possuo dois cartões de internet móvel que utilizo por questões profissionais. De inicio funcionavam muito bem e sem dificuldades de maior em termos de registo na rede e velocidade, mas neste momento ou não se registam na rede ou a velocidade é muito lenta 0,10 e 0,08 mbts.
Registe-se no entanto que no mesmo local se fizer o teste de velocidade com os dados moveis do telemóvel já obtenho melhores velocidades, pelo que não é questão de falta de rede/sinal.
Fico a aguardar a verificação da situação
Melhor resposta por CP001
Boa tarde @CP001
segue as imagens de um dos hotspot,
Sim, @marcojrosa, a hipótese mais provável é essa, é a hipótese 1.
Mas primeiro diga-nos qual é o modelo do hotspot (ou tire foto), para termos a certeza, por favor.
Só vejo quatro hipóteses:
Hotspot/pen ser 3G
Hotspot/pen avariado
Cartão SIM antigo limitado ao 3G ainda
O 4G está inativo no servidor da NOS para esse cartão e é preciso contactar a NOS para ativar
Boa tarde, @marcojrosa,
Como suspeitava, esse hostpot (Huawei E5330Bs-2 vendido pela NOS) é 3G. Deverá substituí-lo, idealmente por hotspot 5G.
Se considerar caro, porque os hotspots 5G chegam a custar 200 €, recomendo um hotspot 4G+. Quanto aos hotspots 4G, são baratos, mas a velocidade pode variar muito em função da zona em que esteja e a experiência tenderá a piorar ao longo dos anos com cada vez mais utilizadores, por isso, caso venha a adquirir um hotspot 4G, aconselho-o a experimentar comprá-lo numa loja que tenha 14 dias para devolver.
A NOS diz que notificou os clientes do desligamento do 3G. O que acontece é que provavelmente a mensagem foi parar à caixa de correio de SMS do hotspot, que ninguém lê.
A PEN é 3G? O 3G foi descontinuado este mês numa parte muito grande do país
O espetro 3G passou para 4G.
Existem vários tecnologias. De forma simplificada, só consegue fazer um uso de dados móveis escorreito se estiver em ambiente 3G para cima. A NOS, ao descontinuar o 3G, fez com que apenas sejam viáveis 4 tecnologias para o seu caso:
4G
4G+ (que agrega muito mais bandas do que o 4G, e por isso a velocidade sobe)
5G NSA (que agrega ainda mais bandas)
5G SA (melhorias de latências e eficiência)
Mesmo entre o 4G e o 4G+ existe um mundo de diferença em largura de banda disponível. Enquanto um equipamento em 4G pode ainda ter velocidades lentas, um equipamento 4G+ pode funcionar com velocidades muito superiores. A maioria dos telemóveis hoje em dia são pelo menos 4G+, o que provavelmente é o caso do seu smartphone.
Tenha também em atenção que existem ainda zonas do país no Interior, que não têm 4G+, tal como há casos pontuais em que não existe rede, ou em que existe um 4G de potência de sinal tão baixo que não permite viabilidade no uso.
A PEN é 3G? O 3G foi descontinuado este mês numa parte muito grande do país
O espetro 3G passou para 4G.
Existem vários tecnologias. De forma simplificada, só consegue fazer um uso de dados móveis escorreito, se estiver em ambiente 3G para cima. A NOS, ao descontinuar o 3G, fez com que apenas sejam viáveis 4 tecnologias para o seu caso:
4G
4G+ (que agrega muito mais bandas do que o 4G, e por isso a velocidade sobe)
5G NSA (que agrega ainda mais bandas)
5G SA (melhorias de latências e eficiência)
Mesmo entre o 4G e o 4G+ existe um mundo de diferença em largura de banda disponível. Enquanto um equipamento em 4G pode ainda ter velocidades lentas, um equipamento 4G+ pode funcionar com velocidades muito superiores. A maioria dos telemóveis hoje em dia são pelo menos 4G+, o que provavelmente é o caso do seu smartphone.
Tenha também em atenção que existem ainda zonas do país no Interior, que não têm 4G+, tal como há casos pontuais em que não existe rede, ou em que existe um 4G de potência de sinal tão baixo que não permite viabilidade no uso.
Sim, @marcojrosa, a hipótese mais provável é essa, é a hipótese 1.
