Skip to main content

Olá, tenho contratado um tarifário de Internet fibra de 200 Mbps / 100 Mbps (FTTH) 

Acontece que a velocidade não corresponde ao serviço contratado pois o serviço apenas consegue atingir velocidades entre 80 a 100 Mbps de transferência e no caso de upload atinge a velocidade contratada de 100Mbps. Referindo ainda que estas velocidades foram resultado de um teste de velocidade, realizado por cabo, que foi ligado diretamente ao router. O router é POWER ROUTER 4.0.

 

Assim que foi instalado o serviço de Internet fibra a mesma atingia velocidades na ordem dos 250 a 350 Mbps de transferência mesmo sendo o contrato de 200Mbps, tal se manteve até à alguns meses atrás em que por coincidência foi quando comecei a receber e-mails e telefonemas sobre aumentar a velocidade para os 500Mbps…

 

Gostaria de uma solução pois acho inadmissível pagar por um serviço de Internet de 200Mbps para estar a receber apenas metade, no caso de estar ligado por cabo de rede, pois em dispositivos por ligação Wi-Fi e dispositivos móveis, atinge normalmente os 25/30Mbps na melhor das hipóteses os 50Mbps estando o dispositivo bastante próximo do router. ..

 

Boa tarde @JoséCruz,

Agradecemos a sua mensagem. Vamos ajudar.

Pedimos, por favor, que realize os testes de velocidade através da plataforma da NOS. Partilhe connosco os resultados.

Diga-nos se tem distinção no nome das redes Wi-Fi do seu router. Nota velocidades lentas nalguma das redes em particular? 

Obrigado


Irei assim que conseguir enviar.

Sim tenho distinção entre as duas bandas de rede e tanto uma como a outra andam com velocidades mais lentas mas principalmente a de 2.4GHZ


Irei assim que conseguir enviar.

Sim tenho distinção entre as duas bandas de rede e tanto uma como a outra andam com velocidades mais lentas mas principalmente a de 2.4GHZ

Isso é o normal para a rede 2.4, nunca tive mais que 50Mb através dessa rede.

pela rede 5ghz é que consegue velocidades acima de 100mbps.

um bem haja 


Pois o problema é que nem através da rede 5GHZ a velocidade é superior aos 100. Contrato de 200 e a velocidade parece estar limitada ao maximo de 100, por 5G NUNCA passa dos 100 fica sempre nos 97


O melhor será mesmo fazer o teste por cabo de rede como o moderador disse, e ver se ai tem a velocidade contratada. Se tiver, pode ser também um problema do protocolo de segurança da rede também, pode tentar tirar a password das redes wifi e fazer teste para ver se será isso.

Por norma reset ao router resolve esses problemas também.

Um bem haja 


Reset já fiz algumas vezes e nada resolveu. Teste de velocidade eu vou fazer por cabo ligado ao computador para enviar aqui os resultados porque já fiz com cabo ligado diretamente ao computador e ao router várias vezes.

Assim que fizer os teste envio aqui. 

Obrigado


Boa tarde @JoséCruz,

Agradecemos a sua mensagem. Vamos ajudar.

Pedimos, por favor, que realize os testes de velocidade através da plataforma da NOS. Partilhe connosco os resultados.

Diga-nos se tem distinção no nome das redes Wi-Fi do seu router. Nota velocidades lentas nalguma das redes em particular? 

Obrigado

Aqui vai:
 

Teste por cabo ligado no computador:

 

Teste por wifi 2.4GHz ligado no computador e ao lado do router:
Teste por wifi 5.0GHz ligado no computador e ao lado do router:

Sim tenho distinção entre as duas bandas de rede e tanto uma como a outra andam com velocidades mais lentas mas principalmente a de 2.4GHZ


Bom dia @JoséCruz

Agradecemos a sua cooperação. 

Verifique, por favor, a capacidade so seu equipamento. Por exemplo, o teste de velocidade com o número que termina em “939” e “922” existe uma limitação de 100 mbps. 

