Aconselho os clientes de serviço de internet da NOS a lerem a seguinte publicação, que alerta para o facto da NOS, através da sua aplicação Speedtester, andar alegadamente a infectar as os PC's dos utilizadores com vírus bem como alegadamente andar a recolher dados pessoais dos mesmos através de ligação insegura e que alegadamente em nada estão relacionados com o propósito da aplicação.
https://blol.org/2300-novo-speedtester-da-nos
Página 1 / 2
Eu quando li esta noticia nem queria acreditar, ainda pensei que fosse um falso positivo, mas fui baixar o executável e o Windows Defender encontrou virus.
Agora vou pedir responsabilidades à NOS, mas já sei que a resposta vai ser que desconheciam o problema.
Depois disto poderemos voltar a confiar na NOS?:@
Agora vou pedir responsabilidades à NOS, mas já sei que a resposta vai ser que desconheciam o problema.
Depois disto poderemos voltar a confiar na NOS?:@
Actualização:
Depois de apresentar uma reclamação junto ao apoio ao cliente, dizem-me que isso é um falso positivo e que os antivirus estao todos enganados?!:?
E esta, hein?!:?
Leiam mais aqui, sobre o "falso positivo":
http://abertoatedemadrugada.com/2017/10/novo-speedtest-da-nos-vem-carregado-de.html
Depois de apresentar uma reclamação junto ao apoio ao cliente, dizem-me que isso é um falso positivo e que os antivirus estao todos enganados?!:?
http://abertoatedemadrugada.com/2017/10/novo-speedtest-da-nos-vem-carregado-de.html
Até poderá ser um" falso positivo",mas que uma aplicaçao que tem outros executaveis embutidos que exutam-se, recolhem dados, enviam e apagam-se...nao me parece boa coisa.
Eu já há muito tempo que nao acredito no pai natal, e é lógico que a finalidade deste trojan é a recolha de dados, entre outras coisas, só que agora que foram descobertos e dizem que nao é nada disso.
Todas as empresas recolhem dados, uns mais ás escondidas que os outros, Microsoft, Google etc. mas esses ao menos admitem que recolhem dados para "consumo próprio".
Todas as empresas recolhem dados, uns mais ás escondidas que os outros, Microsoft, Google etc. mas esses ao menos admitem que recolhem dados para "consumo próprio".
O que está aplicação executa e recolhe na minha terra chama-se espionagem e não falso positivo. E espionagem é crime.
Se é um falso positivo porque é que a NOS removeu esta aplicação e substituio-a por uma anterior!?!?
Removeu a aplicação porque a malandra andava a criar falsos positivos, e agora foi castigada:D:D
E a aplicação nao foi substituida, simplesmente o teste de velocidade retornou ao antigo que era feito só na net, sem descarregar nenhuma aplicaçao.
E realmente a pergunta é pertinente, se era um falso positivo nao havia necessidade de a substituir pela anterior, nao é?
E a aplicação nao foi substituida, simplesmente o teste de velocidade retornou ao antigo que era feito só na net, sem descarregar nenhuma aplicaçao.
E realmente a pergunta é pertinente, se era um falso positivo nao havia necessidade de a substituir pela anterior, nao é?
Obrigado
Nunca usei este teste de velocidade da NOS, apenas estou a divulgar uma informação de terceiros que achei que devia ser devidamente divulgada e exposta aos clientes e também à própria NOS. Cabe à NOS esclarecer devidamente esta informação. Dizer que é um falso positivo para justificar todas as ilegalidades que esta aplicação corre é de quem tem o "rabo preso" e não consegue desmentir as informações divulgadas.
Depois a questão é essa mesmo, se é um falso positivo e está tudo legal e correto, porque voltaram ao procedimento de teste de velocidade anterior?
Se tudo isto for verdade, é muito grave! A NOS através desta aplicação procedeu de uma maneira inqualificável com os seus clientes, e também de maneira ilegal e criminosa.
Era bom que a NOS viesse a público para provar e justificar, por A+B, que tudo aquilo que foi divulgado na publicação apresentada é falso. Até lá fica a dúvida! Mas pela maneira de agir da NOS perante tal notícias não deixa muitas dúvidas sobre a veracidade da notícia.
Mas o problema é que os serviços técnicos da NOS só aceitam como prova o teste deles, e por isso estamos sempre condicionados a usa-lo. Felizmente parece que agora já nao haverá problema, ou não?:?
