Header

Velociadade lenta no router Router 5.0 FTTH


Boa tarde, o meu serviço contratado é de 500mb e quando faço o speed teste não chega aos 100mb. 

 

 

com esta informação assumo que as portas do router não são giga lan. Como é que resolvo o problema?


24 Comentários

Reputação 7
Crachá +1

Nop, a tua placa de rede é 100/100, está escrito onde diz “velocidade de ligação”. Portantoooo, parece não haver problema nenhum para resolver :) não te preocupes 

podes ver através da linha de comandos também:

https://pplware.sapo.pt/microsoft/windows/velocidade-maxima-placa-rede-windows-10/

um bem haja 

Reputação 7
Crachá +2

Eu faria primeiro um reset de fábrica ao router ( com um palito atrás).

Se após isto persistir a limitação dos 100mbps deve ser ou da placa ou do cabo que utilizes.

Reputação 7
Crachá +2

Está a utilizar um cabo de ethernet compativel com mais de 100mb? Experimente ligar numa outra porta lan

a placa de rede é giga lan e fiz reset de fabrica e está na mesma.

 

 

Reputação 7
Crachá +2

O cabo é compatível? Já tentou noutra entrada LAN?

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @Paulo Breda,

Agradecemos a sua mensagem.

Pelo print que apresenta a ligação está limitada a 100Mbps. Confirme, por favor, qual o modelo da placa de rede através do site do fabricante.

Alternativamente aceda ao “Painel de Controlo” e, em “Centro de rede e partilha”, selecione a ligação ativa e partilhe connosco o print da janela que é aberta do estado da ligação. Esta deverá ser como a apresentada abaixo:

 

Obrigado

 

é igual, sim.

Reputação 7
Crachá +1

Como disse, a tua placa é 100mb máx.

agora isso pode ser limitação fisica da placa ou de software….

https://www.windowsnoticias.com/pt/restaurar-o-Windows-10-para-um-ponto-anterior/

Ve se tens opção de gigabit como diz ai, senão é porque é mesmo da tua placa de rede.

um bem haja 

Boa noite, 

 

Poderá também ser este problema, que é da responsabilidade da NOS:

 

Reputação 7
Crachá +1

Boa noite, 

 

Poderá também ser este problema, que é da responsabilidade da NOS:

 

podia, mas ai nas definições da placa de rede ai aparecer 1Gbps ou 1000 Mbps de qualquer forma, depois não ia é atingir as velocidades. 

um bem haja 

Boa noite, 

 

Poderá também ser este problema, que é da responsabilidade da NOS:

 

é o mais provável...para testar liguei so um switch giga lan ao pc sem ligar ao cabo do router a placa de rede passou de velocidade 100M para 1G. Acho que a causa do problema é mesmo o router, este, pode não suportar giga lan como as placas de rede antigas.

Reputação 7
Crachá +1

Boa noite, 

 

Poderá também ser este problema, que é da responsabilidade da NOS:

 

é o mais provável...para testar liguei so um switch giga lan ao pc sem ligar ao cabo do router a placa de rede passou de velocidade 100M para 1G. Acho que a causa do problema é mesmo o router, este, pode não suportar giga lan como as placas de rede antigas.

Qual é o router que tens? 

Nos mais antigos só a lan 4 é que suportava.

um bem haja 

Boa noite, 

 

Poderá também ser este problema, que é da responsabilidade da NOS:

 

é o mais provável...para testar liguei so um switch giga lan ao pc sem ligar ao cabo do router a placa de rede passou de velocidade 100M para 1G. Acho que a causa do problema é mesmo o router, este, pode não suportar giga lan como as placas de rede antigas.

Qual é o router que tens? 

Nos mais antigos só a lan 4 é que suportava.

um bem haja 

a versão do router é SGDc10000095 e o modelo é Fast5657_GPON

Reputação 7
Crachá +2

é igual, sim.

Atenção, aqui pode dizer 100mbps mas não quer dizer que é da placa do pc. Tens que ir a propriedades - configurar-avançadas-speed and duplex ( e aqui confirmar na lista se tens a opção 1gbps).

é igual, sim.

Atenção, aqui pode dizer 100mbps mas não quer dizer que é da placa do pc. Tens que ir a propriedades - configurar-avançadas-speed and duplex ( e aqui confirmar na lista se tens a opção 1gbps).

 

 

já estava configurado. Acho que tem que vir cá um técnico resolver me a situação.

Reputação 7
Crachá +2

Não me parece. Se fizeste reset de fábrica ( com o palito mesmo) e persiste .. acho que o problema é do teu lado. Nunca vi uma situação que não fosse.

Reputação 1

isso já foi reportado centenas de vezes.

dá para ultrapassar temporariamente, mudando o  cabo de porta, ou trocando de cabo.

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde,

Agradecemos o seu testemunho @pgmss.

O @Guimas partilhou uma boa ajuda e, conseguimos assim valider que o seu computador é dotado das características necessárias para atingir a velocidade contratada.

Pedimos, por favor, que confirme que está a utilizar um cabo de rede CAT 5E ou superior, se possível utilizando um cabo novo com estas características.

Se possível, recomendamos que teste a velocidade e estabilidade utilizando outro equipamento para além do computador que já utiliza.

Confirme-nos também, por favor, se durante os testes que realizou está a utilizar apenas uma ligação ao router, ou seja, sem outros equipamento acessórios ligados, como switches ou repetidores de sinal, e que não tem configurações extra efetuadas no router para além das definições de fábrica do equipamento.

Obrigado

o cabo é cat5e...ligo o switch diretamente ao router a luz é verde se for o pc a luz fica amarela...ou seja...verde está em gigalan e amarela 100mb...parece que vou ter que trocar o cabo 🤔 amanha, com tempo vou fazer um ultimo teste se ficar igual troco o cabo

Reputação 7
Crachá +5

Agradecemos a sua mensagem @Paulo Breda,

Após esse teste, partilhe connosco o seu testemunho. 😊

Adicionalmente, pelo que compreendemos, por vezes atinge velocidades superiores a 100Mbps, trocando a ligação LAN, mas passado algum tempo, volta a ficar limitado a 100mbps, correto? 

Obrigado

No meu caso é permanente esta sempre a 100mbps,  cabo que está instalado é de CAT5E e já tem alguns anos. Ainda não tive disponibilidade para trocar o cabo...assim que trocar, confirmo se o problema foi resolvido. 

Reputação 7
Crachá +5

Boa noite,

Agradecemos a sua mensagem e iremos ficar a aguardar o seu testemunho.

Partilhe connosco quando efetuar o teste. Estamos aqui para ajudar a resolver qualquer tema. 🙂

Obrigado

Já fiz a alteração do cabo e realmente ve s a diferença

 

 

Reputação 7
Crachá +6

Muito obrigado pelo seu feedback, @Paulo Breda
Ficamos contentes que a situação tenha ficado resolvida. 
Qualquer questão que tenha, fale connosco. Estamos aqui para ajudar. 

Comentário