O meu primeiro teste Wi-Fi Total da Nós
PRODUTO – Wi-Fi Total super extender NOS
SOFTWARE – HOMEPASS NOS
Se a tua internet não atravessa paredes de facto não necessita de as “derrubar”, apesar de o anuncio ser muito divertido e exagerado de facto é verdade, não é necessário tamanho esforço com este serviço pode ser contornado
Antes de mais quero agradecer à nós pelo prémio atribuído, este teste que procuro descrever a minha situação, apreciação e experiencia com o serviço não possui nenhuma contrapartida por ter sido premiado e resulta apenas na minha experiencia e dificuldades antes e depois da utilização do serviço que por felicidade o ganhei com a participação no passatempo do FORUM NOS.
Recentemente fiz remodelação da ninha casa por essa razão já tinha providenciado cablagem e um quadro ATI para que pudesse fornecer todas as condições de instalação de cablagem e serviço de internet diretamente do router da NOS, desta forma tinha TV, Playstation, BOX, Goolgle chromcast, PC e portáteis mais favorecidos, no entanto os telemóveis e a rede WIFI continuava a ser uma batalha dura de roer. Sorte apareceu e mudou tudo ( sim porque se não fosse a sorte o valor apesar de compensar pelo serviço que faz continuará para mim a ser não acessível ao comum dos mortais.
O técnico da Nós deslocou-se e após verificar as minhas novas instalações definiu logo à partida qual a melhor solução. Ligou diretamente os super extenders diretamente via cabo rede uma vez que por toda a casa encontra-se tomadas de rede. Desta forma qualquer parte da casa tenho uma cobertura WI-FI poderosa
Foram instalados 3 Extenders:
- Escritorio (onde se encontra o router e o ATI e 2xPC, impressora wi-fi e echo dot)
- Sala ( Box, tv, camara seg, Playstation, Google Chromcast)
-Quarto (tv, Google Chromcast)
Qualquer parte da casa neste momento está coberta e sem falhas.
Neste momento tenho velocidades de download 941Mbps e 103Mbps de upload no escritório
Na pior parte da casa (varanda já no exterior) consegui via wifi uns 451Mbps por vezes mais…
Tive alguma dificuldade no início a gerir os equipamentos mais antigos como a camara de segurança que funciona na gama 2,4Ghz mas provavelmente porque o serviço tinha sido instalado recentemente e julgo que no período de 3 dias ele ficará totalmente operacional, e assim foi consegui ligar qualquer equipamento sem problema.
Neste meu caso o router original (que nao foi substituído) deixou de difundir o HIFI anterior sendo este desligado e ficando apenas visível o WiFi disponibilizado pelos extenders do Power WiFi da NOS.
Em conclusão em relação ao wifi por toda a casa e sem partir paredes está provado que se consegue boa rede independentemente dos obstáculos que possam existir e do ruido que possa haver. A tendência é melhorar e afinar a configuração por forma a tirar ainda mais rendimento, porque este meu feedback foi feito sem qualquer alteração ou configuração pós instalação. Na minha opinião vale apena instalar o serviço principalmente para que usa muitas vezes o telemóvel para partilhar com a tv em screenmirror ou mesmo por exemplo o serviço que tenho da sporttv Multiplataforma instalada em outra habitação e desta forma tenho uma visualização sem paragens e erros, apesar de haver o normal delay neste tipo de ligações.
Falta apenas referir que ainda não testei o SENSE (detect motion) Que deteta o movimento em casa usando os devices atualmente instalados.