Eu estou a falar de quando telefonamos para o apoio técnico, e eles mandam fazer o teste no site da NOS porque isso gera um ID com o numero do teste que fica lá registado e é enviado para a equipa técnica estudar o problema.
Quando o técnico vai a casa, a história é outra.
Quando o técnico vai a casa, a história é outra.
Estamos a ficar muito famosos nos sites da especialidade, mas pelos piores motivos.:(
https://pplware.sapo.pt/informacao/teste-velocidade-nos-espalhar-virus/
Temos que olhar para este tema com mais abertura,lembram-se do tema da NOS disponibilizar dados sobre turismo que o amigo @HASPT postou aqui :
https://forum.nos.pt/novidades-16/nos-lanca-portal-de-turismo-e-estreia-negocio-com-dados-de-trafego-4500
Estas informaçoes de "BigData" vem de varios dispositivos que ligamos á "rede" os operadores vao usar/tirar com ou sem o nosso consentimento .
Temos que estar atentos.
https://forum.nos.pt/novidades-16/nos-lanca-portal-de-turismo-e-estreia-negocio-com-dados-de-trafego-4500
Estas informaçoes de "BigData" vem de varios dispositivos que ligamos á "rede" os operadores vao usar/tirar com ou sem o nosso consentimento .
Temos que estar atentos.
Há sempre o net.Mede da ANACOM, que é onde faço os teste. Se não aceitarem os testes da entidade reguladora é informar a entidade reguladora.
Apesar da isenção, ou falta dela, que se diz por aí, isso pouco importa. O que importa é que notícias como esta sejam massivamente divulgadas. Os operadores não têm o direito de abusar (uns mais que outros) dos seus clientes nem cometer estas ilegalidades.
Só desta forma é que lhes podemos fazer frente.
Eu não sou um frequentador diário deste fórum mas quando sinto ou sei de algo que não está correto venho aqui, e não só, expor e denunciar, e faço-o com qualquer operadora, não sou amigo deles, até porque eles também não são nossos amigos.
Desde que sou cliente da NOS que me insurgi várias vezes contra a falta de um fórum destinado aos próprios clientes para divulgar os seus problemas, não nestes moldes em que a a única coisa que os colaboradores da NOS aqui vem fazer é "escutar" as conversas em vez de ajudar e resolver, mas enfim finalmente lá surgiu o bendito fórum fruto, se calhar, de tal insurgimento. É usar o que se têm, ou seja, já que o fórum não serve para que os colaboradores da NOS resolvam problemas dos clientes, então serve para que nós possamos denunciar esta é outras questões.
Temos que estar atentos.
Ou seja, a abertura a que te referes é que estamos a ser constantemente invadidos e roubados. A questão neste tipo de situações é por mais que eles digam que é tudo muito transparente e legal lá no fundo não passa de uma tremenda trafulhice ilegal. Porque como dizes e bem há informação que eles recolhem com o nosso consentimento mas também há outra que recolhem sem o nosso consentimento. Um executável que faz mais do que para que foi criado têm que ser anulado, denunciado, e condenado.
Todos recolhem dados de nós, é verdade, todos criam aplicações deste tipo, é verdade, é ir denunciado enquanto podemos.
A NOS já removeu a aplicação, logo já é uma vitória para nós, aparentemente!
Se o autor da notícia não tivesse testado o executável e retirado as conclusões que retirou, se a notícia não tivesse sido divulgada como foi, o dito executável ainda se mantinha lá a comportar-se da forma que nós sabemos.
É expor e divulgar.....sempre.
Temos que estar atentos.
Ou seja, a abertura a que te referes é que estamos a ser constantemente invadidos e roubados. A questão neste tipo de situações é por mais que eles digam que é tudo muito transparente e legal lá no fundo não passa de uma tremenda trafulhice ilegal. Porque como dizes e bem há informação que eles recolhem com o nosso consentimento mas também há outra que recolhem sem o nosso consentimento. Um executável que faz mais do que para que foi criado têm que ser anulado, denunciado, e condenado.
Todos recolhem dados de nós, é verdade, todos criam aplicações deste tipo, é verdade, é ir denunciado enquanto podemos.
A NOS já removeu a aplicação, logo já é uma vitória para nós, aparentemente!
Se o autor da notícia não tivesse testado o executável e retirado as conclusões que retirou, se a notícia não tivesse sido divulgada como foi, o dito executável ainda se mantinha lá a comportar-se da forma que nós sabemos.
É expor e divulgar.....sempre.
