Mbps, sobretudo se viver num prédio, uma vez que existe muitas redes Wi-Fi nas redondezas.

Boa tarde @J_P_C,

Obrigado

O meu problema é com os novos dispositivos Wi-Fi... Provavelmente será do facto do router q renho ser 2.4ghz...Um router que deve ter 15anos.  Como tudo na vida... Ha evolucoes e as tem de se acompanhar. :) 

Compreendo a sua preocupação quanto à utilização exclusiva do Wi-Fi 2,4GHz num router que poderá ser considerado menos atual face a dispositivos mais recentes que oferecem suporte a múltiplas frequências.

O Wi-Fi 2,4GHz, apesar de ser uma frequência mais antiga, continua a ser amplamente utilizado, embora possua algumas limitações comparativamente ao Wi-Fi 5GHz. A frequência de 2,4GHz, embora forneça uma cobertura mais ampla e melhor penetração através de obstáculos, possui uma menor largura de banda e pode estar sujeita a interferências provenientes de outros dispositivos que operam na mesma frequência, como micro-ondas e telefones sem fio.

Routers mais recentes, com suporte para o Wi-Fi 5GHz, oferecem vantagens em termos de velocidade e capacidade para lidar com mais dispositivos simultaneamente. A frequência de 5GHz proporciona uma maior largura de banda, resultando em conexões potencialmente mais rápidas, especialmente em ambientes com várias redes Wi-Fi próximas.

No entanto, é importante salientar que a utilização exclusiva do Wi-Fi 2,4GHz não necessariamente indica que o seu router esteja desatualizado. Dependendo das suas necessidades e do ambiente em que o router é utilizado, o Wi-Fi 2,4GHz pode ser suficiente para proporcionar uma ligação estável e funcional para a maioria dos dispositivos.

Se pondera a possibilidade de atualizar o seu router para um modelo mais recente com suporte ao Wi-Fi 5GHz, poderá beneficiar em termos de velocidade e desempenho, principalmente se tiver múltiplos dispositivos conectados simultaneamente ou se estiver a realizar atividades que exijam altas taxas de transferência de dados, como streaming de vídeo em alta resolução ou jogos online. No entanto, se a configuração atual satisfaz as suas necessidades, poderá não existir uma urgência imediata em substituir o equipamento.

Obrigado

@J_P_C vamos endenter um pouco o Wi-Fi; 2,4 significa menos velocidade mas por mais distância do router, 5 significa mais velocidade mas menos distância. Quando escreveu que adquiriu novos aparelhos, tem aqui 2 problemas, um que o seu router não suporta 5ghz e que não sabe fazer uma gestão de canais para o Wi-Fi eficiente porque tem muita coisa ligada; o outro problema é que esses novos aparelhos, apesar de trabalharem bem com 2,4ghz, trabalham muito melhor com 5ghz. Mas o Wi-Fi de uma fonte, router ou outra, é sempre limitado na distância, não trabalha mal simplesmente não chega longe. Agora pense no que quer, porque como está não vai melhorar.

Pelo que vejo os seus testes estão completamente normais. Passei desse 3.0 para 5.0 e agora tenho o 6.0 e funciona exatamente igual o wifi. Não me mudou em nada a utilização.

Boa tarde @J_P_C,

Obrigado

Compreendo a sua preocupação quanto à utilização exclusiva do Wi-Fi 2,4GHz num router que poderá ser considerado menos atual face a dispositivos mais recentes que oferecem suporte a múltiplas frequências.

O Wi-Fi 2,4GHz, apesar de ser uma frequência mais antiga, continua a ser amplamente utilizado, embora possua algumas limitações comparativamente ao Wi-Fi 5GHz. A frequência de 2,4GHz, embora forneça uma cobertura mais ampla e melhor penetração através de obstáculos, possui uma menor largura de banda e pode estar sujeita a interferências provenientes de outros dispositivos que operam na mesma frequência, como micro-ondas e telefones sem fio.

