Skip to main content
Header
Kilobyte
September 21, 2020
Respondido

Wake on WAN

• September 21, 2020
  • 35 comentários
  • 1451 visualizações

Boa tarde,

Estou a tentar ativar a função de ligar o meu NAS fora da minha rede doméstica, usando WAN (não Wake On Lan, pois estarei fora da minha LAN). De forma geral, segui os passos indicados neste link: https://community.synology.com/enu/forum/17/post/72516

1. Static IP provided by your ISP or a Dynamic Domain Name Server (DDNS).
2. Static IP for your NAS inside your LAN
3. An open Port, in the router, pointing at your NAS’s IP port 22.
4. NAS´s IP and MAC address binded in your router.
5. Software that sends a Magic Packet.

Creio que destes pontos, consegui fazer tudo excepto o ponto 4, que não consigo no meu router (tenho o router gigabit mais recente (Hitron CHITAHUB5), instalado em Setembro 2020). Agradecia ajuda sobre como fazer o IP - MAC binding, ou uma forma alternativa de ativar o  WOW.

Obrigado

Melhor resposta por CP001

O router não altera o ip, liberta o ip do dhcp para poder ser usado por outro equipamento.

Se eu ligar o pc com ip fixo ele aparece novamente com o ip que foi atribuido.

Mas isso nao funciona para o wake on lan, pois o pc está desligado, logo ao fim de alguns minutos desaparece da memoria do router. Por isso não é possivel utilizar o wake on lan. So com configuração de ip fixo no jiga router que não tem para configurar.

Ah, percebi a situação. Quando o equipamento está desligado o Gigarouter da NOS não associa o seu aparelho ao IP. Só volta a associar quando o equipamento é ligado.

O hub 3.0 permite Wake on LAN. Usei durante vários anos. Lamento que o Gigarouter não o permita.

A solução é ligar um segundo router na porta 4 e ativar modo bridge.

Se seguiu corretamente os passos indicados neste comentário e não conseguiu

(trata-se de fixar o IP no próprio aparelho e não no router)

então nada a fazer. Só a solução que indiquei.

Com o modo brdige ligado, por uma questão de segurança, não deve ligar aparelhos comuns à LAN, apenas deve ligar routers. Como certamente sabe, qualquer router é capaz de bloquear tentativas de acesso exterior, o que não acontece com outros aparelhos em que fica exposto à internet.

35 Comentários

Kilobyte
    September 23, 2020

Algum(a) moderador(a) capaz de ajudar? 🤔

Jose Rodrigues
    Super User
    Super User
    September 23, 2020

Experimente o suporte técnico 16990 opção 3

oTonyStark
    Kilobyte
    September 30, 2020

Olá, mas qual é o seu Router?

Kilobyte
    September 30, 2020

Viva,

O meu router é o que referi no primeiro post, um “Hitron CHITAHUB5”, que aparentemente é a versão mais recente que a NOS está a utilizar (Setembro 2020). Se ajudar, anexo a sua foto:

Router NOS - Setembro 2020

Inês B.
    Moderador
    October 2, 2020

Olá @bfmcosta ,

Pedimos desculpa pela demora na resposta. :confused:

Pode, por favor, detalhar-nos qual é a dificuldade que tem no ponto 4, que nos indicou?

Tentou aceder à página interna do router sem sucesso?

Obrigada

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
    Kilobyte
    October 2, 2020

Boa tarde,

Consigo aceder à página de configuração do router. Mas não sei como fazer o IP - MAC binding.

Além disso, se tiverem outra forma alternativa que permita ativar o WOW, além da que coloquei no post original, agradeço que me indiquem.

Muito obrigado

oTonyStark
    Kilobyte
    October 8, 2020

Ola, o melhor mesmo para estas questões é contactar os parceiros , pc médic.

Kilobyte
    October 8, 2020

Parceiros, pc medic??? Não sei do que se trata... Pode clarificar?

Guimas
    Super User
    Super User
    October 8, 2020

Estas questões informáticas são sempre tratados pela empresa parceira de micro informática. Pcmedic - 16991 - 34,9 cents por minuto.

oTonyStark
    Kilobyte
    October 8, 2020

O @Guimas explicou muito bem! É isso mesmo