Header
Respondido

Velocidade Internet contratado vs velocidade real


Bom dia, 

 

À cerca de uns 15 dias, aumentei para 1gbps de velocidade de internet,  mas ate agora não notei diferença nenhuma na velocidade em relação ao que tinha antes. E confirmei com o recurso a aplicações que medem a velocidade. Está tudo na mesma.

Não consigo perceber como sem mudar fisicamente o aparelho ou sem nenhuma intervenção, foi possível aumentarem a velocidade no contrato. Quer dizer pago mais e não fizeram mudança nenhuma na prática.

 

Tantos anos como cliente da NOS… 

icon

Melhor resposta por Guimas 21 August 2021, 16:18

Ver pergunta inicial

9 Comentários

Reputação 7
Crachá +2

Não é estritamente necessário mudar o router para ter 1gbps. a alteração da velocidade não é feita com intervenção mas sim remotamente.

Fez um teste por cabo de rede a 1 pc? Que valores lhe deu?

Reputação 7
Crachá +1

Com base na tecnologia e a fibra de hoje, como o operador distribui os cabos de fibra até ao número de casas que cada nódulo é associado e, não esquecendo, o consumo de cada um e o tal consumo responsável que consta dos contratos, não se recomenda ultrapassar os 500mbit. Se tiver cabos coaxiais então esqueça. A velocidade de navegação não depende tanto do que temos mas da capacidade dos servidores de destino. Em relação ao equipamento, não necessita mudar nada fisicamente, a linha tem de suportar 1gbit, mas verifique as definições do router para ver se suporta o tal gigabyte, e exija ao serviço técnico que verifique o seu perfil porque a mudança de velocidade exige várias mudanças, podem alterar o seu perfil automaticamente e bloquear as velocidades.

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @Micael Rocha,

Agradecemos a sua mensagem. Vamos ajudar.

A comunidade prestou uma boa ajudar.

Sugerimos que faça um teste de velocidade através da plataforma de testes da NOS aqui.

Adicionalmente deverá confirmar se o seu computador é dotado de uma placa de rede Gigabit, e garantir uma ligação por cabo de rede CAT5E ou superior, entre o computador e o router.

Ficaremos a aguardar o seu testemunho.

Obrigado

Mas eu tenho instalação por coaxial, nao deveriam mudara para a fibra “mesmo”?? o Router que tenho é o giga router. Vou testar via rj45 a ver o que dá… mas o que ja consegui confirmar é que via wifi usando o mesmo aparelho o antes e o depois da atualização de velocidade o resultado é o mesmo. ou seja antes tinha 200mb/20mb e tinha em media 130mb 150mb de dowload. agora tenho exatamente os mesmos resultados… nunca sequer ultrapassou 200mb… 

 

ha alguma definição que eu possa mudar no router? é que estou a pagar +3€ e tal a mais pra nada. 

Reputação 7
Crachá +2

Mas eu tenho instalação por coaxial, nao deveriam mudara para a fibra “mesmo”?? o Router que tenho é o giga router. Vou testar via rj45 a ver o que dá… mas o que ja consegui confirmar é que via wifi usando o mesmo aparelho o antes e o depois da atualização de velocidade o resultado é o mesmo. ou seja antes tinha 200mb/20mb e tinha em media 130mb 150mb de dowload. agora tenho exatamente os mesmos resultados… nunca sequer ultrapassou 200mb… 

 

ha alguma definição que eu possa mudar no router? é que estou a pagar +3€ e tal a mais pra nada. 


Para fibra mesmo não é possivel. Mas também não é necessário. Os testes tem de ser mesmo cabo de rede se conseguir fazer :D

Vou ver se arranjo um PC com placa de rede Gigabyt. Para testar. Já agora um aparte, como faço para ter a nova Box 4k uma aquela mais pequena… é que tenho a box uma 4k mas é a primeira uma maior… 

 

Outra pergunta se desligar o wifi do router da NOS e comprar um router em condições terei efetivamente melhores resultados? Ou o giga router já é TOP?

e já agora obrigado por responderem e me ajudarem a entender estas coisas.

Reputação 7
Crachá +2

e já agora obrigado por responderem e me ajudarem a entender estas coisas.


Não é permitido a troca de versões da UMA,  mas também não há necessidade dado que funcionam de igual forma. Se comprar um outro router terá melhor resultados provavelmente. O ideal é ver reviews na internet e ver se será uma solução para si.

Reputação 7
Crachá +2

Olá @Micael Rocha,

O @Guimas deu uma boa ajuda.

Se tiver questões adicionais estamos disponíveis para ajudar.

Obrigada

Comentário