Skip to main content
Header
Resposta

Velocidade de download e upload limitada em FTTH quando em HFC não tenho

Olá,

eu tenho dois serviços NOS3 em duas moradas diferentes.

Uma morada tem o serviço HFC com o router v5 em formato de cilindro (TCG310J) e na outra morada tenho um serviço FTTH com o router V5 (Fast5657_GPON).

Eu trabalho remotamente em qualquer uma destas moradas e para isso uso um portátil da empresa onde tenho a VPN da empresa configurada.

Em ambos os casos ligo-me ao router através de um cabo ethernet CAT6 e tenho o seguinte problema:

Usando o mesmo portátil e VPN da empresa, na morada HFC tenho sempre velocidades de download de 120MB que é a velocidade contratada. Já na morada FTTH a velocidade de download não passa dos 80MB, quando tenho contratado 1GB de download. Testei com diferentes cabos ethernet e o resultado foi sempre o mesmo.

Eu sei que nunca terei velocidades de 1GB de download usando a VPN, mas não percebo como é que numa morada tenho 120MB e em outra só tenho 80MB, quando o portátil e a VPN é a mesma!

Há alguma configuração que tem de ser feita no router FTTH para conseguir ter mais velocidade?

Se sim, podem dizer-me qual é?

Cumprimentos.

Melhor resposta por Bruno Aleixo

O ponto a reter é simples,  com a vpn desligada a velocidade e boa, ao ligar a vpn a internet fica má > Logo, é problema da vpn.

Sem VPN, vais diretamente do teu dispositivo ao servidor do site.
Com VPN, todo o tráfego passa primeiro pelo servidor da VPN antes de seguir para o destino.
Esse caminho extra aumenta o tempo de resposta (latência) e o proprio servidor da vpn pode impor limites de velocidade ou ter congestionamento. 

Tens que reportar isso diretamente ao helpdesk da empresa e ver o que eles sugerem. 

um bem haja 

13 Comentários

Olaf
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • November 24, 2025

verifique o estado do serviço 

Guimas
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • November 24, 2025

Teste sem a vpn ligada e veja se tem a velocidade contratada. Se tiver então não há nenhuma configuração a mais a ser feita

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • November 24, 2025

Boa noite, ​@Bruno.M.M.Silva 

O ​@Guimas deu uma boa ajuda. 

Após fazê-lo, por favor, dê-nos o seu feedback. 
Obrigado,

Teste sem a vpn ligada e veja se tem a velocidade contratada. Se tiver então não há nenhuma configuração a mais a ser feita

Obrigado,

Sem VPN tenho a velocidade contratada.

Mas contínuo com a mesma dúvida e problema!

Como é que usando o mesmo portátil e VPN com routers diferentes da NOS, num tenho 120MB e em outro nunca passa dos 80MB?

Parece que há algo que está a “capar” a velocidade em FTTH!

Cumprimentos.

Bruno Aleixo
Super User
Forum|alt.badge.img+1
  • Super User
  • November 25, 2025

Obrigado,

Como é que usando o mesmo portátil e VPN com routers diferentes da NOS, num tenho 120MB e em outro nunca passa dos 80MB?

Cumprimentos.

Problema da vpn, isso é ver com o helpdesk da sua empresa. VPNs criam routings diferentes o que pode levar a maior latencia ou velocidades inferiores, mas a nos não vai conseguir ajudar nisso porque é uma vpn privada e o serviço está a funcionar corretamente. 

um bem haja 

Obrigado,

Cumprimentos.

Problema da vpn, isso é ver com o helpdesk da sua empresa. VPNs criam routings diferentes o que pode levar a maior latencia ou velocidades inferiores, mas a nos não vai conseguir ajudar nisso porque é uma vpn privada e o serviço está a funcionar corretamente. 

um bem haja 

Olá Bruno,

só para eu conseguir perceber melhor a tua dica.

Queres dizer que para uma morada tenho uma rota diferente da outra?

Se a conta da VPN que tenho é sempre a mesma, como é que tenho rotas diferentes?

Faço estas perguntas para poder perceber melhor o que sugeriste de forma que possa expressar-me bem ao relatar o problema na empresa.

Obrigado.

Bruno Aleixo
Super User
Forum|alt.badge.img+1
  • Super User
  • Resposta
  • November 25, 2025

O ponto a reter é simples,  com a vpn desligada a velocidade e boa, ao ligar a vpn a internet fica má > Logo, é problema da vpn.

Sem VPN, vais diretamente do teu dispositivo ao servidor do site.
Com VPN, todo o tráfego passa primeiro pelo servidor da VPN antes de seguir para o destino.
Esse caminho extra aumenta o tempo de resposta (latência) e o proprio servidor da vpn pode impor limites de velocidade ou ter congestionamento. 

Tens que reportar isso diretamente ao helpdesk da empresa e ver o que eles sugerem. 

um bem haja 

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • November 25, 2025

Boa tarde,

Agradecemos a sua mensagem ​@Bruno.M.M.Silva e ajuda do ​@Bruno Aleixo em esclarecer.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Olá,

já falei com departamento de IT da empresa e disseram que está tudo bem do lado deles.

Falei com outros colegas da empresa e quem tem 1GB contratado consegue mais de 800MB de download com o portátil e VPN da empresa.

Eu com dois serviços fixos na NOS, num serviço fico capado a 80MB quando no outro serviço não fico.

Há algo que está a limitar a velocidade pois bate sempre nos 80MB e o mais engraçado é que consigo mais em HFC do que em FTTH.

Paciência.

Obrigado a todos pelos vossos esclarecimentos e apoio.

Olaf
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • November 25, 2025

e sem vpn?

Forum|alt.badge.img+1
  • Super User
  • November 25, 2025

Boa noite, penso que está fácil de entender que o problema está na comunicação entre os dois aparelhos. É normal escutar que está tudo bem, mas de facto, para o utilizador final, não está. Veja se consegue um técnico com reais conhecimentos nestes casos. Poderá não se barato mas tem melhores possibilidades de resolver o problema. 

Guimas
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • November 25, 2025

Olá,

já falei com departamento de IT da empresa e disseram que está tudo bem do lado deles.

Falei com outros colegas da empresa e quem tem 1GB contratado consegue mais de 800MB de download com o portátil e VPN da empresa.

Eu com dois serviços fixos na NOS, num serviço fico capado a 80MB quando no outro serviço não fico.

Há algo que está a limitar a velocidade pois bate sempre nos 80MB e o mais engraçado é que consigo mais em HFC do que em FTTH.

Paciência.

Obrigado a todos pelos vossos esclarecimentos e apoio.

Não digo que realmente não possa ser algo do lado .. talvez do router em si. O problema é chegar a essa conclusão. O apoio da NOS não te vai ajudar porque não me parece que tenha ferramentas para avaliar o serviço de uma vpn, tinha que haver mais pessoas a reportar aqui o mesmo problema.

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • November 25, 2025

@Bruno.M.M.Silva, lamentamos a situação. 

Em alternativa, e tratando-se de um tema de Microinformatica, pode entrar em contacto com o Parceiro NOS a PC Medic. 

Obrigado,