Skip to main content
Header

Velocidade da Internet bem abaixo da Contratada


Boa noite

Esta semana renegociei o contrato passando a ligação fixa de internet de 200/20 Mbps para 1000/100 Mbps HFC.

Recebi hoje o router Hitron Chita Hub5 e após a instalação tenho velocidades de download bem abaixo do contratado e por vezes abaixo do que tinha antes.

Até ontem com o Power Router a velocidade de download andava entre 170 a 198 Mbps (por vezes ate chegava a 201 Mbps)

Neste momento com o novo router oscila entre 85 a 280 Mbps de download.

Ou seja fiquei no maximo igual ao que tinha e muitas vezes pior.

Alguma dica? Ja reiniciei o router e nada mudou. 

Estou a testar por cabo Gigabit, usando a aplicação de teste de velocidade da NOS e m diversos browsers.

O Speedtest da Ookla da basicamente os mesmos resultados. 

17 Comentários

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • August 28, 2025

Boa noite, ​@LRangel 

Lamentamos a situação e vamos ajudar.

Sugerimos que efetue um despiste técnico no seu serviço de internet.

Pode verificar como fazê-lo em:

Ficamos a aguardar o seu feedback.

Obrigado.


  • Autor
  • Megabyte
  • August 28, 2025

Ja fiz e nada foi detectado. Tenhia impressão qie esse despiste nao deve verificar a velocidade da linha com a velocidade contratada. 


  • Autor
  • Megabyte
  • August 28, 2025

Telefonei ao 16990 e depois de quase 1 hora a fazer reset ao router,  testes com 1PC, 1 portátil, 2 cabos de rede, outro router Asus em modo bridge, todos a darem os mesmo resultados, a atendente da NOS diz que deve ser um problema nos meus  equipamentos ?? Sugere chamar o apoio da. PC clínic! 

Isso é um absurdo. Eu sou programador informático ha 35 anos e isso não faz sentido.

Utilizo o portátil na casa dos meus pais ligado por cabo. Eles tem Vodadone fibra de 1Gbps e la tenho velocidades superiores a 950 Mbps.

Que desilusão o apoio da NOS...


Guimas
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • August 28, 2025

Se tens o da asus desligado e depois do reset de fábrica testaste a ligação por cabo ao pc e portatil dando a mesma velocidade, eu diria que tem de ser agendado um técnico


  • Autor
  • Megabyte
  • August 29, 2025

 

Pelo que andei a pesquisar, segundo o Regulamento da NOS Regulamento_2120 _ NOS_Comunicacoes.pdf  eu deveria ter no mínimo 800 Mbps:

 

 

Ou é problema do router ou puseram-me com 200/100 se calhar ?


João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • August 29, 2025

Boa tarde ​@LRangel,

Agradecemos a sua mensagem. Vamos ajudar.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil ​@Fórum com o seu NIF.

Obrigado


  • Autor
  • Megabyte
  • September 2, 2025

Ponto de Situação. 

Recebida uma ligação da provedoria hoje, confirmei que estava tudo na mesma (175 Mbps de DL / 104 Mbps de UL). 

Agendaram uma visita técnica para a quinta feira (04/09).

 


Jorge C
Super User
Forum|alt.badge.img+4
  • Super User
  • September 2, 2025

Boa tarde ​@LRangel,

Sugiro que faça o teste com o Windows em modo de segurança com rede.

Partilhe feedback com a comunidade.

Obrigado.


Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • September 2, 2025

@LRangel, boa noite. 

Após a deslocação, por favor, dê-nos o seu feedback. 
Obrigado, 


  • Autor
  • Megabyte
  • September 2, 2025

Boa tarde ​@LRangel,

Sugiro que faça o teste com o Windows em modo de segurança com rede.

Partilhe feedback com a comunidade.

Obrigado.

Agora tanto em Modo de segurança ou não, a velocidade oscila entre 270  a 435.

Já reparei também que no Firefox as velocidades sao mais baixas que no Edge ou no Chrome. 


Jorge C
Super User
Forum|alt.badge.img+4
  • Super User
  • September 2, 2025

@LRangel caso pretenda ter um valor representativo da realidade, sugiro o seguinte: 

  1. Faça o teste com o Windows em modo de segurança com rede sem Wi-Fi; 

  2. Desligue no router o Wi-Fi e todos os dispositivos ligados por cabo de rede;  

  3. Faça o teste por cabo de rede (CAT5E ou superior) no site da NOS;

  4. Medir a Velocidade da Internet - Speedtest | NOS

Partilhe feedback com a comunidade. 

Obrigado.


João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • September 3, 2025

Boa tarde ​@LRangel,

Agradecemos a sua mensagem e partilha do ​@Jorge C.

Sugerimos que teste com um outro equipamento.

Obrigado


  • Autor
  • Megabyte
  • September 3, 2025

Ok, 

 

Duas conclusões que ja tirei (testes sempre com PC ligado por cabo Cat 6) 

 

1) O teste de velocidade ds NOS tem piores resultados quando executado no Firefox (com todas as atualizações feitas). So tenho o adblocker ativo, mais nenhum plug-in. Depois quando estiver em casa posso testar sem o adblocker.

 

2) Se medir a velocidade através do Router asus rt-ac68u (modo bridge) as velocidades ficam limitadas. O próprio router tem um teste de velocidade e fica limitado a 250-260 Mbps de download. Está ligado por cabo Cat 5E e tem portas gigabit.

Nao sei se é alguma limitacao do Router, mas estou ciente que tenho que medir com o PC diretamente ligado ao router da NOS.

 

Vou tentar arranjar um outro PC e testar novamente a noite. 


Jorge C
Super User
Forum|alt.badge.img+4
  • Super User
  • September 3, 2025

Bom dia ​@LRangel,

Sugiro que teste diretamente no router da NOS com o seu router desligado.

Obrigado. 


  • Autor
  • Megabyte
  • September 3, 2025

Teste efetuado em outro PC mais recente. 

Velocidade de DL 926 Mbps. 

Através do router da Asus a limitação manteve-se.

Mas isso é outro tema.

Já cancelei a visita técnica.

 

O meu PC I7 com uma board Asus P6T e porta de de rede Gigabit, afinal nao suporta mais de 400 e tal Mbps. É um PC de 2010 mas esperava mais.

 

Assunto encerrado, as minhas desculpas a NOS. 


Jorge C
Super User
Forum|alt.badge.img+4
  • Super User
  • September 3, 2025

Boa noite ​@LRangel

Fico satisfeito que tenha resolvido 😊 

Caso tenha mais questões partilhe com a comunidade. 

Obrigado.


João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • September 4, 2025

Boa tarde,

Agradecemos o seu testemunho sobre este tema ​@LRangel.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado