Header
Respondido

Wifi a perder sinal constantemente


Boa Tarde.

Com a aquisiçao de novos equipamentos para casa, tenho vindo a reparar que o sinal Wifi tem vindo a ter imensas falhas.

Tablets, telemoveis, smartvs quando ligadas por wifi, perdem  o sinal e qualidade. Muitas vezes nem um video do youtube consigo ver.

Ja li por aqui, que isto tem vindo acontecer frequentemente com os novos equipamentos do utlizador e os routers antigos, que tem algumas limitacoes para acompanhar as evoluçoes dos novos aparelhos. ( Wifi 2.4ghz e os aparelhos com superiores)

Deixo algums prints das configs

 

icon

Melhor resposta por João H. 1 January 2024, 18:23

Ver pergunta inicial

17 Comentários

Reputação 2

Boa tarde,

Creio que o seu router é herdado da ZON, apenas suportando o Wi-Fi 2.4GHz, ou seja, não permitirá obter grandes velocidades pelo Wi-Fi, apenas por cabo.

Para a banda Wi-Fi 2.4GHz, as velocidades estão dentro dos valores normais.

Para a substituição por um router mais recente por parte da NOS, poderá ter de renegociar o contrato e/ou aumentar a velocidade (dependendo das características do pacote). Aguarde uma resposta de um Moderador da NOS como deve proceder para a substituição do equipamento.

Em alternativa pode adquirir um router numa loja de tecnologia e que ficará ligado por cabo ao router da NOS, porém, é necessário algum conhecimento para a aquisição de um bom equipamento e posteriormente a sua configuração/instalação.

Sim, ja foi herdado e ja foi renegociado varias vezes os contratos e nunca procederam a troca do router.

O contrato termina em Junho deste ano. A velocidade que tenho contratada ja é suficiente para uso domestico e nao tenciono aumentar ao custo. Sou cliente desde 1997/1998. Vou aguardar por uma resposta “oficial”.

As velocidades podem estar dentro dos normais, mas tambem estao a 30% do contratado. 120MB e estou com cerca de 40MB.

 

Obrigado pela resposta:)

Reputação 2

Sim, ja foi herdado e ja foi renegociado varias vezes os contratos e nunca procederam a troca do router.

O contrato termina em Junho deste ano. A velocidade que tenho contratada ja é suficiente para uso domestico e nao tenciono aumentar ao custo. Sou cliente desde 1997/1998. Vou aguardar por uma resposta “oficial”.

As velocidades podem estar dentro dos normais, mas tambem estao a 30% do contratado. 120MB e estou com cerca de 40MB.

 

Obrigado pela resposta:)

 

Mantendo a mesma velocidade de 120Mbps, se pedir na renegociação do contrato, talvez consiga a troca pelo Power Router - Router 4.0 (clique para ver o tópico oficial) sem custos adicionais. 

Esse router que mencionei já possui as duas bandas Wi-Fi (2.4GHz e 5GHz) e irá conseguir os 120Mbps no Wi-Fi 5GHz. 

Esse é o router que estou a utilizar e consigo a velocidade máxima contratada (no meu caso 200/20Mbps) quer por cabo quer por Wi-Fi 5GHz.

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @J_P_C,

Agradecemos a sua mensagem e partilha.

Diga-nos, por favor, qual o modelo de router que tem instalado.

Recomendamos que faça um reset de fábrica ao router e teste novamente.

Partilhe connosco o seu testemunho.

Obrigado

Boa tarde.

O router já tem bastantes anos. 

É este

 

Reset vou fazendo de vez em quando, e o resultado mantém se. 

Reputação 7

Sim, ja foi herdado e ja foi renegociado varias vezes os contratos e nunca procederam a troca do router.

O contrato termina em Junho deste ano. A velocidade que tenho contratada ja é suficiente para uso domestico e nao tenciono aumentar ao custo. Sou cliente desde 1997/1998. Vou aguardar por uma resposta “oficial”.

As velocidades podem estar dentro dos normais, mas tambem estao a 30% do contratado. 120MB e estou com cerca de 40MB.

 

Obrigado pela resposta:)

 

Boa tarde @J_P_C,

Suponho que essa seja a velocidade por Wi-Fi, sugiro que faça um teste por cabo.

Conforme descrito neste tópico.

Obrigado

Sim, ja foi herdado e ja foi renegociado varias vezes os contratos e nunca procederam a troca do router.

