Skip to main content
Header
Respondido

Velocidade Internet

Bom dia,

É aceitável um cliente com 1GB de velocidade de internet contratada ter este resultado no speedtest?

Obrigada.

Melhor resposta por Rafaela F.

Bom dia ​@mary84,

Agradecemos o seu feedback. Sugerimos que, por favor, use a funcionalidade que assegura um processo de diagnóstico inteligente do seu serviço de internet fixa, identificando as ações de correção mais rápidas e eficazes para o seu caso. Saiba como em: 

Após fazê-lo, partilhe connosco o resultado.

Obrigada

17 Comentários

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • February 4, 2026

Boa tarde ​@mary84,

Agradecemos a sua mensagem.

Por favor, partilhe connosco mais detalhe sobre os testes realizados.

Obrigado

• Autor
  • Kilobyte
  • February 4, 2026

Que detalhes pretendem saber? 
Estou a fazer este teste via Wireless. Quando este serviço tinha 200mb de velocidade contratada, chegava aos 200mb. Foi feito o upgrade para 1gb na esperança que ficasse mais rápido mas não noto qualquer diferença. Via telemóvel o resultado é pouco melhor, sendo que tenho wifi7 no telemóvel. Isto é normal? 

ByteSábio
Forum|alt.badge.img
  • February 4, 2026

Que detalhes pretendem saber? 
Estou a fazer este teste via Wireless. Quando este serviço tinha 200mb de velocidade contratada, chegava aos 200mb. Foi feito o upgrade para 1gb na esperança que ficasse mais rápido mas não noto qualquer diferença. Via telemóvel o resultado é pouco melhor, sendo que tenho wifi7 no telemóvel. Isto é normal? 

e por cabo de rede já testou? por wifi é normal obter esses resultados como já é de esperar. experimente se possivel um novo teste com cabo ligado ao pc e partilhe aqui o resultado

• Autor
  • Kilobyte
  • February 4, 2026

Já fiz esse teste com cabo e na altura andava nos 800mb de velocidade, mas para mim não faz sentido os 200mb darem 200mb e 1gb dá menos de 400mb de velocidade em wifi, já para não falar do telemóvel. Tenho um portatil que não tem porta de rede, e a velocidade devia de ser a contratada ou pelo menos lá perto. Não compensa pagar mais pelo pacote de 1gb de velocidade quando nem a 500mb chega. Desculpem mas vocês tem de ver isto. Isto não está bem.

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • February 4, 2026

Boa tarde ​@mary84,

O teste que realizou por wi-fi foi feito junto ao router? Que equipamentos utilizou para testar?

Obrigado

• Autor
  • Kilobyte
  • February 4, 2026

Sim foi feito junto ao router. Usei um computador portátil e um telemóvel com wifi7. Posso dizer que em minha casa tenho contratado 500mb e consigo ter mais de 400mb de velocidade por wifi, mais de 90%, a unica diferença é que o serviço é da MEO. O caso que estou a expor é de um assinante da NOS.

Rafaela F.
Forum|alt.badge.img+1
  • Gestor da comunidade
  • Resposta
  • February 5, 2026

Bom dia ​@mary84,

Agradecemos o seu feedback. Sugerimos que, por favor, use a funcionalidade que assegura um processo de diagnóstico inteligente do seu serviço de internet fixa, identificando as ações de correção mais rápidas e eficazes para o seu caso. Saiba como em: 

Após fazê-lo, partilhe connosco o resultado.

Obrigada

• Autor
  • Kilobyte
  • March 16, 2026

Após cerca de um mês com o site da NOS a indicar constrangimentos na minha zona, foi finalmente agendada uma deslocação técnica à minha residência.

O técnico que se deslocou ao local confirmou que o router atualmente instalado não é adequado para garantir a velocidade contratada de 1 Gbps, sendo necessária a sua substituição por um equipamento mais recente, nomeadamente o GIGA ROUTER WI-FI 6 (6.0 HFC).

