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VoLTE e Wifi-Calling – Perguntas mais frequentes


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As tecnologias VoLTE e WiFi-Calling, chegaram à NOS para lhe proporcionar uma melhor experiência de chamada com a mais alta qualidade.

Quando ativas, estas funcionalidades permitem realizar uma chamada telefónica através do 4G (LTE) ou WiFi, em complemento da ligação tradicional de voz com o 2G (GSM) ou o 3G (UMTS).

Se ainda tem algumas questões sobre o VoLTE e o Wifi-Calling, aqui neste tópico, vamos esclarecê-las. :blush:

 

Perguntas frequentes sobre o VoLTE:

  1. As chamadas em 4G consumem dados móveis do meu tarifário?

    As chamadas não terão qualquer custo adicional ao utilizar esta tecnologia pois, é benefício para todos os clientes NOS.

  1. Como é que sei que estou a efetuar a chamada através da tecnologia VoLTE?

    Aparecerá na parte superior de seu ecrã o símbolo VoLTE.

  1. Tenho de pagar algum custo adicional ao utilizar?

    Não terá qualquer custo associado pela utilização desta tecnologia. 

  1. Com o VoLTE a minha internet fica mais rápida?

    Não, esta tecnologia é baseada em transmitir um serviço de voz móvel sobre o 4G atual, garantindo assim uma comunicação de melhor qualidade.

  1. A qualidade de som da chamada vai mudar?

    Sim, a melhoria da qualidade da voz é bastante otimizada, quase como se tivesse a conversar presencialmente.

  1. Esta tecnologia também permite melhor qualidade nas chamadas de Voz sobre IP, por exemplo Skype ou WhatsApp?

    Não, na tecnologia VoLTE a sua voz é transmitida na frequência do 4G, já nos serviços de Voz sobre IP é comprimida e enviada através de dados/internet.

  1. Como posso verificar se o meu telemóvel permite fazer chamadas em VoLTE?

    Deverá consultar o site de seu fabricante para identificar se o smartphone possui esta tecnologia ou saiba mais aqui.

  1. É necessário fazer alguma configuração no meu telemóvel para utilizar a tecnologia VoLTE?

    Para os telemóveis Android esta função vem ativa por defeito. No caso dos telemóveis iPhone é necessário ter instalado a versão IOS 13.4 ou superior. De seguida, aceder ao menu configurações, selecionar configurações de rede e, por fim, aceitar o novo padrão de rede que aparecerá no ecrã. Saiba como ativar o VoLTE aqui.​

  1. Quando é que o serviço começa a funcionar na minha cidade?

    Todos os clientes que tiverem este serviço disponível serão comunicados via SMS.

  1. Não quero usar este serviço, como posso bloqueá-lo?

    Não se trata de um serviço que pode ser contratado, mas sim uma nova tecnologia disponível aos clientes NOS sem qualquer cobrança adicional.

 

Perguntas frequentes sobre o WiFi-Calling:

  1. O meu tarifário irá sofrer alguma alteração?

    As chamadas não terão qualquer custo adicional ao utilizar esta tecnologia pois, é um benefício para todos os clientes NOS.

  1. A minha chamada continuará estável quando se conecta ou desconecta do Wifi?

    A conexão/troca entre rede móvel e residencial ocorre de forma automática, sem qualquer impacto na comunicação.

  1. Se estiver mais perto do Router, a qualidade de som melhora?

    Quanto melhor for a sua conexão de rede fixa/residencial, melhor será a qualidade da sua comunicação, através da tecnologia Wifi-Calling.

  1. Em que locais estão os Routers e a quais é que posso aceder?

    Toda a internet fixa/residencial pode ser utilizada desde que tenha acesso permitido à mesma. Por exemplo, poderá utilizar a internet da sua residência, trabalho ou até mesmo de hotéis, em momentos de viagem.

  1. De que forma sei que a minha chamada está a decorrer através do wifi?

    Aparecerá na parte superior de seu ecrã um segundo símbolo Wifi.

  1. Preciso de ter o telemóvel com o Wifi ligado para este serviço funcionar?

    Sim, esta tecnologia permite comunicar através da rede wifi fixa/residencial, de maneira que é necessário estar conectado, independentemente do local onde se encontra.

  1. Preciso configurar o meu iPhone para efetuar chamadas WiFi?

    Sim, os telemóveis que possuem a versão do IOS 13.4 precisam de ser configurados. Para isso, basta aceder ao menu configurações, de seguida selecione a opção configurações de rede e, por último, ative a função WiFi-Calling. Saiba como ativar o VoLTE aqui
    De salientar, que estamos a trabalhar para que esta função venha ativa por defeito.​​

  1. De que forma posso fazer chamadas via wifi num iPhone? 

    No caso de ter a função Wifi-Calling ativa no seu telemóvel, no momento em que estiver com baixa qualidade da rede móvel, automaticamente será alternada para a rede fixa local. É necessário que esteja conectado/registado para que possa usufruir de uma melhor experiência de uso.

  1. De que forma posso fazer chamadas via wifi num Android?

    Na versão mais recente do Android esta função vem ativa por defeito. Assim, tal como no iPhone, o momento em que estiver com baixa qualidade da rede móvel, automaticamente será alternada para a rede fixa local. É necessário que esteja conectado/registado para que possa usufruir de uma melhor experiência de uso. Conheça aqui os equipamentos com a tecnologia WiFi-Calling.

  1. Posso enviar uma SMS por wifi?

    Pode, pois esta tecnologia permite uma conexão à rede móvel através de um ponto fixo/residencial de internet. 

  1. Posso navegar no wifi local normalmente?

    Esta tecnologia encarrega-se apenas de transmitir chamadas de voz por wifi, podendo manter qualquer navegação sem sofrer qualquer impacto na utilização.