O contrato termina em Junho deste ano. A velocidade que tenho contratada ja é suficiente para uso domestico e nao tenciono aumentar ao custo. Sou cliente desde 1997/1998. Vou aguardar por uma resposta “oficial”.

As velocidades podem estar dentro dos normais, mas tambem estao a 30% do contratado. 120MB e estou com cerca de 40MB.

 

Obrigado pela resposta:)

 

Boa tarde @J_P_C,

Suponho que essa seja a velocidade por Wi-Fi, sugiro que faça um teste por cabo.

Conforme descrito neste tópico.

Obrigado

O meu problema é com os novos dispositivos Wi-Fi... Provavelmente será do facto do router q renho ser 2.4ghz...Um router que deve ter 15anos.  Como tudo na vida... Ha evolucoes e as tem de se acompanhar. :) 

Reputação 2

Sim, a causa de não obter 120Mbps via Wi-Fi é por estar a utilizar a rede 2.4GHz e muito dificilmente obterá valores acima dos 40/50Mbps, sobretudo se viver num prédio, uma vez que existe muitas redes Wi-Fi nas redondezas.

 

Reputação 7

Sim, ja foi herdado e ja foi renegociado varias vezes os contratos e nunca procederam a troca do router.

O contrato termina em Junho deste ano. A velocidade que tenho contratada ja é suficiente para uso domestico e nao tenciono aumentar ao custo. Sou cliente desde 1997/1998. Vou aguardar por uma resposta “oficial”.

As velocidades podem estar dentro dos normais, mas tambem estao a 30% do contratado. 120MB e estou com cerca de 40MB.

 

Obrigado pela resposta:)

 

Boa tarde @J_P_C,

Suponho que essa seja a velocidade por Wi-Fi, sugiro que faça um teste por cabo.

Conforme descrito neste tópico.

Obrigado

O meu problema é com os novos dispositivos Wi-Fi... Provavelmente será do facto do router q renho ser 2.4ghz...Um router que deve ter 15anos.  Como tudo na vida... Ha evolucoes e as tem de se acompanhar. :) 

 

Compreendo a sua preocupação quanto à utilização exclusiva do Wi-Fi 2,4GHz num router que poderá ser considerado menos atual face a dispositivos mais recentes que oferecem suporte a múltiplas frequências.

O Wi-Fi 2,4GHz, apesar de ser uma frequência mais antiga, continua a ser amplamente utilizado, embora possua algumas limitações comparativamente ao Wi-Fi 5GHz. A frequência de 2,4GHz, embora forneça uma cobertura mais ampla e melhor penetração através de obstáculos, possui uma menor largura de banda e pode estar sujeita a interferências provenientes de outros dispositivos que operam na mesma frequência, como micro-ondas e telefones sem fio.

Routers mais recentes, com suporte para o Wi-Fi 5GHz, oferecem vantagens em termos de velocidade e capacidade para lidar com mais dispositivos simultaneamente. A frequência de 5GHz proporciona uma maior largura de banda, resultando em conexões potencialmente mais rápidas, especialmente em ambientes com várias redes Wi-Fi próximas.

No entanto, é importante salientar que a utilização exclusiva do Wi-Fi 2,4GHz não necessariamente indica que o seu router esteja desatualizado. Dependendo das suas necessidades e do ambiente em que o router é utilizado, o Wi-Fi 2,4GHz pode ser suficiente para proporcionar uma ligação estável e funcional para a maioria dos dispositivos.

Se pondera a possibilidade de atualizar o seu router para um modelo mais recente com suporte ao Wi-Fi 5GHz, poderá beneficiar em termos de velocidade e desempenho, principalmente se tiver múltiplos dispositivos conectados simultaneamente ou se estiver a realizar atividades que exijam altas taxas de transferência de dados, como streaming de vídeo em alta resolução ou jogos online. No entanto, se a configuração atual satisfaz as suas necessidades, poderá não existir uma urgência imediata em substituir o equipamento.

Obrigado
Reputação 7
Crachá +1

@J_P_C vamos endenter um pouco o Wi-Fi; 2,4 significa menos velocidade mas por mais distância do router, 5 significa mais velocidade mas menos distância. Quando escreveu que adquiriu novos aparelhos, tem aqui 2 problemas, um que o seu router não suporta 5ghz e que não sabe fazer uma gestão de canais para o Wi-Fi eficiente porque tem muita coisa ligada; o outro problema é que esses novos aparelhos, apesar de trabalharem bem com 2,4ghz, trabalham muito melhor com 5ghz. Mas o Wi-Fi de uma fonte, router ou outra, é sempre limitado na distância, não trabalha mal simplesmente não chega longe. Agora pense no que quer, porque como está não vai melhorar.

