Skip to main content
Header
Pergunta

velocidade

• August 25, 2026
  • 9 comentários
  • 27 visualizações

Boa tarde.

Tenho contratado 200mb de velocidade mas os testes não vão além dos 20mb. Podem ajudar?

9 Comentários

Jorge C
Super User
Forum|alt.badge.img+4
  • Super User
  • August 25, 2026

Boa tarde ​@Artur Mestrinho

Por favor detalhe se está a referir-se à internet fixa, móvel ou no telemóvel. 

De seguida seria importante explicar como fez o teste.

Obrigado.

Agradecer desde já a resposta, Jorge.

Internet fixa por Wi-Fi. Fiz o teste através do vosso site, através do telemóvel.

Obrigado

Jorge C
Super User
Forum|alt.badge.img+4
  • Super User
  • August 25, 2026

Agradecer desde já a resposta, Jorge.

Internet fixa por Wi-Fi. Fiz o teste através do vosso site, através do telemóvel.

Obrigado

A velocidade máxima é garantida apenas por cabo, sugiro que faça o teste neste moldes.

Partilhe feedback connosco. 

Obrigado.

Infelizmente o meu portátil não veio equipado com essa saída, e não tenho algo para contornar a situação. 

Efetuei por wifi um teste no portátil, lateral ao router, e atingiu 41mbp.

Jorge C
Super User
Forum|alt.badge.img+4
  • Super User
  • August 25, 2026

Infelizmente o meu portátil não veio equipado com essa saída, e não tenho algo para contornar a situação. 

Efetuei por wifi um teste no portátil, lateral ao router, e atingiu 41mbp.

Obrigado pelo feedback.

Nesse caso, poderá ser importante verificar a banda e o protocolo Wi-Fi utilizados pelo portátil.

Se o equipamento estiver ligado através de 2,4 GHz / Wi-Fi 4 (802.11n), a velocidade poderá ficar bastante limitada, mesmo estando próximo do router. Sempre que possível, deverá testar através da rede 5 GHz, caso o router e o portátil sejam compatíveis.

Pode verificar nas propriedades da ligação Wi-Fi do portátil qual o protocolo utilizado (802.11n/ac/ax) e a banda/frequência a que se encontra ligado?

Se partilhar essa informação, será mais fácil perceber se os cerca de 41 Mbps poderão estar relacionados com a ligação Wi-Fi do próprio equipamento.

Obrigado.

Guimas
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • August 25, 2026

O expectavel será 45 mbps ± por wifi com a rede 2,4ghz. Assumo que tenha feito com essa? Agora para ter os 200mbps terá que usar 5ghz por wifi ou cabo de rede

Viva Senhores, e obrigado pelo tempo.

Confirmo 2.4Gh.  A descrição da ligação é: Realtek 8821CE wireless lan 802.11ac pci-e nic.

Obrigado

As propriedades da ligação diz que a velocidade de transmissao/receção são 65/65.

Não sei se ajuda esta informação.

Obrigado

Jorge C
Super User
Forum|alt.badge.img+4
  • Super User
  • August 25, 2026

Viva Senhores, e obrigado pelo tempo.

Confirmo 2.4Gh.  A descrição da ligação é: Realtek 8821CE wireless lan 802.11ac pci-e nic.

Obrigado

Sugiro que mude para 5 Ghz se o computador permitir que é mais rápido. 

Gestor de Dispositivos → Adaptadores de rede → placa Wi-Fi → Propriedades → Avançadas → Banda preferida → Preferir 5 GHz

Obrigado.