Header

Velocidade da Internet fixa


Venho aqui expor e tentar perceber uma coisa:

Tenho internet fixa com router em casa ; tinha 200megas e mudei para 500 megas para ser mais rápida; No dia 24 de agosto de 2022 o meu filho que estava em casa ligou a dizer que a internet estava lentíssima já com os 500 megas. Liguei para o apoio ao cliente e blá blá blá com desculpas e mais desculpas. Como desde o inicio do contrato adquiri 3 plumes para estender o sinal ( os quais dão para criar uma rede há parte do router as coisas sempre funcionaram( o routr com hi-fi normal e os plumes pelo hi-fi que pode ser criado há parte… Para minha admiração veem dizer que que cortaram o acesso que tinha há internet pelo router e que apenas ficou o dos plumes porque há incompatibilidade com os dois hi-fi mesmo o dos plumes deixar criar uma rede há parte…. Fiquei a olhar pois nem o apoio ao cliente sabia que os plumes podem funcionar numa rede diferente…. O que é certo é que deixei de ter acesso ao hi-fi pelo router  rede normal ) por onde sempre acedi. Dizem que a velocidade da net contratada ( 500 megas ) pelo hi-fi do router tem incompatibilidade com as plumes apesar de se poder criar uma rede diferente. Será ? O que é certo é que sempre funcionou assim  e nunca houve incompatibilidade até me ter queixado da velocidade da net desta vez ( já tinha acontecido mais vezes  a 200 megas), e nunca me foi dito que haveria incompatibilidade….. Neste caso tenho um router que não me garante a velocidade contratada pois dizem que tem que estar com um cabo de ligação ao computador etc etc etc  ou seja: para contratar tudo bem pois pagamos o aumento de velocidae mas depois piora e há incompatibilidade quando nunca houve? Neste momento tenho um router mas para ter internet tenho que aceder a outra rede ( pelos plumes que estoua pagar quase 5€ todos os meses)? Se alguém me for a casa e quiser dar a passe da internet não serve o router!!!!! Afinal que raio de serviço tenho se tenho um router e adquiri os plumes para estender o sinal há parte do router  e agora só indo pelos plumes ( em que o nome da rede é diferente e a palavra passe também) é que tenho net?

Alguém me sabe explicar!!! Isto parece mais uma da nós….

Joaquim Agudo

Guimas 1 ano atrás

Se quer testar por wifi ou por cabo isso é o cliente que tem de ter noção que por wifi não dá para garantir os 500mbps.

“Além disso não vejo qualquer razão para existirem problemas em ter duas redes wifi activas, se assim fosse não haveria nenhuma boa razão para o router já vir com duas redes activas. “ -  O wifi transmite-se por canais. do 1 ao 13. Quantas mais redes de wifi existirem mais canais vão ficar sobrecarregados e o wifi mais fraco. Não é se calhar algo notável ao utilizador mas ter só os plumes a trabalhar é melhor que ter os plumes mais o router.

Ver pergunta inicial

13 Comentários

Reputação 5
Crachá

Venho aqui expor e tentar perceber uma coisa:

Tenho internet fixa com router em casa ; tinha 200megas e mudei para 500 megas para ser mais rápida; No dia 24 de agosto de 2022 o meu filho que estava em casa ligou a dizer que a internet estava lentíssima já com os 500 megas. Liguei para o apoio ao cliente e blá blá blá com desculpas e mais desculpas. Como desde o inicio do contrato adquiri 3 plumes para estender o sinal ( os quais dão para criar uma rede há parte do router as coisas sempre funcionaram( o routr com hi-fi normal e os plumes pelo hi-fi que pode ser criado há parte… Para minha admiração veem dizer que que cortaram o acesso que tinha há internet pelo router e que apenas ficou o dos plumes porque há incompatibilidade com os dois hi-fi mesmo o dos plumes deixar criar uma rede há parte…. Fiquei a olhar pois nem o apoio ao cliente sabia que os plumes podem funcionar numa rede diferente…. O que é certo é que deixei de ter acesso ao hi-fi pelo router  rede normal ) por onde sempre acedi. Dizem que a velocidade da net contratada ( 500 megas ) pelo hi-fi do router tem incompatibilidade com as plumes apesar de se poder criar uma rede diferente. Será ? O que é certo é que sempre funcionou assim  e nunca houve incompatibilidade até me ter queixado da velocidade da net desta vez ( já tinha acontecido mais vezes  a 200 megas), e nunca me foi dito que haveria incompatibilidade….. Neste caso tenho um router que não me garante a velocidade contratada pois dizem que tem que estar com um cabo de ligação ao computador etc etc etc  ou seja: para contratar tudo bem pois pagamos o aumento de velocidae mas depois piora e há incompatibilidade quando nunca houve? Neste momento tenho um router mas para ter internet tenho que aceder a outra rede ( pelos plumes que estoua pagar quase 5€ todos os meses)? Se alguém me for a casa e quiser dar a passe da internet não serve o router!!!!! Afinal que raio de serviço tenho se tenho um router e adquiri os plumes para estender o sinal há parte do router  e agora só indo pelos plumes ( em que o nome da rede é diferente e a palavra passe também) é que tenho net?

Alguém me sabe explicar!!! Isto parece mais uma da nós….

Joaquim Agudo

Não são incompatíveis, excepto no excesso de profissionalismo e conhecimento dos técnicos da NOS. Já tiveram os 2 a funcionar perfeitamente em minha casa, sem qualquer conflito ou incompatibilidade.

Reputação 7
Crachá +2

Vou lhe tentar explicar o que a pessoa quis dizer:

Basicamente o plume sim, cria uma rede wifi á parte. O apoio sabe disso. O que é recomendado é que se desligue as antenas do router para o wifi do router e o wifi dos plumes não estejam a lutar para funcionar no mesmo espaço. Não é uma questão de incompatibilidade. Se usaram essa palavra, foi mal explicado.

O facto de perder acesso ao wifi do router não lhe deverá afetar, aliás, deverá ser o oposto, deverá utilizar apenas a rede dos plumes.

Relativamente à velocidade tem de testar num pc ligado por cabo de rede. Essa é a maneira mais fidedigna de testar uma velocidade de internet.

Reputação 5
Crachá

Vou lhe tentar explicar o que a pessoa quis dizer:

Basicamente o plume sim, cria uma rede wifi á parte. O apoio sabe disso. O que é recomendado é que se desligue as antenas do router para o wifi do router e o wifi dos plumes não estejam a lutar para funcionar no mesmo espaço. Não é uma questão de incompatibilidade. Se usaram essa palavra, foi mal explicado.

O facto de perder acesso ao wifi do router não lhe deverá afetar, aliás, deverá ser o oposto, deverá utilizar apenas a rede dos plumes.

Relativamente à velocidade tem de testar num pc ligado por cabo de rede. Essa é a maneira mais fidedigna de testar uma velocidade de internet.

Não sei como testar a velocidade do wifi ligado por rede. Quem tem repetidores wireless não quer testar a velocidade por cabo acredito eu.

Além disso não vejo qualquer razão para existirem problemas em ter duas redes wifi activas, se assim fosse não haveria nenhuma boa razão para o router já vir com duas redes activas.

E mais, uma das vantagens anunciadas pela própria NOS é poder configurar redes, por exemplo, para convidados. O único problema que tive com os Plume até ao momento foi mesmo incompetência da NOS.

Reputação 7
Crachá +2

Se quer testar por wifi ou por cabo isso é o cliente que tem de ter noção que por wifi não dá para garantir os 500mbps.

“Além disso não vejo qualquer razão para existirem problemas em ter duas redes wifi activas, se assim fosse não haveria nenhuma boa razão para o router já vir com duas redes activas. “ -  O wifi transmite-se por canais. do 1 ao 13. Quantas mais redes de wifi existirem mais canais vão ficar sobrecarregados e o wifi mais fraco. Não é se calhar algo notável ao utilizador mas ter só os plumes a trabalhar é melhor que ter os plumes mais o router.

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde a todos, 

@JOAQUIM ANTONIO ROSA AGUDO, seja bem-vindo ao Fórum NOS. 

O @Guimas deu uma boa ajuda. 

Sugerimos que teste o acesso como sugerido pelo @Guimas, e bem, por favor. 

Obrigado

As sugestões eu até compreendo. Não compreendo é porque unicamente agora ( passados 3 ou 4 anos é que há incompatibilidade ou o que queiram chamar do router com os plumes quando nunca houve.

Se quer testar por wifi ou por cabo isso é o cliente que tem de ter noção que por wifi não dá para garantir os 500mbps.

“Além disso não vejo qualquer razão para existirem problemas em ter duas redes wifi activas, se assim fosse não haveria nenhuma boa razão para o router já vir com duas redes activas. “ -  O wifi transmite-se por canais. do 1 ao 13. Quantas mais redes de wifi existirem mais canais vão ficar sobrecarregados e o wifi mais fraco. Não é se calhar algo notável ao utilizador mas ter só os plumes a trabalhar é melhor que ter os plumes mais o router.

Neste caso não há pelo wi-fi nem pelos plumes...Certo? Então continuo a pagar por uma coisa que nunca tenho garantida.

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde @JOAQUIM ANTONIO ROSA AGUDO

Compreendemos o que nos indica, no entanto, atendendo ao que indicado pelo @Guimas. A modalidade de ligação sugerida, é esta. 

Não, ao desligar o serviço wireless, apenas do Router os plume continuam a imitir a rede wireless, uma vez que o POD principal encontra-se ligado por cabo de rede ao Router. 

Obrigado

Se quer testar por wifi ou por cabo isso é o cliente que tem de ter noção que por wifi não dá para garantir os 500mbps.

“Além disso não vejo qualquer razão para existirem problemas em ter duas redes wifi activas, se assim fosse não haveria nenhuma boa razão para o router já vir com duas redes activas. “ -  O wifi transmite-se por canais. do 1 ao 13. Quantas mais redes de wifi existirem mais canais vão ficar sobrecarregados e o wifi mais fraco. Não é se calhar algo notável ao utilizador mas ter só os plumes a trabalhar é melhor que ter os plumes mais o router.