Obrigado

 


Bom dia @JoséCruz

Agradecemos a sua cooperação. 

Verifique, por favor, a capacidade so seu equipamento. Por exemplo, o teste de velocidade com o número que termina em “939” e “922” existe uma limitação de 100 mbps. 

Obrigado

 

Olá,

os dois testes que mencionou foram realizados no mesmo equipamento, na qual o mesmo suporta velocidades até 1Gbps, envio abaixo uma print das definiçoes do equipamento e da placa de rede:

Definições do sistema, nao aparece mas a placa gráfica é Nvidia RTX 3050 ti
Placa de rede

Obrigado.


Bom dia @JoséCruz

Agradecemos a sua cooperação. 

Verifique, por favor, a capacidade so seu equipamento. Por exemplo, o teste de velocidade com o número que termina em “939” e “922” existe uma limitação de 100 mbps. 

Obrigado

 

Olá,

os dois testes que mencionou foram realizados no mesmo equipamento, na qual o mesmo suporta velocidades até 1Gbps, envio abaixo uma print das definiçoes do equipamento e da placa de rede:

Definições do sistema, nao aparece mas a placa gráfica é Nvidia RTX 3050 ti
Placa de rede

Obrigado.

Tem que ver é a ligação no momento. Esses prints não ajudam.


Bom dia @JoséCruz

Agradecemos a sua cooperação. 

Verifique, por favor, a capacidade so seu equipamento. Por exemplo, o teste de velocidade com o número que termina em “939” e “922” existe uma limitação de 100 mbps. 

Obrigado

 

Olá,

os dois testes que mencionou foram realizados no mesmo equipamento, na qual o mesmo suporta velocidades até 1Gbps, envio abaixo uma print das definiçoes do equipamento e da placa de rede:

Definições do sistema, nao aparece mas a placa gráfica é Nvidia RTX 3050 ti
Placa de rede

Obrigado.

Tem que ver é a ligação no momento. Esses prints não ajudam.

Do teste com o número que termina em 932 a velocidade da ligação é a seguinte:

 

Do teste com o número que termina em 939 a velocidade da ligação é a seguinte:

 


Para testar a velocidade tem de ser pc ligado por cabo de rede.

Para verificar a limitação no momento tem de fazer assim:

  • tecla windows + R ao mesmo tempo.
  • Na janela que abre escrever “ ncpa.cpl” e clicar ok.
  • Clicar 2 vezes na placa de rede ethernet e ver onde diz “ velocidade “ qual o valor á frente.

Boa tarde @Guimas e @JoséCruz

@JoséCruz o @Guimas deu uma boa ajuda. 

Faça, por favor, um teste de velocidades, por cabo, no nosso site. 
Obrigado


Boa tarde @Guimas e @JoséCruz

@JoséCruz o @Guimas deu uma boa ajuda. 

Faça, por favor, um teste de velocidades, por cabo, no nosso site. 
Obrigado

@Mário P. Não compreendo porque me indica fazer isso sendo que já fiz 3 testes, 1 utilizando cabo e 2 testes utilizando as 2 bandas de wifi e enviei em cima os resultados, de qualquer das formas irei enviar novamente um teste de velocidade por cabo:
 

 

@Guimas Relativamente à tua indicação, fui fazer o que me disseste e o resultado foi este:

 


Bom as perguntas óbvias, o chipset internet é 10/100 ou 10/100/1000? A versão do Wi-Fi é até n ou também ac? Isto são as características físicas do computador. A velocidade está limitada a 100mbits.


Bom as perguntas óbvias, o chipset internet é 10/100 ou 10/100/1000? A versão do Wi-Fi é até n ou também ac? Isto são as características físicas do computador. A velocidade está limitada a 100mbits.

Boa tarde,
penso que seja 10/100/1000 já que a velocidade é 866.7Mbps mas caso esteja em erro se posssivel diga-me onde posso ver essa informação.