  1. Posso fazer chamadas internacionais através desta tecnologia?

    Sim, esta função está disponível para todos os clientes de acordo com o seu plano tarifário. 

  1. O GPS deve estar ligado para fazer chamadas wifi?

    Não, esta tecnologia não possui ligação ou interação com a função GPS do seu telemóvel.

  1. Posso fazer chamadas a partir do wifi de um avião durante uma viagem?

    Não, esta função não está ativa de momento.

  1. ​​​​​​​Consigo utilizar o Wifi-Calling se estiver em modo avião?

    Não, pois a conexão ao Wifi-Calling é estabelecida após a identificação da baixa qualidade no sinal da rede NOS, ou por tentativa de conexão falhada, por isso, é importante manter o seu telemóvel ativo normalmente.

  1. ​​​​​​​Não quero usar este serviço, como posso bloqueá-lo?

    Não se trata de um serviço que pode ser contratado, mas sim uma nova tecnologia disponível aos clientes NOS sem qualquer cobrança adicional.

     

Conheça as novas tecnologias VoLTE e WiFi-Calling aqui e saiba como ativar a funcionalidade VoLTE aqui e WiFi-Calling aqui:sunglasses:

Partilhe connosco outras questões que tenha, para podermos ajudar. :blush:


18 Comentários

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Olá,

faltou uma pergunta frequente para cada uma, "Em quais tarifários está disponível esta tecnologia?".

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@Diogo Nogueira,

São vários os tarifários com estas tecnologias disponíveis e a informação ficaria muito extensa.

Se precisar de informações detalhadas sobre algum tarifário em específico podemos ajudar.

Obrigada

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Crachá

Então meus caros Moderadores, quais as novidades relativamente ao VoLTE e WiFi Call?

Continuo a aguardar e nada! Ja no MEO ativaram o serviço e está a funcionar corretamente e vocês continuam na mesma como a lesma… para clientes XPTO

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 Olá @DanielS,

Respondemos à sua questão aqui.

Se precisar de alguma informação adicional, contacte-nos, estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Reputação 6
Crachá

Continuo a aguardar a resposta. 

Olá,

faltou uma pergunta frequente para cada uma, "Em quais tarifários está disponível esta tecnologia?".

segundo informação descrita acima… mas falta saber maiores detalhes.

“As chamadas não terão qualquer custo adicional ao utilizar esta tecnologia pois, é um benefício para todos os clientes NOS.”

Reputação 7
Crachá

segundo informação descrita acima… mas falta saber maiores detalhes.
“As chamadas não terão qualquer custo adicional ao utilizar esta tecnologia pois, é um benefício para todos os clientes NOS.”

Devem estar a implementar de forma faseada porque quase todos os tarifários pós-pagos já têm, falta só os pré-pagos.

A NOS é a única nesta situação porque tanto a Vodafone como a MEO já têm a tecnologia ativa nos pré-pagos, pelos vistos..

segundo informação descrita acima… mas falta saber maiores detalhes.
“As chamadas não terão qualquer custo adicional ao utilizar esta tecnologia pois, é um benefício para todos os clientes NOS.”

Devem estar a implementar de forma faseada porque quase todos os tarifários pós-pagos já têm, falta só os pré-pagos.

A NOS é a única nesta situação porque tanto a Vodafone como a MEO já têm a tecnologia ativa nos pré-pagos, pelos vistos..

imagino que sim, deverá chegar brevemente a todos os tarifários, de qualquer forma poderia ser ativado de forma imediata para as situações com problemas de cobertura, assim ficavam ambos os lados a ganhar!

Reputação 4
Crachá +1

A funcionar no tarifário WOO. Ao contrário da altice MEO em que o Xiaomi apresenta o ícone VoLTE, na NOS não apresenta o ícone. O cliente só dará conta se realizar uma chamada na rede LTE e a mesma não sofrer Circuit Switched FallBack (CSFB) para 3G.

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Crachá

Olá, mas sentiu dificuldades ou já consegue aceder corretamente à funcionalidade? 

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Crachá

A funcionar no tarifário WOO. Ao contrário da altice MEO em que o Xiaomi apresenta o ícone VoLTE, na NOS não apresenta o ícone.

Em Samsung surge o ícone "HD" ao lado do nome do contacto.

Boa tarde. Tenho a opção de Wi-Fi calling e Volte no iPhone mas ainda não funciona. O meu tarifário é o Rede mobilidade GE. Essa função era muito útil em alguns locais indoor onde não tenho rede. As opções estão ativas no telefone mas na realidade ainda não faz chamadas nem pelo 4g nem pelo Wi-Fi. Qual será o problema? Obrigado 

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Crachá

@CTC tem todas as atualizações feitas?

Provavelmente ainda não ativaram no seu cartão...

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Olá @CTC e @Diogo N.

@CTC, diga-nos qual é o seu equipamento e a versão do mesmo, por favor. 

Obrigada 

Olá @Ana P. O equipamento é um iPhone 7 com o iOS 14.6 

obrigado

 

Reputação 7
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@CTC

Agradecemos a sua resposta. 
Envie-nos, por favor, o seu número de cliente para o @Fórum por mensagem privada. Vamos ajudar!

Obrigada 

Boa noite,

Tenho um iPhone XR com o iOS 14.6 e já ativei as opções de VoLTE e WiFi Calling mas não me parece que esteja a funcionar. Conseguem ajudar a verificar se o meu tarifário é compatível? Na App NOS aparece como Plano Corporate CC. 

Obrigado

Reputação 7
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Olá @Artur R.,

Vamos verificar se o seu tarifário é compatível.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada com o seu número de cliente para o perfil @Fórum.

Obrigada

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