Skip to main content
Aqui está a situação.

Á quase um mês arranjei o pacote de internet fixa de VELOCIDADE de 20mb MÀXIMA, mas eu sei como isto das antenas funciona e no primeiro dia com o router no modo de 4G conseguia obter entre os 14 e os 18 mb (razoável), no dia seguinte a velocidade tinha caido para cerca de 2 a 4 mb, fiz o teste com os dados móveis e descobri que também tinham caído, ou seja ainda não estava a ser cortada a velocidade, mudei para 3G e consegui manter a net entre os 12 e os 16 (ainda está bom). Agora passadas cerca de 3 semanas a internet está a ser abrandada pois ao fazer um teste de velociade tenho entre 2 e 3 mb (horrível) tanto em 3G como 4G, enquanto no telemóvel com os dados móveis em 4G tenho cerca de 14 mb (prova de que está a ser abrandada). Estes testes foram feitos quase encostado ao router e em vários sítios para eliminar a hipótese de ser interferência causada por objetos.

Agora gostava de saber o PORQUÊ. Nem 1 mês tenho o pacote e já andam a cortar.
O Traffic shaping existe em todos os ISP’s e é usado para network traffic engineering ou seja manter as redes com padrões mínimos de usabilidade para que o caos não se torne regra. Nao entender a importância da sua existência faz com que uma grande percentagem de clientes o veja como algo aplicado pelos ISP’s só porque sim…

Mas não é sobre o possível Traffic shaping que queria escrever…

Quero deixar a minha opinião quanto a lógica dos testes descritos.

Partindo do princípio (porque na realidade desconheço) que as redes 3/4G têm os mesmos níveis de performance independentemente dos equipamentos terminais e dos serviços contratados, quando usa um router (...quase encostado…) em vez do smartphone, está a usar um meio adicional chamado wi-fi. Verificou as condições dos canais? Acredito que algumas das restrições verificadas possam ser originadas por estrangulamento no wi-fi. Dos 11 canais da banda 2.4Ghz apenas 3 não se sobrepõem...
Consegues fazer os testes por cabo de rede?
O Traffic shaping existe em todos os ISP’s e é usado para network traffic engineering ou seja manter as redes com padrões mínimos de usabilidade para que o caos não se torne regra. Nao entender a importância da sua existência faz com que uma grande percentagem de clientes o veja como algo aplicado pelos ISP’s só porque sim…

Partindo do princípio (porque na realidade desconheço) que as redes 3/4G têm os mesmos níveis de performance independentemente dos equipamentos terminais e dos serviços contratados, quando usa um router (...quase encostado…) em vez do smartphone, está a usar um meio adicional chamado wi-fi. Verificou as condições dos canais? Acredito que algumas das restrições verificadas possam ser originadas por estrangulamento no wi-fi. Dos 11 canais da banda 2.4Ghz apenas 3 não se sobrepõem...

Haja paciência ..................😀🤓😫🤤😴

Não é problema de canais de wifi nem interferência entre telemóvel e router, pois a única rede que apanho é a minha, não existe mais nenhuma, ou seja o canal nem interessa e mesmo com interferência conseguiria passar do 20 ou 30 mb com wifi e não é esse o caso
Consegues fazer os testes por cabo de rede?

Consigo, mas os testes de velocidade no pc dão o mesmo resultado e o pc têm uma ligação ao router de cerca de 70/80 mb, usei o iperf para testar a transmição de informação entre o meu pc em wifi e outro pc em cabo, por isso não se trata de problemas do meu lado. Já liguei e aparentemente é uma "política de responsabilidade"

Não é problema de canais de wifi nem interferência entre telemóvel e router, pois a única rede que apanho é a minha, não existe mais nenhuma, ou seja o canal nem interessa e mesmo com interferência conseguiria passar do 20 ou 30 mb com wifi e não é esse o caso

Concerteza nao sera o caso (ate porque parece estar fora de aglomerado habitacional), mas fica a informaçao na mesma. O facto de nao serem detetadas outras redes na visinhança nao significa que a banda de frequencias usadas no wi-fi esteja livre de interferencias. Para alem de routers, PC's, smartphones, tablets, etc, existem outros equipamentos que operam em frequencias proximas e que podem interferir no funcionamento dos primeiros. Exemplo: Fornos Micro-Ondas.

Não é problema de canais de wifi nem interferência entre telemóvel e router, pois a única rede que apanho é a minha, não existe mais nenhuma, ou seja o canal nem interessa e mesmo com interferência conseguiria passar do 20 ou 30 mb com wifi e não é esse o casoConcerteza nao sera o caso (ate porque parece estar fora de aglomerado habitacional), mas fica a informaçao na mesma. O facto de nao serem detetadas outras redes na visinhança nao significa que a banda de frequencias usadas no wi-fi esteja livre de interferencias. Para alem de routers, PC's, smartphones, tablets, etc, existem outros equipamentos que operam em frequencias proximas e que podem interferir no funcionamento dos primeiros. Exemplo: Fornos Micro-Ondas.

Eu sei o que pode causar interferência mas não é esse o caso pois o uso de internet máximo varia dependendo do site, se eu verificar a internet a ser utilizada no youtube, é um valor num site de testes é outro se abrir os 2 fico com a soma.

Comentário