Neste caso não há pelo wi-fi nem pelos plumes...Certo? Então continuo a pagar por uma coisa que nunca tenho garantida.

Paga-se pelos plumes para ampliar o sinal …. Não é resposta ou não pode haver uma relação entre os plumes e o hi-fi certo? No router nunca se consegue atingir os 500megas. Para se conseguir estender o sinal na casa ( por isto e por aquilo) aquire-se e paga-se os plumes e depois ou tenho ligado aos plumes ou aos router? Algo não bate bem e estou a ser roubado pela nós pois não me garante o que contrato.. Correto?

 

Reputação 7
Crachá +6

@JOAQUIM ANTONIO ROSA AGUDO

A solução Power Wi-Fi (plume) visam a propagação das ondas wireless para que consiga ter uma abrangência de sinal superior do que apenas com um único equipamento. Isto, devido aos diversos factores que influenciam a propagação das ondas wireless. 

Deste modo, não tem que ver com a velocidade. No entanto, é necessário despistar o porquê das velocidades e, por isso, foi sugerido desligar a rede wireless que é emitida pelo Router NOS, deixando apenas a emissão da rede dos pods (plumes). 

Experimente e, por favor, dê-nos o seu feedback. 
Obrigado 

Boa tarde @JOAQUIM ANTONIO ROSA AGUDO

Compreendemos o que nos indica, no entanto, atendendo ao que indicado pelo @Guimas. A modalidade de ligação sugerida, é esta. 

Não, ao desligar o serviço wireless, apenas do Router os plume continuam a imitir a rede wireless, uma vez que o POD principal encontra-se ligado por cabo de rede ao Router. 

Obrigado

Sim eu entendi. Não sou chinês…. Mas não sou obrigado a ter plumes para ter a velocidade da net contratada e o que a nós fez foi desligar o wi-fi do router e ter que ficar apenas com os plumes. Sempre funcionou bem com o router e adquiri os plumes porque nos quartos o sinal era fraco e tive o meu filho a trabalhar em teletrabalho ; foi criada uma rede independente dos plumes , há parte do router e trabalhava bem mas há dois dias ficou lentissima; isto só aconteceu agora … Deixei de ter o wi-fi pelo router ( que usava diáriamente  e tive que passar uma rede diferente pelos plumes. Neste caso não tenho net pelo router mas sim pelos plumes. Se entregar os plumes e deixar de pagar por eles deixo de ter net quando a pago( duas vezes neste caso) Cert?

 

Reputação 7
Crachá +2

Boa tarde @JOAQUIM ANTONIO ROSA AGUDO

Compreendemos o que nos indica, no entanto, atendendo ao que indicado pelo @Guimas. A modalidade de ligação sugerida, é esta. 

Não, ao desligar o serviço wireless, apenas do Router os plume continuam a imitir a rede wireless, uma vez que o POD principal encontra-se ligado por cabo de rede ao Router. 

Obrigado

Sim eu entendi. Não sou chinês…. Mas não sou obrigado a ter plumes para ter a velocidade da net contratada e o que a nós fez foi desligar o wi-fi do router e ter que ficar apenas com os plumes. Sempre funcionou bem com o router e adquiri os plumes porque nos quartos o sinal era fraco e tive o meu filho a trabalhar em teletrabalho ; foi criada uma rede independente dos plumes , há parte do router e trabalhava bem mas há dois dias ficou lentissima; isto só aconteceu agora … Deixei de ter o wi-fi pelo router ( que usava diáriamente  e tive que passar uma rede diferente pelos plumes. Neste caso não tenho net pelo router mas sim pelos plumes. Se entregar os plumes e deixar de pagar por eles deixo de ter net quando a pago( duas vezes neste caso) Cert?

 

Que confusão .. o que não percebeu dos meus comentários? Leia novamente pf.

Reputação 5
Crachá +1

Boa tarde , @JOAQUIM ANTONIO ROSA AGUDO

Queria lembrar que as aplicações NOS NET para o router e HOME PASS para os plumes permitem-lhe fazer a gestão das redes wifi e verificar das melhores velocidades e dos canais que estão a ser utilizados nas redes wifi.

Quando instalei os plumes em minha casa deixei durante uns tempos as redes do router ligadas, mas depois segui as recomendações e acabei por desligar as redes wifi do router.  Trabalhando apenas com a rede wifi dos plumes creio ter a minha rede devidamente otimizada. Tenho a velocidade máxima no plume ligado por cabo de rede ao router e boas velocidades através dos outros dois plumes.

Assim, não tenho os canais da rede wifi do router a competir no mesmo espaço com as redes wifi dos plume, ficando estes com todos os canais disponíveis para escolher as melhores condições de transmissão.

Isso não quer dizer que eu não venha a decidir voltar a ligar alguma das redes do router porque a NOS não me vai impedir de o fazer. Se quiser ter uma das redes do router ligada apenas quando tem visitas pode fazer essa gestão.

Comentário