Skip to main content
Header
Resposta

Velocidade WiFi 2.4GHz limitada

• October 16, 2025
  • 9 comentários
  • 35 visualizações

Boa tarde,

Sabem-me dizer porque é que a velocidade do WiFi, na banda dos 2,4 GHz, não vai além dos 100 Mbps, mesmo encostado ao router? Na banda dos 5 GHz, consigo obter os 500 Mpbs, mas na outra não. Testado com o telemóvel, tablet e computador portátil.

Obrigado.

Melhor resposta por João H.

Boa tarde ​@Pedro_Fernandes_81,

Agradecemos o seu testemunho e lamentamos a situação, contudo, a propagação de sinal Wi-Fi está dependente de vários fatores, como infraestrutura do local em que o router está instalado, saturação do espectro de radiofrequências no local, entre outras.

Para aumento da cobertura Wi-Fi na sua residência, pode ser necessária a utilização de equipamentos acessórios de Wi-Fi como repetidores de sinal. Não constando estes como oferta no seu contrato, a sua subscrição na NOS tem o custo mensal anunciado no Site NOS.

Em alternativa pode recorrer a equipamentos próprios. 

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado 

9 Comentários

Bruno Aleixo
Super User
Forum|alt.badge.img+1
  • Super User
  • October 16, 2025

Não é defeito, é a tecnologia. com a rede 2.4 nunca passas dos 100/150mbs, dependendo da norma que é utilizda. Por isso é que foi implementada a rede de 5ghz. 

um bem haja 

Só se for na NOS! Na VDF tinha 500 Mpbs e apanhava perto de 300 na 2,4 GHz, aliás o limite teórico da mesma pode chegar aos 600! Se bem que por norma, nunca vai muito além dos 300, a menos que se tenha equipamentos topo de gama. Isto para não falar da fraca cobertura do WiFi, seja na 2,4, seja na 5. Volta e meia fico sem sinal e tenho de desligar e ligar novamente a rede nos equipamentos.

Sou obrigado a instalar um extensor de WiFi para ter sinal decente na casa toda, algo que com os routers que tive na VDF e na MEO, nunca foi preciso!

Bruno Aleixo
Super User
Forum|alt.badge.img+1
  • Super User
  • October 16, 2025

Não sei como é que apanhavas 300mpps de ligação wi-fi, eu já tive serviços das tres operadores e nunca em nenhuma chegei a isso. 

Se fizeres uma pesquisa na net o resultado é o mesmo, sim a rede permite até 600mbps, mas isso é se tiveres todas as condições ideiais, o normal é ir até 150mbps.

De qualquer das formas as operadoras apenas garantem velocidade por cabo, até 100mb na rede 2.4 é normal e aceitável. Se ainda por cima na 5ghz apanhas a velocidade contratada, não há problema nenhum a resolver. 

Em relação à cobertura, é o que é, pra isso é que existem repetidores de sinal, o equipamento que te instalam é de oferta, não pagas por ele, se quiseres um com melhores qualidades, podes comprar por exemplo um asus por 400€ e usas esse.

um bem haja 

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • October 16, 2025

Boa tarde, ​@Pedro_Fernandes_81.

Agradecemos a sua mensagem.

Caso esteja a verificar constrangimentos no acesso à rede Wi-Fi 2,4 GHz, sugerimos que efetue um despiste técnico através da my NOS.

Pode verificar como fazer em 

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado, 

Caro Aleixo, antes de mais, não me trata por tu que não me conhece de lado nenhum, segundo, se não apanhava é problema seu, eu apanhava! Qualquer cliente que tenha passado pelas 3 operadoras sabe sem sombra de dúvidas que a NOS é a que tem o pior wifi. Quantos aos 5 GHz só apanho o máximo se estiver colado ao router. Como disse e repito nunca precisei de extensores até ter mudado para a NOS, a diferença está claramente na menor qualidade do router. Mas lá está, só temos o que pagamos! E em relação à oferta do router, não é verdade, o equipamento é da NOS, não é meu!

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • October 19, 2025

@Pedro_Fernandes_81, sugerimos que que siga a sugestão anteriormente indicada. 
Obrigado,

@Pedro_Fernandes_81, sugerimos que que siga a sugestão anteriormente indicada. 
Obrigado,

Bom dia,

Fiz os passos indicados e resposta é a que eu já esperava. o sinal WiFi é demasiado fraco. Se na banda dos 2.4 GHz a cobertura é ligeiramente melhor, a velocidade diminui drasticamente. Na banda dos 5 GHz, embora a velocidade seja maior, porém, muito aquém do esperado, a cobertura é diminuta, chegando mesmo a perder o sinal e mudar automaticamente para os dados móveis no telemóvel. Assim sendo, das duas, uma, ou a NOS me fornece os extensores de forma gratuita, ou irei reclamar oficialmente, tanto na provedoria, como no Livro de Reclamações. Pondero mesmo, mudar de operadora, se este problema não se resolver.

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • Resposta
  • October 22, 2025

Boa tarde ​@Pedro_Fernandes_81,

Agradecemos o seu testemunho e lamentamos a situação, contudo, a propagação de sinal Wi-Fi está dependente de vários fatores, como infraestrutura do local em que o router está instalado, saturação do espectro de radiofrequências no local, entre outras.

Para aumento da cobertura Wi-Fi na sua residência, pode ser necessária a utilização de equipamentos acessórios de Wi-Fi como repetidores de sinal. Não constando estes como oferta no seu contrato, a sua subscrição na NOS tem o custo mensal anunciado no Site NOS.

Em alternativa pode recorrer a equipamentos próprios. 

Obrigado 

Caro João, obrigado pela resposta, mas como disse inicialmente, este problema só se manifestou desde que mudei para a NOS, pelo que entendo que deveriam ter em atenção essa questão, nem que fosse por mera cortesia para com o cliente. Mas, tudo bem, não irei esquecer o assunto, nomeadamente na altura da tentativa de renovação do contrato, que por certo me irão fazer. Até lá, resta-me reclamar a quem de direito.