É como dizes
Infelizmente esta vai ser a nossa "guerra do futuro" os nossos dados valem ouro, este é um tema que me deixa sempre preocupado, porque ha muitos que dizem ...nao tenho nada a esconder...mas nao se trata de esconder,trata-se de serem dados privados e que cada um é que deve decidir se divulga ou nao.Nao devem ser os operadores que tem acesso aos nossos dados que os usam/vendem sem o nosso consentimento ou proveito.
Temos que estar atentos e divulgar sim.
100% de acordo.
Mas mais grave que isto tudo, nao existe um comunicado da NOS a pedir desculpa aos clientes e a tentar justificar esta situaçao grave?
E a entidade reguladora também nao diz nada?
Pelo menos tentavam lavar as maos como Pilatos fez.
E a entidade reguladora também nao diz nada?
Pelo menos tentavam lavar as maos como Pilatos fez.
Olá a todos,
A segurança informática é para a NOS uma prioridade. A aplicação disponibilizada não tem qualquer tipo de malware. Como qualquer ficheiro executável pode indicar falsos positivos.
Contudo, a partir do momento em que um só cliente levanta dúvidas sobre o nível de segurança do speedtester disponibilizado, que permitia medir velocidade até um giga, é para a NOS motivo suficiente para que se repitam os testes de segurança, mesmo que preventivamente e sem qualquer indício de que exista risco real.
Queremos que os restantes clientes possam ter disponível o serviço de medição de velocidade da sua internet, pelo que foi reposta, temporariamente, a ferramenta anterior.
A segurança informática é para a NOS uma prioridade. A aplicação disponibilizada não tem qualquer tipo de malware. Como qualquer ficheiro executável pode indicar falsos positivos.
Contudo, a partir do momento em que um só cliente levanta dúvidas sobre o nível de segurança do speedtester disponibilizado, que permitia medir velocidade até um giga, é para a NOS motivo suficiente para que se repitam os testes de segurança, mesmo que preventivamente e sem qualquer indício de que exista risco real.
Queremos que os restantes clientes possam ter disponível o serviço de medição de velocidade da sua internet, pelo que foi reposta, temporariamente, a ferramenta anterior.
A resposta que deu é "politicamente correcta" mas tecnicamente a vosso teste de velocidade comporta-se exactamente como os "malware", recolhe e executa comandos que nao necessita para um teste velocidade e para o qual nao pede permissao.Alias por isso os antivirus o marcam como "malware" .Agora se a informaçao e bem ou mal utililizada é outra questao.O problema é quebrar-se a confiança e a NOS nao tinha necessidade de quebrar a confiança.E eu sou daqueles que prezo muito a minha privacidade e como ja disse anteriormente nao tenho nada a esconder, mas sou eu que decido isso e nao vos(a NOS).
Abraco
O @Armindo Mateus tem razao, o problema é como essa informaçao é utilizada, e há bem pouco tempo tivemos a noticia de que a NOS, MEO e a EDP partilhavam a base de dados dos seus clientes.
Ninguém tem dúvidas de que todas as empresas procuram recolher informaçao dos seus clientes, a diferença é de que algumas avisam e outras nao, e nesse contexto estar a pedir a confiança dos clientes, parece-me um bocado utópico.
Continuo a insistir de que era necessário um comunicado oficial da NOS, tanto para acalmar os clientes, como para limpar a imagem da empresa.
Ninguém tem dúvidas de que todas as empresas procuram recolher informaçao dos seus clientes, a diferença é de que algumas avisam e outras nao, e nesse contexto estar a pedir a confiança dos clientes, parece-me um bocado utópico.
Continuo a insistir de que era necessário um comunicado oficial da NOS, tanto para acalmar os clientes, como para limpar a imagem da empresa.
Pois! Não vou acrescentar mais nada aquilo que o @Armindo Mateus e o @HASPT publicaram porque estou plenamente de acordo com os seus comentários. Vou apenas dizer que os argumentos expressos na publicação que revelou e analisou esta ferramenta têm muito mais sentido do que um apenas "...não tem qualquer tipo de Malware." por parte da NOS.
Para finalizar vou apenas deixar uma ligeira provocação: "para que raio quer a NOS uma aplicação que meça velocidade até um giga se não têm condições para fornecer tal velocidade?!?!".
Para refletir!!!!
Para finalizar vou apenas deixar uma ligeira provocação: "para que raio quer a NOS uma aplicação que meça velocidade até um giga se não têm condições para fornecer tal velocidade?!?!".
Para refletir!!!!
Comentário
Enter your E-mail address. We'll send you an e-mail with instructions to reset your password.