Skip to main content
Header
Megabyte
August 28, 2025

Velocidade da Internet bem abaixo da Contratada

Boa noite

Esta semana renegociei o contrato passando a ligação fixa de internet de 200/20 Mbps para 1000/100 Mbps HFC.

Recebi hoje o router Hitron Chita Hub5 e após a instalação tenho velocidades de download bem abaixo do contratado e por vezes abaixo do que tinha antes.

Até ontem com o Power Router a velocidade de download andava entre 170 a 198 Mbps (por vezes ate chegava a 201 Mbps)

Neste momento com o novo router oscila entre 85 a 280 Mbps de download.

Ou seja fiquei no maximo igual ao que tinha e muitas vezes pior.

Alguma dica? Ja reiniciei o router e nada mudou. 

Estou a testar por cabo Gigabit, usando a aplicação de teste de velocidade da NOS e m diversos browsers.

O Speedtest da Ookla da basicamente os mesmos resultados. 

17 Comentários

Jorge C
Super User
Super User
September 2, 2025

@LRangel caso pretenda ter um valor representativo da realidade, sugiro o seguinte: 

1. Faça o teste com o Windows em modo de segurança com rede sem Wi-Fi; 

2. Desligue no router o Wi-Fi e todos os dispositivos ligados por cabo de rede;  

3. Faça o teste por cabo de rede (CAT5E ou superior) no site da NOS;

4. Medir a Velocidade da Internet - Speedtest | NOS

Partilhe feedback com a comunidade. 

Obrigado.

João H.
Gestor da comunidade
September 3, 2025

Boa tarde ​@LRangel,

Agradecemos a sua mensagem e partilha do ​@Jorge C.

Sugerimos que teste com um outro equipamento.

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.
LRangelAutor
Megabyte
September 3, 2025

Ok, 

Duas conclusões que ja tirei (testes sempre com PC ligado por cabo Cat 6) 

1) O teste de velocidade ds NOS tem piores resultados quando executado no Firefox (com todas as atualizações feitas). So tenho o adblocker ativo, mais nenhum plug-in. Depois quando estiver em casa posso testar sem o adblocker.

2) Se medir a velocidade através do Router asus rt-ac68u (modo bridge) as velocidades ficam limitadas. O próprio router tem um teste de velocidade e fica limitado a 250-260 Mbps de download. Está ligado por cabo Cat 5E e tem portas gigabit.

Nao sei se é alguma limitacao do Router, mas estou ciente que tenho que medir com o PC diretamente ligado ao router da NOS.

Vou tentar arranjar um outro PC e testar novamente a noite. 

Jorge C
Super User
Super User
September 3, 2025

Bom dia ​@LRangel,

Sugiro que teste diretamente no router da NOS com o seu router desligado.

Obrigado. 

LRangelAutor
Megabyte
September 3, 2025

Teste efetuado em outro PC mais recente. 

Velocidade de DL 926 Mbps. 

Através do router da Asus a limitação manteve-se.

Mas isso é outro tema.

Já cancelei a visita técnica.

O meu PC I7 com uma board Asus P6T e porta de de rede Gigabit, afinal nao suporta mais de 400 e tal Mbps. É um PC de 2010 mas esperava mais.

Assunto encerrado, as minhas desculpas a NOS. 

Jorge C
Super User
Super User
September 3, 2025

Boa noite ​@LRangel

Fico satisfeito que tenha resolvido 😊 

Caso tenha mais questões partilhe com a comunidade. 

Obrigado.

João H.
Gestor da comunidade
September 4, 2025

Boa tarde,

Agradecemos o seu testemunho sobre este tema ​@LRangel.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.