Skip to main content
Header
Megabyte
October 14, 2017

Speedtester da NOS - Vírus

Aconselho os clientes de serviço de internet da NOS a lerem a seguinte publicação, que alerta para o facto da NOS, através da sua aplicação Speedtester, andar alegadamente a infectar as os PC's dos utilizadores com vírus bem como alegadamente andar a recolher dados pessoais dos mesmos através de ligação insegura e que alegadamente em nada estão relacionados com o propósito da aplicação.

https://blol.org/2300-novo-speedtester-da-nos

35 Comentários

October 14, 2017
    Eu quando li esta noticia nem queria acreditar, ainda pensei que fosse um falso positivo, mas fui baixar o executável e o Windows Defender encontrou virus.

Agora vou pedir responsabilidades à NOS, mas já sei que a resposta vai ser que desconheciam o problema.
    Depois disto poderemos voltar a confiar na NOS?:@
    October 14, 2017
    Actualização:

Depois de apresentar uma reclamação junto ao apoio ao cliente, dizem-me que isso é um falso positivo e que os antivirus estao todos enganados?!:?
    E esta, hein?!:?

Leiam mais aqui, sobre o "falso positivo":
    http://abertoatedemadrugada.com/2017/10/novo-speedtest-da-nos-vem-carregado-de.html
    Armindo Mateus
    Super User
    Super User
    October 14, 2017
    Até poderá ser um" falso positivo",mas que uma aplicaçao que tem outros executaveis embutidos que exutam-se, recolhem dados, enviam e apagam-se...nao me parece boa coisa.
    October 14, 2017
    Eu já há muito tempo que nao acredito no pai natal, e é lógico que a finalidade deste trojan é a recolha de dados, entre outras coisas, só que agora que foram descobertos e dizem que nao é nada disso.

Todas as empresas recolhem dados, uns mais ás escondidas que os outros, Microsoft, Google etc. mas esses ao menos admitem que recolhem dados para "consumo próprio".
    SergioGAutor
    Megabyte
    October 14, 2017
    Até poderá ser um" falso positivo",mas que uma aplicaçao que tem outros executaveis embutidos que exutam-se, recolhem dados, enviam e apagam-se...nao me parece boa coisa.

O que está aplicação executa e recolhe na minha terra chama-se espionagem e não falso positivo. E espionagem é crime.
    SergioGAutor
    Megabyte
    October 14, 2017
    Actualização:

Depois de apresentar uma reclamação junto ao apoio ao cliente, dizem-me que isso é um falso positivo e que os antivirus estao todos enganados?!:?
    E esta, hein?!:?

Leiam mais aqui, sobre o "falso positivo":
    http://abertoatedemadrugada.com/2017/10/novo-speedtest-da-nos-vem-carregado-de.html

Se é um falso positivo porque é que a NOS removeu esta aplicação e substituio-a por uma anterior!?!?
    October 14, 2017
    Removeu a aplicação porque a malandra andava a criar falsos positivos, e agora foi castigada:D:D

E a aplicação nao foi substituida, simplesmente o teste de velocidade retornou ao antigo que era feito só na net, sem descarregar nenhuma aplicaçao.

E realmente a pergunta é pertinente, se era um falso positivo nao havia necessidade de a substituir pela anterior, nao é?🆒
    SergioGAutor
    Megabyte
    October 14, 2017
    Removeu a aplicação porque a malandra andava a criar falsos positivos, e agora foi castigada:D:D

E a aplicação nao foi substituida, simplesmente o teste de velocidade retornou ao antigo que era feito só na net, sem descarregar nenhuma aplicaçao.

E realmente a pergunta é pertinente, se era um falso positivo nao havia necessidade de a substituir pela anterior, nao é?🆒

Obrigado @HASPT pela correção!
    Nunca usei este teste de velocidade da NOS, apenas estou a divulgar uma informação de terceiros que achei que devia ser devidamente divulgada e exposta aos clientes e também à própria NOS. Cabe à NOS esclarecer devidamente esta informação. Dizer que é um falso positivo para justificar todas as ilegalidades que esta aplicação corre é de quem tem o "rabo preso" e não consegue desmentir as informações divulgadas.
    Depois a questão é essa mesmo, se é um falso positivo e está tudo legal e correto, porque voltaram ao procedimento de teste de velocidade anterior?
    Se tudo isto for verdade, é muito grave! A NOS através desta aplicação procedeu de uma maneira inqualificável com os seus clientes, e também de maneira ilegal e criminosa.
    Era bom que a NOS viesse a público para provar e justificar, por A+B, que tudo aquilo que foi divulgado na publicação apresentada é falso. Até lá fica a dúvida! Mas pela maneira de agir da NOS perante tal notícias não deixa muitas dúvidas sobre a veracidade da notícia.
    October 15, 2017
    Mas o problema é que os serviços técnicos da NOS só aceitam como prova o teste deles, e por isso estamos sempre condicionados a usa-lo. Felizmente parece que agora já nao haverá problema, ou não?:?
    AJ67
    Zettabyte
    October 15, 2017
    Mas o problema é que os serviços técnicos da NOS só aceitam como prova o teste deles, e por isso estamos sempre condicionados a usa-lo. Felizmente parece que agora já nao haverá problema, ou não?:? já tive tecnicos que so utilizaram speedtest.net