Header

Velocidade DNS


Reputação 3
Crachá
Bom dia.

Decidi melhorar a velocidade do DNS da minha ligacao.

Tenho o pacote UMA com 200/20Mbps mas sempre achei o router da NOS fraquito, nao o conseguindo substituir completamente, substitui o servico de DNS por ele disponibilizado por um servidor interno a minha rede (um raspberry pi com um servidor de DNS instalado, bind).

Agora todas as maquinas da minha rede interna usam como DNS o raspberry pi com clara vantagem para o router da NOS ou outro qualquer externo.

O meu servidor privado apenas faz cache dos servidores de DNS da opendns.com (muito bom porque posso limitar o acesso a ip's conhecidos de SPAM).

Para medir a velocidade do meu servidor uso um programa freeware que podem encontrar aqui (https://www.grc.com/dns/benchmark.htm).

Como sao os valores que voces conseguem atingir com as respectivas configuracoes?

Estes sao os meus:



O IP 192.168.1.200 e o do meu raspberry pi.
O IP 192.168.1.1 e o do router da NOS.

4 Comentários

Reputação 6
Crachá +1
João Matos,

Muito interessante. Boa amostra das fantásticas "brincadeiras" que se podem fazer rasperry+linux. Já tive o mesmo mas com pc a fazer de servidor. As melhorias na rede intranet são enormes.
Reputação 3
Crachá
Verdade.
O raspberry pi e um brinquedo espectacular. :)
Nem precisa de uma tomada electrica especifica (uso headless) basta ligar o cabo USB que o alimenta, numa porta USB do router da NOS e cola-lo com fita adesiva de dupla face no router.

A NOS e que podia facilitar o trabalho com o router deles, disponibilizando mais opcoes avancadas e melhorando a qualidade do sinal wifi que e sofrivel, mas tudo se consegue com paciencia.
Reputação 7
Crachá +6
Olá a todos.

Para aproveitarmos ainda mais as vossas ideias, queremos convidá-los a serem os primeiros a experimentar os nossos produtos e serviços. Conheçam aqui o nosso programa de Pilotos.
Reputação 3
Crachá
Ja me inscrevi.
A ver se e desta...

Se tiverem um router novo para testar estejam a vontade e usem-me como cobaia que eu nao me importo. :)


Olá a todos.

Para aproveitarmos ainda mais as vossas ideias, queremos convidá-los a serem os primeiros a experimentar os nossos produtos e serviços. Conheçam aqui o nosso programa de Pilotos.

Comentário