Skip to main content

Na minha zona a rede NOS ainda é por cabo coaxial. Tive um episódio de sobretensão na rede coaxial, num dia de trovoadas fortes, que originou a avaria de 2 equipamentos que estavam ligados por cabo de rede RJ45 ao GIGA ROUTER WI-FI 5.0. 

O que me interessa saber é que equipamento posso colocar que me permita “bloquear” estas sobretensões na rede coaxial?

Fiz algumas pesquisas e encontrei alguns equipamentos, mas existem diversos tipos e não sei qual o mais adequado para a rede NOS. Qual aconselham?

Boa tarde @HPereira13, seja bem-vindo ao Fórum NOS. 
Lamentamos a situação. 

Quanto à sua questão, endereçámo-la internamente para que seja verificado. Assi que tenhamos resposta partilharemos consigo. 
Obrigado

Boa tarde @HPereira13, seja bem-vindo ao Fórum NOS. 
Lamentamos a situação. 

Quanto à sua questão, endereçámo-la internamente para que seja verificado. Assi que tenhamos resposta partilharemos consigo. 
Obrigado

Agradeço a atenção. Já tem alguma resposta?

Obrigado

Boa tarde @HPereira13,

Agradecemos a sua mensagem.

Para este tipo de eventos há de facto zonas do país mais propensas a trovoadas e descargas deste tipo, que podem causar danos nos equipamentos elétricos.

É recomendado a instalação de um DST (Descarregador de Sobretensão) que é um dispositivo que deve ser ligado à terra do edifício e que protege das descargas atmosféricas com particular utilidade para antenas (TDT e DTH/satélite).

Por exemplo a Televés e a Teka têm destes dispositivos com proteção até 20KA.

Por favor, fale connosco se surgir alguma questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.
Obrigado

Agradeço a resposta. Já tinha visto esses equipamentos, mas tinha duvidas se eram passiveis de usar na rede NOS. Sendo assim, vou instalar um desses.

No entanto, seria importante a NOS averiguar o poste que fornece a minha casa, porque seria de extrema importancia instalar um DST no exterior, que me parece que não tem.

Obrigado.

Boa tarde @HPereira13,

Agradecemos a sua mensagem e testemunho sobre este tema.

Por favor, fale connosco se surgir alguma questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Comentário