Reputação 7
Crachá +2

Pelo que vejo os seus testes estão completamente normais. Passei desse 3.0 para 5.0 e agora tenho o 6.0 e funciona exatamente igual o wifi. Não me mudou em nada a utilização.

Sim, ja foi herdado e ja foi renegociado varias vezes os contratos e nunca procederam a troca do router.

O contrato termina em Junho deste ano. A velocidade que tenho contratada ja é suficiente para uso domestico e nao tenciono aumentar ao custo. Sou cliente desde 1997/1998. Vou aguardar por uma resposta “oficial”.

As velocidades podem estar dentro dos normais, mas tambem estao a 30% do contratado. 120MB e estou com cerca de 40MB.

 

Obrigado pela resposta:)

 

Boa tarde @J_P_C,

Suponho que essa seja a velocidade por Wi-Fi, sugiro que faça um teste por cabo.

Conforme descrito neste tópico.

Obrigado

O meu problema é com os novos dispositivos Wi-Fi... Provavelmente será do facto do router q renho ser 2.4ghz...Um router que deve ter 15anos.  Como tudo na vida... Ha evolucoes e as tem de se acompanhar. :) 

 

Compreendo a sua preocupação quanto à utilização exclusiva do Wi-Fi 2,4GHz num router que poderá ser considerado menos atual face a dispositivos mais recentes que oferecem suporte a múltiplas frequências.

O Wi-Fi 2,4GHz, apesar de ser uma frequência mais antiga, continua a ser amplamente utilizado, embora possua algumas limitações comparativamente ao Wi-Fi 5GHz. A frequência de 2,4GHz, embora forneça uma cobertura mais ampla e melhor penetração através de obstáculos, possui uma menor largura de banda e pode estar sujeita a interferências provenientes de outros dispositivos que operam na mesma frequência, como micro-ondas e telefones sem fio.

Routers mais recentes, com suporte para o Wi-Fi 5GHz, oferecem vantagens em termos de velocidade e capacidade para lidar com mais dispositivos simultaneamente. A frequência de 5GHz proporciona uma maior largura de banda, resultando em conexões potencialmente mais rápidas, especialmente em ambientes com várias redes Wi-Fi próximas.

No entanto, é importante salientar que a utilização exclusiva do Wi-Fi 2,4GHz não necessariamente indica que o seu router esteja desatualizado. Dependendo das suas necessidades e do ambiente em que o router é utilizado, o Wi-Fi 2,4GHz pode ser suficiente para proporcionar uma ligação estável e funcional para a maioria dos dispositivos.

Se pondera a possibilidade de atualizar o seu router para um modelo mais recente com suporte ao Wi-Fi 5GHz, poderá beneficiar em termos de velocidade e desempenho, principalmente se tiver múltiplos dispositivos conectados simultaneamente ou se estiver a realizar atividades que exijam altas taxas de transferência de dados, como streaming de vídeo em alta resolução ou jogos online. No entanto, se a configuração atual satisfaz as suas necessidades, poderá não existir uma urgência imediata em substituir o equipamento.

Obrigado

 

Streaming e jogos online uso por cabo, por isso não há problema.

 

O uso wifi, tenho o router no meu quarto... Os outros utilizadores, no máximo tem 2 paredes de obstáculo. 

Até há pc tempo era estável, mas com os novos equipamentos adquiridos em Dezembro, mas agora falha muitas vezes, demora imenso a carregar vídeos, etc. Vamos ver o que Nos diz. 

 

Reputação 7

Sim, ja foi herdado e ja foi renegociado varias vezes os contratos e nunca procederam a troca do router.

O contrato termina em Junho deste ano. A velocidade que tenho contratada ja é suficiente para uso domestico e nao tenciono aumentar ao custo. Sou cliente desde 1997/1998. Vou aguardar por uma resposta “oficial”.

As velocidades podem estar dentro dos normais, mas tambem estao a 30% do contratado. 120MB e estou com cerca de 40MB.

 

Obrigado pela resposta:)

 

Boa tarde @J_P_C,

Suponho que essa seja a velocidade por Wi-Fi, sugiro que faça um teste por cabo.

