Skip to main content
Header
Megabyte
September 14, 2020

Suporte IPv6

Esta não é a primeira vez que vejo uma questão deste género no fórum, mas parece que a NOS ainda opta por se manter desatualizada face à concorrência.

Atualmente, praticamente todas as operadoras nacionais fornecem aos seus clientes ligações IPv6 na Internet fixa - e até mesmo móvel - sendo que a NOS é a única que ainda se encontra parada no tempo.

Venho a receber promessas de que o suporte a IPv6 nativo iria chegar “em breve” - isto faz mais de 5 anos! Certamente, o IPv6 é algo que uma grande maioria dos clientes pode nem sequer utilizar ou necessitar, mas é um considerável avanço na implementação de tecnologias que, neste ponto, já nem podem ser consideradas “novas”…

A base é: a NOS está desatualizada. E a falta de IPv6 comprova isso.
Não existe justificação para tal quando todas as outras operadoras já o fornecem faz anos.

Faz alguns anos que verifiquei que a NOS estava a testar implementar o Tunnel de IPv6-over-IPv4,. mas isto durou apenas algumas semanas antes de ser totalmente desativado sem motivo aparente.

Portanto, questiono agora como resumo das dezenas de questões similares: quando é que a NOS vai realmente evoluir nas suas tecnologias e implementar de forma nativa o IPv6?

240 Comentários

Tiago Ferreira
Gigabyte
May 28, 2023

O mais vergonhoso é que eu tenho o Giga Router Wi-Fi 6 e nem esse tem o IPv6 ativo. Enfim a NOS no seu melhor 

Tiago F.
Mário P.
Gestor da comunidade
May 28, 2023

Agradecemos a sua sugestão, @Tiago Ferreira

Quando disponibilizarmos o IPv6 vamos informá-los a todos, aqui, no Fórum NOS. 

Fique atento às novidades. 
Obrigado 

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
isplitter
Exabyte
May 28, 2023

Quando vai ser disponibilizado o IPv6 para clientes com o Router Wi-Fi?

Recentemente, em casa de um amigo, confirmei que o Giga Router (no caso o 5 v3, para FTTH) já disponibiliza IPv6.

No entanto,  o IPv6 ainda não está disponível para clientes com o Router Wi-Fi. Não vejo motivo para estes clientes ficarem esquecidos. A NOS devia trabalhar em implementar o IPv6 para todos os clientes. O Firmware do Router Wi-Fi também parece esquecido, precisava de mais atenção.

Já agora, partilho que no Router Wi-Fi (antigo zon Hub) o IPv6 está disponível no modo bridge.

Ativando o modo bridge, e ligando um router na porta 4, é possível ter IPv6 nessa rede.

Olaf
Super User
Super User
May 28, 2023

Boa. Será que dá também noutros equipamentos? É que não é suposto já ter ipv6. 

Mas experimente, @Tiago Ferreira

isplitter
Exabyte
May 28, 2023

Tenho visto com amigos, e quem tem Giga Router já tem IPv6. Só se for por zonas. Como tenho visto que está disponível, pensei que até já era suposto.

Este roll out do IPv6 é vergonhosamente lento...

Mário P.
Gestor da comunidade
May 28, 2023

Agradecemos a partilha, @isplitter. 😉
Assim que tivermos mais informações partilharemos, aqui, com a comunidade. 
Obrigado 

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
Tiago Ferreira
Gigabyte
May 28, 2023

Em vez de reclamarmos aqui, abram todos aqueles que puderem reclamação no livro de reclamações online ou numa loja NOS e mesmo que a NOS não se mexa, pelo menos contribuímos para que todos os anos quando são feitas as estatísticas de qual é a operadora mais reclamada, a NOS ser a mais reclamada e ficar mal vista perante o mercado Português e passar uma imagem negativa para os consumidores.

Tiago F.
isplitter
Exabyte
May 28, 2023

Acredito que seja por zonas. Experimentei agora ligar um router que tenho diretamente ao ONT, colocando a VLAN tag 11, que corresponde a DATA WAN da NOS, e tenho IPv6.

Ou seja tenho IPv6 em diferentes configurações, e ele já está disponível na infraestrutura da NOS, contudo se utilizar o Router Wi-Fi tal como me foi fornecido não tenho IPv6.

Petabyte
May 29, 2023

Em vez de reclamarmos aqui, abram todos aqueles que puderem reclamação no livro de reclamações online ou numa loja NOS e mesmo que a NOS não se mexa, pelo menos contribuímos para que todos os anos quando são feitas as estatísticas de qual é a operadora mais reclamada, a NOS ser a mais reclamada e ficar mal vista perante o mercado Português e passar uma imagem negativa para os consumidores.

A NOS não fica mal vista porque compra prémios de melhor rede e depois espeta nos anúncios 🤣

ROR00000000044710347 @EuSó reclamei de novo para saber se a provedoria me explica a dualidade de critérios.
Kilobyte
June 3, 2023

Por aqui o IPV 6 já cá canta.

Routet Giga

velocidade 1GB/200

Sobrado-Valongo