O mais incompreensível nesta situação é que, apesar de o técnico ter conhecimento de que apenas a substituição para o router 6.0 resolveria o problema, o mesmo indicou não estar autorizado a efetuar a troca — mesmo tendo o equipamento disponível consigo no momento da visita.

Adicionalmente, informo que a velocidade atual, medida através do speedtest da NOS, pouco ultrapassa os 400 Mbps, valor bastante inferior ao contratado.

Esta situação é, no mínimo, inaceitável, uma vez que continuo a não usufruir do serviço pelo qual estou a pagar, por motivos que já foram tecnicamente identificados.

Assim, solicito a resolução urgente desta situação, com a substituição do equipamento por um adequado ao serviço contratado.

Caso contrário, ver-me-ei obrigada a apresentar reclamação junto da ANACOM e a proceder ao cancelamento do serviço por incumprimento das condições contratuais.

Aguardo uma resolução célere.

Guimas
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • March 16, 2026

Que router tens ? Isso parece ser só o habitual comentário do técnico para ele passar a batata quente fora dele … 

Routers compativeis com 1GB : 4.0 ( power router ) e todos os 5.0 ( gigarouters) .

Não é de todo incompreensivel o técnico não ter mudado o router, é algo normal. Eles não têm autorização para isso, é suposto ficar resolvido com os equipamentos que tens atualmente.

A anacom refere que para testares a internet tens que o fazer por cabo de rede num computador. Só assim é que vês se tás a receber o contratado. 

• Autor
  • Kilobyte
  • March 16, 2026

Posso efetivamente fazer o teste por cabo, no entanto, da última vez que o fiz, a velocidade nem sequer atingia os 900 Mbps.

A questão principal é outra: eu contratei um serviço de 1 Gbps e é essa a velocidade que espero ter. Quando tinha um pacote de 200 Mbps, conseguia atingir essa velocidade — inclusive via Wi-Fi — pelo que não faz sentido que agora, com um serviço superior, tenha um desempenho inconsistente.

Não é aceitável que num dia tenha cerca de 800 Mbps por Wi-Fi e no dia seguinte desça para valores na ordem dos 400 Mbps. Se isto for considerado “normal”, então estamos perante um serviço com qualidade claramente insatisfatória.

Acresce ainda que, noutra residência, o serviço da MEO consegue entregar velocidades próximas do contratado via Wi-Fi, o que demonstra que este tipo de desempenho é possível.

Relativamente à questão do “passar a batata quente”, neste caso parece-me precisamente o contrário — quem está a fazê-lo é a própria NOS. O técnico que esteve no local foi claro ao indicar que, para atingir os 1 Gbps via Wi-Fi, é necessário o router 6.0. No entanto, a substituição não foi feita por falta de autorização, mesmo tendo o equipamento disponível. Estou com o Router 5.0.

Sendo esta a solução técnica identificada, então deve ser implementada.

Guimas
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • March 16, 2026

Terás que ver então com o departamento comercial porque tecnicamente não é a solução. 

O wifi, de acordo com a NOS, para ser aceitável tem de atingir um minimo de 10% da velocidade contratada. Logo os valores que referes estão ok. Para cabo de rede o minimo é 80%.

E é por isto que se vão regir. 

Se o problema é inconsistência de serviço ( se realmente estiver a acontecer ) entao trocar para o 6.0 a mesma inconsistência vai acontecer. O cabo por onde recebem o sinal é o mesmo. 

• Autor
  • Kilobyte
  • March 16, 2026

porque é que essa inconsistência só começou a acontecer após a mudança para 1 Gbps?

Quando tinha 200 Mbps, o serviço era estável e consistente, inclusive via Wi-Fi, sem estas variações significativas. Agora, com um serviço superior, passo a ter oscilações grandes (800 Mbps num dia e 400 Mbps noutro).

Se, como referes, o problema não é do equipamento e o cabo é o mesmo, então onde está exatamente a origem desta inconsistência?

• Está na infraestrutura?

• Está no sinal que chega à casa?

• Está no dimensionamento do serviço para 1 Gbps?