Routers mais recentes, com suporte para o Wi-Fi 5GHz, oferecem vantagens em termos de velocidade e capacidade para lidar com mais dispositivos simultaneamente. A frequência de 5GHz proporciona uma maior largura de banda, resultando em conexões potencialmente mais rápidas, especialmente em ambientes com várias redes Wi-Fi próximas.

No entanto, é importante salientar que a utilização exclusiva do Wi-Fi 2,4GHz não necessariamente indica que o seu router esteja desatualizado. Dependendo das suas necessidades e do ambiente em que o router é utilizado, o Wi-Fi 2,4GHz pode ser suficiente para proporcionar uma ligação estável e funcional para a maioria dos dispositivos.

Se pondera a possibilidade de atualizar o seu router para um modelo mais recente com suporte ao Wi-Fi 5GHz, poderá beneficiar em termos de velocidade e desempenho, principalmente se tiver múltiplos dispositivos conectados simultaneamente ou se estiver a realizar atividades que exijam altas taxas de transferência de dados, como streaming de vídeo em alta resolução ou jogos online. No entanto, se a configuração atual satisfaz as suas necessidades, poderá não existir uma urgência imediata em substituir o equipamento.

Obrigado

Streaming e jogos online uso por cabo, por isso não há problema.

O uso wifi, tenho o router no meu quarto... Os outros utilizadores, no máximo tem 2 paredes de obstáculo. 

Até há pc tempo era estável, mas com os novos equipamentos adquiridos em Dezembro, mas agora falha muitas vezes, demora imenso a carregar vídeos, etc. Vamos ver o que Nos diz. 

Boa tarde @J_P_C,

Obrigado

Obrigado

Streaming e jogos online uso por cabo, por isso não há problema.

O uso wifi, tenho o router no meu quarto... Os outros utilizadores, no máximo tem 2 paredes de obstáculo. 

Até há pc tempo era estável, mas com os novos equipamentos adquiridos em Dezembro, mas agora falha muitas vezes, demora imenso a carregar vídeos, etc. Vamos ver o que Nos diz. 

O mais habitual é que quando o cliente solicita uma alteração/atualização de router seja renegociado o contrato. Pode ligar 16990 opção 4 ou solicitar à equipa de moderação via mensagem privada com o número do cliente para o perfil @Fórum que encaminhe o seu pedido, caso seja essa a sua a vontade.

Obrigado

Caro @Jorge C, nao vou renegociar o contrato, uma vez que termina daqui a meio ano. Se for uma troca aceito de agrado, agora negociar e ter de pagar mais, isso nao. Para isso, mudo de operador e tenho tudo de ultima geraçao. Acho que deveriam olhar de outra forma para os clientes de longa data e se virem quantas vezes ja foi renegociado e sempre a aumentar produtos, e sem trocar o router. Se for para pagar mais para ter o router, deve sair mais barato comprar um router e nao ficar vinculado por mais tempo.

Boa noite,

Agradecemos a sua mensagem e testemunho sobre este tema @J_P_C.

A troca do modelo de router está associada a alterações contratuais, neste caso, do equipamento alugado.
Estas alterações não estão diretamente relacionadas a aumento de valores, pelo que este tema necessita de ser analisado por equipas especializadas NOS.

De forma a melhorar o acesso via Wi-Fi podemos recomendar que altere o canal de emissão da rede através da gestão do router em nosnet.pt. Conheça ainda outros fatores e dicas de ajuda:

Obrigado

Ok. Ja alterei o canal e vou testar ao longo do dia. Caso se mantenha a instabilidade, tentarei a ajuda especializada da NOS

Boa tarde,

Agradecemos a sua mensagem @J_P_C.

Caso a situação persista, por favor envie-nos uma mensagem privada para o perfil @Fórum com o seu número de cliente NOS.

Obrigado

Comentário