Boas a todos,
Neste meu primeiro tópico necessito da vossa ajuda.
Começando pelo início, vou tentar de forma resumida contar a minha utopia com o "fantastico" router que a NOS instalou ca em casa.
Sou cliente FTTH desde agosto 2021, desde o primeiro dia que utilizei outro router (Tp-Link Archer C6) ligado ao da NOS em modo bridge, ja com anterior operador estava assim. De resalvar que se as coisas funcionam eu não preciso de me chatear e está tudo bem, mas tudo muda quando querem mandar naquilo que é meu.
Ora bem, constantemente, desde o início que volta e meia o router NOS perdia a sincronização PON, cheguei a conclusão que não era um problema da fibra pois consegui medir, e tinha valores ma casa dos -2db, simplesmente o router bloqueava (segundo vários técnicos da NOS) passado algumas horas la voltava a funcionar. Trocaram o router, mas o problema precistia, na maioria da vezes um ligar e desligar 10 ou 11 vezes resolvia, chegou ao ponto de ficar com o router sem sincronização por horas em dias diferentes.
Farto e cansado de não ter respostas decentes, e de perceber que os coitados dos técnicos que vinham cá percebiam menos disto que eu (não sou grande mestre em redes) resolvi gastar dinheiro e por mãos à obra.
Arranjei um ONT (huawei HG8012H), e agora vão perguntar como o fiz funcionar, é simples a sincronização é feita pelo operador, só têm que conseguir as credenciais, e lamento, mas não tenho como ajudar, não porque nao queira, mas porque não tenho como, no meu caso foi um pouco de sorte misturada com bastante estudo e alguma insistência.
Neste momento tenho um ONT ligado a um router Tp-Link Archer AX50 com as devidas VLANs 11 Internet; 12 Telefone; 13 IPTV, tudo funciona, as box fazem todas as funções, e pela primeira vez tenho uma ligação de 550/110mb super estável do início ao fim nos testes e com pings de 2ms.
Tudo está perfeito, com excepção do telefone, infelizmente necessito dele, mas não consigo encontrar informação de como o configurar, sinto que fiz o mais difícil, e agora estou a morrer na praia por causa do telefone.
Vi alguém aqui no forum que usou um Cisco SP112, mas com honestidade, é um investimento demasiado elevado para corrigir um problema que me foi causado pelo operador.
Pergunto se ha alguma forma de usar um telefone SIP, pelo pouco que encontrei o sistema da NOS funciona em IP-Phone, mas como disse, não encontrei grande informação.
Será que algum user me consegue ajudar com este assunto?
Desde já agradeço por qualquer ajuda
Mega abraço