É que algo mudou — e não foi a instalação interna.

Dizer que 10% da velocidade por Wi-Fi é “aceitável” pode cumprir mínimos teóricos, mas não resolve o problema real de instabilidade, que claramente não existia antes.

Portanto, a questão mantém-se:
qual é a causa desta degradação após o upgrade e como é que a NOS pretende resolver?

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • March 17, 2026

Boa tarde ​@mary84,

Indique-nos, por favor, se já fez o diagnóstico my NOS como sugerimos acima, e qual o resultado.

Obrigado

• Autor
  • Kilobyte
  • March 17, 2026

Boa tarde,

Conforme solicitado, informo que fiz o diagnóstico na app my NOS assim que recebi a indicação de que a avaria na zona estava resolvida. Nessa altura, cheguei a obter cerca de 800 Mbps via Wi-Fi.

No entanto, no dia seguinte, a velocidade voltou a descer para valores na ordem dos 400 Mbps. Ao realizar novo diagnóstico, foi então indicado que existia uma avaria e foi agendada a deslocação de um técnico.

O técnico da NOS esteve na minha residência ontem e confirmou que não existia qualquer problema nem avaria no local.

Hoje, voltei a efetuar o diagnóstico e, novamente, é indicada a existência de uma avaria.

Ou seja, sempre que reporto a situação, o diagnóstico acusa uma avaria, mas na prática, quando é verificado no local, não é identificado qualquer problema concreto — mantendo-se, no entanto, a inconsistência no serviço.

Agradeço esclarecimento sobre esta situação, uma vez que o diagnóstico não está a apresentar resultados coerentes com a realidade verificada.

Obrigada.

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • March 17, 2026

Boa tarde ​@mary84,

Pelo que compreendemos, foi identificada uma nova avaria na sua zona de residência após ida do técnico.

Nesse sentido, é necessário aguardar a conclusão das manutenções necessárias.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

• Autor
  • Kilobyte
  • March 17, 2026

Boa tarde,

Agradeço o vosso retorno.

Tendo em conta que o técnico da NOS se deslocou à minha residência e indicou não existir qualquer avaria no local, e que posteriormente o diagnóstico voltou a indicar uma nova avaria, gostaria de solicitar, por favor, o relatório ou registo técnico da intervenção realizada.

Pretendo compreender exatamente:

• quais os testes efetuados no local

• quais as conclusões técnicas registadas

• e se foi identificada alguma limitação no serviço ou equipamento

Esta informação é essencial para perceber a origem da inconsistência no serviço e acompanhar corretamente a situação.

Fico a aguardar o vosso envio.

Obrigada.

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • March 18, 2026

Boa tarde ​@mary84,

A deslocação de um técnico no contexto de manutenção individual não invalida a possibilidade de ser identificada uma avaria geral que possa afetar mais clientes.

Lamentamos, contudo a informação que solicita não se encontra disponível para partilha pública.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

• Autor
  • Kilobyte
  • March 18, 2026

Bom dia,

Compreendo que possa existir uma avaria geral que afete mais clientes. No entanto, a situação continua a gerar alguma confusão.

Após realizar o diagnóstico na app, foi indicada uma avaria e foi agendada a deslocação de um técnico da NOS à minha residência. O técnico esteve no local e confirmou que não existia qualquer problema nem avaria na instalação.

Entretanto, posteriormente, volta a surgir a indicação de nova avaria na zona através do diagnóstico.

Assim, torna-se difícil perceber exatamente qual é a origem do problema:

• se está na infraestrutura da zona,

• se foi uma situação temporária,

• ou se existe algum outro fator que esteja a provocar estas variações no serviço.

Relativamente ao relatório técnico, compreendo que não possa ser partilhado publicamente no fórum. No entanto, sendo cliente e tratando-se de uma intervenção realizada no meu serviço, agradecia que me indicassem como posso ter acesso a essa informação por via privada, de forma a compreender melhor o que foi verificado na visita técnica.

Fico a aguardar esclarecimento.

Obrigada.