A versão do WI-FI tem ac como mostra a print: 

 


Os testes que fez mostram velocidades normais. Agora por cabo de rede é ver se é a placa de rede ou o cabo que limita a velocidade.

Para ver se é da placa de rede do pc é feito desta forma:

Seguindo os passos todos que segui inicialmente para ver a velocidade de ligação clique em “ propriedades “, depois “ configurar “, depois “ avançadas”. Na lista em baixo tem várias opções, uma das ultimas será “ velocidade e modo duplex “. Confirme no lado direito, por defeito vai estar em autonegociação. Veja na lista se tem a opção 1.0 gbps. Se tiver o problema é do cabo. Se não tiver, é da placa e talvez ainda do cabo também.


Os testes que fez mostram velocidades normais. Agora por cabo de rede é ver se é a placa de rede ou o cabo que limita a velocidade.

Para ver se é da placa de rede do pc é feito desta forma:

Seguindo os passos todos que segui inicialmente para ver a velocidade de ligação clique em “ propriedades “, depois “ configurar “, depois “ avançadas”. Na lista em baixo tem várias opções, uma das ultimas será “ velocidade e modo duplex “. Confirme no lado direito, por defeito vai estar em autonegociação. Veja na lista se tem a opção 1.0 gbps. Se tiver o problema é do cabo. Se não tiver, é da placa e talvez ainda do cabo também.

Confirmei que existe a opção de 1.0Gbps. Irei fazer um teste com um cabo de rede novo RJ45 Cat6
 

 


Boa noite @JoséCruz

O @atcrs e o @Guimas, deram uma boa ajuda. 😎

Após a alteração para 1000mbps, por favor, dê-nos o seu feedback. 
Muito obrigado


 

Boa noite @JoséCruz

@atcrs e o @Guimas, deram uma boa ajuda. 😎

Após a alteração para 1000mbps, por favor, dê-nos o seu feedback. 
Muito obrigado

Teste feito com novo cabo de rede que suporta conexão gigabit e continua no mesmo... 


Envie mensagem para a moderação. Carrega aqui@Fórum e enviar mp 


Boa noite,

Agradecemos o seu testemunho @JoséCruz. Vamos ajudar.

O @Olaf prestou uma boa ajuda.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum com o seu número de cliente NOS.

Obrigado


 

Boa noite @JoséCruz

@atcrs e o @Guimas, deram uma boa ajuda. 😎

Após a alteração para 1000mbps, por favor, dê-nos o seu feedback. 
Muito obrigado

Teste feito com novo cabo de rede que suporta conexão gigabit e continua no mesmo... 

Veja se a ligação está nos 100mbps no local que lhe referi …


Boa noite,

Agradecemos o seu testemunho @JoséCruz. Vamos ajudar.

@Olaf prestou uma boa ajuda.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum com o seu número de cliente NOS.

 

Boa noite @JoséCruz

@atcrs e o @Guimas, deram uma boa ajuda. 😎

Após a alteração para 1000mbps, por favor, dê-nos o seu feedback. 
Muito obrigado

Teste feito com novo cabo de rede que suporta conexão gigabit e continua no mesmo... 

Veja se a ligação está nos 100mbps no local que lhe referi …

Encontra-se igual a antes, nada mudou. 

Será que é devido a ter um power router 4.0 e não um giga router?

 


Boa noite,

Agradecemos o seu testemunho @JoséCruz. Vamos ajudar.

@Olaf prestou uma boa ajuda.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum com o seu número de cliente NOS.

 

Boa noite @JoséCruz

@atcrs e o @Guimas, deram uma boa ajuda. 😎

Após a alteração para 1000mbps, por favor, dê-nos o seu feedback. 
Muito obrigado

Teste feito com novo cabo de rede que suporta conexão gigabit e continua no mesmo... 

Veja se a ligação está nos 100mbps no local que lhe referi …

Encontra-se igual a antes, nada mudou. 

Será que é devido a ter um power router 4.0 e não um giga router?

 

Significa que o cabo continua a limitar a velocidade provavelmente ..


Comentário