Skip to main content

boa tarde, sempre usei o meu computador com a internet de casa sem nenhum problema mas há cerca de dois dias não consigo entrar em nenhum website, aparece a mensagem “‘nao foi possível encontrar o endereço IP do site”. quando clico em resolução de problemas aparece-me apenas que o servidor DNS poderá estar indisponível. Já tentei mudar o meu endereço do servidor DNS, fazendo isso consigo usar internet por alguns segundos, mas depois que fecho a página o endereço volta ao anterior e não consigo mais acessar a internet. Também já tentei limpar o cache do DNS e resetar o router. Como faço para resolver isto? obrigada

Boa tarde,

Verifique no seu computador encontra-se com o servidor DNS listado abaixo. A NOS por norma utiliza os servidores do OpenDNS.

 

Servidores de DNS (OpenDNS) no Windows 11.

Caso o IP numérico coincida com o acima referido, sugiro que troque para outro provedor de DNS.

Google DNS:

  • IPv4: 8.8.8.8 (preferencial) e 8.8.4.4 (alternativo)
  • IPv6 (apenas se o router NOS já suportar IPv6): 2001:4860:4860::8888 e 2001:4860:4860::8844

Cloudflare DNS:

  • IPv4: 1.1.1.1 (preferencial) e 1.0.0.1 (alternativo)
  • IPv6 (apenas se o router NOS já suportar IPv6): 2606:4700:4700::1111 e 2606:4700:4700::1001

A situação poderá estar a ocorrer por conta da suspensão do serviço OpenDNS em Portugal.

 

A partir de 28 de junho de 2024: Devido a uma ordem judicial em França emitida ao abrigo do artigo L.333-10 do Código do Desporto francês e a uma ordem judicial em Portugal emitida ao abrigo do artigo 210.º-G, n.º 3, do Código Português de Direitos de Autor, o serviço OpenDNS não está atualmente disponível para utilizadores em França e em certos territórios franceses e em Portugal. Pedimos desculpas pelo inconveniente. Fonte oficial

 

Depois informe se o procedimento ajudou a resolver o problema ou não.


@Bruno S.  infelizmente acho que não seja isso, porque o meu ip  numérico não coincide com o da imagem. o meu é 127.0.0.1, neste caso. sempre que tento mudá-lo para o do google, por exemplo, depois de mudar fecho a página e ele volta ao que era antes (continuo a não conseguir acessar a internet). mas obrigada pela resposta


@Bruno S.  infelizmente acho que não seja isso, porque o meu ip  numérico não coincide com o da imagem. o meu é 127.0.0.1, neste caso. sempre que tento mudá-lo para o do google, por exemplo, depois de mudar fecho a página e ele volta ao que era antes (continuo a não conseguir acessar a internet). mas obrigada pela resposta

 

@anacosta21  O 127.0.0.1 é o endereço interno do router.

Sugiro que siga os seguintes passos.

  1. Abra a aplicação das definições do Windows.
  2. Selecione Rede e Internet.
  3. Selecione Ethernet (ligação cabo) ou Wi-Fi (depois Propriedades do Wi-Fi).
  4. Edite a opção Atribuição do Servidor de DNS para Manual.
  5. Ative a opção IPv4.
  6. Introduza os endereços IP dos servidores DNS (ver exemplo).
Exemplo de configuração.

 


@Bruno S. ja tinha feito isso algumas vezes, a internet continua a não funcionar 


Bom dia @anacosta21,

Por favor detalhe qual é o sistema operativo e se acede por cabo ou Wi-Fi.

Se possível com screenshots para que possa ajudar 😊

Obrigado.

PS - A Cloudfare e a OpenDNS são empresas distintas.


@Jorge C o sistema operativo é o windows 10 pro education e estou a usar por wi-fi. de momento estou a usar, pelo IPv4, o DNS preferido 1.1.1.1 e o DNS alternativo 8.8.8.8, por alguma razão não estou a conseguir anexar foto do ecrã 


@anacosta21 por favor detalhe se a mensagem “‘não foi possível encontrar o endereço IP do site” se refere a algum site especifico ou se é geral. Sugiro que execute este procedimento.

Reset Chrome settings to default | Google 

Partilhe o resultado com a comunidade.

Obrigado.


@Jorge C ola, desativando todos os programas que não são da microsoft consegui resolver o problema, penso que deve ter algo a ver com isso. obrigada pela ajuda mesmo assim


Como fez isso? Estou a frequentar o mesmo problema já há alguns dias.


@João Cc clicar ao mesmo tempo nas teclas windows + r, escrever msconfig, clicar em enter, ir para serviços, e desabilitar todos os que não são da microsoft corporation.


Boa tarde,

Agradecemos as vossas mensagens e partilhas sobre este tema.

Partilhamos também informação que pode ser relevante.

Partilhem com a comunidade qualquer questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado


Comentário