Mas primeiro diga-nos qual é o modelo do hotspot (ou tire foto), para termos a certeza, por favor.
Só vejo quatro hipóteses:
Hotspot/pen ser 3G
Hotspot/pen avariado
Cartão SIM antigo limitado ao 3G ainda
O 4G está inativo no servidor da NOS para esse cartão e é preciso contactar a NOS para ativar
Boa tarde, @marcojrosa,
Como suspeitava, esse hostpot (Huawei E5330Bs-2 vendido pela NOS) é 3G. Deverá substituí-lo, idealmente por hotspot 5G.
Se considerar caro, porque os hotspots 5G chegam a custar 200 €, recomendo um hotspot 4G+. Quanto aos hotspots 4G, são baratos, mas a velocidade pode variar muito em função da zona em que esteja e a experiência tenderá a piorar ao longo dos anos com cada vez mais utilizadores, por isso, caso venha a adquirir um hotspot 4G, aconselho-o a experimentar comprá-lo numa loja que tenha 14 dias para devolver.
A NOS diz que notificou os clientes do desligamento do 3G. O que acontece é que provavelmente a mensagem foi parar à caixa de correio de SMS do hotspot, que ninguém lê.
Outra questão, um 5G funciona mesmo que eu não tenha contratualizado serviço 5G? ou estou a dizer disparate! Existe alguma especificidade técnica de bandas ou algo a ter em conta para adquirir o hotspot?
Outra questão, um 5G funciona mesmo que eu não tenha contratualizado serviço 5G? ou estou a dizer disparate! Existe alguma especificidade técnica de bandas ou algo a ter em conta para adquirir o hotspot?
Obrigado
A sua pergunta é pertinente. No início apenas alguns tarifários tinham 5G, mas atualmente todos os tarifários já têm 5G (5G NSA).
Bandas/canais que a NOS usa em 4G: 1, 3, 7, 8, 20
Bandas/canais que a NOS usa em 4G/5G (ou pode usar no futuro): 1, 3, 7, 8, 20, 28, 78
Bandas que outros operadores em Portugal usam e a NOS não usa: 38, 41
Procure por 5G SA e 5G NSA incluído, fica future proof. Em princípio qualquer boa marca de equipamentos móveis terá carrier aggregation de 4 bandas, que é o pretendido.
A ANACOM está a estudar colocar bandas superiores, mas por agora são estas.
Devido ao movimento tecnologicamente natural e gradual, o Hotspot que nos mostra, de momento, apenas é compatível com a tecnologia 3G, pelo que com o desligamento das redes 3G nesse equipamento o cartão NOS não funcionará. Assim, e conforme indicado, e bem, é necessário adquirir um que suporte a rede 4G ou 5G. Atualmente a NOS comercializa o Hostpot ZTE 4G.
A título esclarecedor, quanto à forma de notificação do desligamento da rede 3G foram enviadas, para além de comunicação em fatura ou por SMS, cartas e e-mails para os que tinham morada ou email, naturalmente aqueles que não têm qualquer informação nos contactos podem consultar as novidades, com toda a informação e ajuda que NOS disponibiliza através dos meios digitais, como as páginas dedicadas no Fórum NOS ou Site NOS. Assim, sugerimos que, também, adicione os seus dados à conta em que tem o serviço de internet móvel para conseguir receber toda a informação quanto ao seu serviço, caso esta exista. Caso tenha alguma questão adicional, por favor, fale connosco. Obrigado,
@Mário P. sobre essa questão das mensagens, eu que tenho um equipamento 3G na conta cliente e contactos atualizados (email e telemóvel de contacto) só recebi por SMS no telemóvel de contacto. Creio que não enviam cumulativamente um email:
Poderá haver clientes em que o número da banda larga móvel esteja como número de contacto.
É um ou outro meio. Certo, nesses casos, infelizmente, não temos meios de notificar para além dos meios públicos como o site NOS ou Fórum NOS. Obrigado,
Enter your E-mail address. We'll send you an e-mail with instructions to reset your password.
A analisar o ficheiro em busca de vírus
Lamentamos, mas ainda estamos a analisar o conteúdo deste ficheiro, a fim de nos certificarmos de que o mesmo é seguro para descarregar. Agradecemos que tentes de novo dentro de poucos minutos.