Skip to main content
Header
Megabyte
October 14, 2017

Speedtester da NOS - Vírus

Aconselho os clientes de serviço de internet da NOS a lerem a seguinte publicação, que alerta para o facto da NOS, através da sua aplicação Speedtester, andar alegadamente a infectar as os PC's dos utilizadores com vírus bem como alegadamente andar a recolher dados pessoais dos mesmos através de ligação insegura e que alegadamente em nada estão relacionados com o propósito da aplicação.

https://blol.org/2300-novo-speedtester-da-nos

35 Comentários

October 15, 2017
    Mas mais grave que isto tudo, nao existe um comunicado da NOS a pedir desculpa aos clientes e a tentar justificar esta situaçao grave?
    E a entidade reguladora também nao diz nada?
    Pelo menos tentavam lavar as maos como Pilatos fez.
    Patricia A.
    Moderador
    October 15, 2017
    Olá a todos,
    A segurança informática é para a NOS uma prioridade. A aplicação disponibilizada não tem qualquer tipo de malware. Como qualquer ficheiro executável pode indicar falsos positivos.
    Contudo, a partir do momento em que um só cliente levanta dúvidas sobre o nível de segurança do speedtester disponibilizado, que permitia medir velocidade até um giga, é para a NOS motivo suficiente para que se repitam os testes de segurança, mesmo que preventivamente e sem qualquer indício de que exista risco real.
    Queremos que os restantes clientes possam ter disponível o serviço de medição de velocidade da sua internet, pelo que foi reposta, temporariamente, a ferramenta anterior.
    Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
    Armindo Mateus
    Super User
    Super User
    October 15, 2017
    Olá a todos,
    A segurança informática é para a NOS uma prioridade. A aplicação disponibilizada não tem qualquer tipo de malware. Como qualquer ficheiro executável pode indicar falsos positivos.
    Contudo, a partir do momento em que um só cliente levanta dúvidas sobre o nível de segurança do speedtester disponibilizado, que permitia medir velocidade até um giga, é para a NOS motivo suficiente para que se repitam os testes de segurança, mesmo que preventivamente e sem qualquer indício de que exista risco real.
    Queremos que os restantes clientes possam ter disponível o serviço de medição de velocidade da sua internet, pelo que foi reposta, temporariamente, a ferramenta anterior.

@Patricia A. nao vou alimentar polemicas,mas...
    A resposta que deu é "politicamente correcta" mas tecnicamente a vosso teste de velocidade comporta-se exactamente como os "malware", recolhe e executa comandos que nao necessita para um teste velocidade e para o qual nao pede permissao.Alias por isso os antivirus o marcam como "malware" .Agora se a informaçao e bem ou mal utililizada é outra questao.O problema é quebrar-se a confiança e a NOS nao tinha necessidade de quebrar a confiança.E eu sou daqueles que prezo muito a minha privacidade e como ja disse anteriormente nao tenho nada a esconder, mas sou eu que decido isso e nao vos(a NOS).

Abraco
    October 15, 2017
    O @Armindo Mateus tem razao, o problema é como essa informaçao é utilizada, e há bem pouco tempo tivemos a noticia de que a NOS, MEO e a EDP partilhavam a base de dados dos seus clientes.

Ninguém tem dúvidas de que todas as empresas procuram recolher informaçao dos seus clientes, a diferença é de que algumas avisam e outras nao, e nesse contexto estar a pedir a confiança dos clientes, parece-me um bocado utópico.

Continuo a insistir de que era necessário um comunicado oficial da NOS, tanto para acalmar os clientes, como para limpar a imagem da empresa.
    SergioGAutor
    Megabyte
    October 15, 2017
    Pois! Não vou acrescentar mais nada aquilo que o @Armindo Mateus e o @HASPT publicaram porque estou plenamente de acordo com os seus comentários. Vou apenas dizer que os argumentos expressos na publicação que revelou e analisou esta ferramenta têm muito mais sentido do que um apenas "...não tem qualquer tipo de Malware." por parte da NOS.
    Para finalizar vou apenas deixar uma ligeira provocação: "para que raio quer a NOS uma aplicação que meça velocidade até um giga se não têm condições para fornecer tal velocidade?!?!".
    Para refletir!!!!
    Kilobyte
    October 17, 2017
    Descobri através deste post que a NOS com o seu "speedtester" próprio está a capturar informações sem autorização de seus clientes, através de um spyware.
    Esse website detalha como funciona o roubo de informações.
    https://blol.org/2300-novo-speedtester-da-nos
    Evidência em anexo.
    Corram com seus direitos.

Armindo Mateus
    Super User
    Super User
    October 17, 2017
    Kilobyte
    October 17, 2017
    Contra fatos não há argumentos.

October 17, 2017
    Nao acham estranho que quando existe uma crise de valores profunda, como foi esta do virus, apareçam uns clientes misteriosos a agradecer à NOS o favor de terem nascido?

https://forum.nos.pt/gerir-produtos-e-servicos-18/agradecimento-2384

Eu como nao acredito em coincidencias, acho de muito mau gosto o agradecimento a um serviço pago. Se fosse uma esmola de caridade, até percebia, assim não.:(
    Oscar7
    Kilobyte
    October 18, 2017
    @HASPT o tópico tem 5 meses, duvido que esteja relacionado.