Conforme descrito neste tópico.

Obrigado

O meu problema é com os novos dispositivos Wi-Fi... Provavelmente será do facto do router q renho ser 2.4ghz...Um router que deve ter 15anos.  Como tudo na vida... Ha evolucoes e as tem de se acompanhar. :) 

 

Compreendo a sua preocupação quanto à utilização exclusiva do Wi-Fi 2,4GHz num router que poderá ser considerado menos atual face a dispositivos mais recentes que oferecem suporte a múltiplas frequências.

O Wi-Fi 2,4GHz, apesar de ser uma frequência mais antiga, continua a ser amplamente utilizado, embora possua algumas limitações comparativamente ao Wi-Fi 5GHz. A frequência de 2,4GHz, embora forneça uma cobertura mais ampla e melhor penetração através de obstáculos, possui uma menor largura de banda e pode estar sujeita a interferências provenientes de outros dispositivos que operam na mesma frequência, como micro-ondas e telefones sem fio.

Routers mais recentes, com suporte para o Wi-Fi 5GHz, oferecem vantagens em termos de velocidade e capacidade para lidar com mais dispositivos simultaneamente. A frequência de 5GHz proporciona uma maior largura de banda, resultando em conexões potencialmente mais rápidas, especialmente em ambientes com várias redes Wi-Fi próximas.

No entanto, é importante salientar que a utilização exclusiva do Wi-Fi 2,4GHz não necessariamente indica que o seu router esteja desatualizado. Dependendo das suas necessidades e do ambiente em que o router é utilizado, o Wi-Fi 2,4GHz pode ser suficiente para proporcionar uma ligação estável e funcional para a maioria dos dispositivos.

Se pondera a possibilidade de atualizar o seu router para um modelo mais recente com suporte ao Wi-Fi 5GHz, poderá beneficiar em termos de velocidade e desempenho, principalmente se tiver múltiplos dispositivos conectados simultaneamente ou se estiver a realizar atividades que exijam altas taxas de transferência de dados, como streaming de vídeo em alta resolução ou jogos online. No entanto, se a configuração atual satisfaz as suas necessidades, poderá não existir uma urgência imediata em substituir o equipamento.

Obrigado

 

Streaming e jogos online uso por cabo, por isso não há problema.

 

O uso wifi, tenho o router no meu quarto... Os outros utilizadores, no máximo tem 2 paredes de obstáculo. 

Até há pc tempo era estável, mas com os novos equipamentos adquiridos em Dezembro, mas agora falha muitas vezes, demora imenso a carregar vídeos, etc. Vamos ver o que Nos diz. 

 

 

O mais habitual é que quando o cliente solicita uma alteração/atualização de router seja renegociado o contrato. Pode ligar 16990 opção 4 ou solicitar à equipa de moderação via mensagem privada com o número do cliente para o perfil @Fórum que encaminhe o seu pedido, caso seja essa a sua a vontade.

Obrigado

Caro @Jorge C, nao vou renegociar o contrato, uma vez que termina daqui a meio ano. Se for uma troca aceito de agrado, agora negociar e ter de pagar mais, isso nao. Para isso, mudo de operador e tenho tudo de ultima geraçao. Acho que deveriam olhar de outra forma para os clientes de longa data e se virem quantas vezes ja foi renegociado e sempre a aumentar produtos, e sem trocar o router. Se for para pagar mais para ter o router, deve sair mais barato comprar um router e nao ficar vinculado por mais tempo.

Reputação 7
Crachá +5

Boa noite,

Agradecemos a sua mensagem e testemunho sobre este tema @J_P_C.

A troca do modelo de router está associada a alterações contratuais, neste caso, do equipamento alugado.
Estas alterações não estão diretamente relacionadas a aumento de valores, pelo que este tema necessita de ser analisado por equipas especializadas NOS.

De forma a melhorar o acesso via Wi-Fi podemos recomendar que altere o canal de emissão da rede através da gestão do router em nosnet.pt. Conheça ainda outros fatores e dicas de ajuda:

Obrigado

Ok. Ja alterei o canal e vou testar ao longo do dia. Caso se mantenha a instabilidade, tentarei a ajuda especializada da NOS

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde,

Agradecemos a sua mensagem @J_P_C.

Caso a situação persista, por favor envie-nos uma mensagem privada para o perfil @Fórum com o seu número de cliente NOS.

Obrigado

Comentário