Header

Serviço de Fibra - Qualidade da Instalação & Aferição da Largura de Banda


Exmos. Senhores,

No dia 01/06/2018 realizei um upgrade do tarifário de 100 Mbps para o tarifário para 1Gbps.

Telefonicamente foi-me informado o seguinte pelo comercial da NOS:
• Na minha morada atual já tinha disponível o serviço de utilização exclusiva de Fibra Ótica (FO) até ao cliente (FTTH);
• Para instalações de 1Gbps o técnico irá realizar medidas de sinal na minha morada para verificar se a instalação existente de cabo coaxial garante a velocidade contratada;
• Caso o ponto anterior não se verificasse, então iria ser passada fibra até ao modem que iria ser instalado em minha casa (dado que o serviço já se encontra disponível recorrendo apenas a Fibra Ótica). De notar que no mesmo piso do meu prédio o meu vizinho tem Fibra Ótica (FTTH) da MEO até ao modem.

Dado que não foi realizado nenhum tipo de teste na minha morada e o técnico indicou que nem conhecia estes equipamentos e só vinha instalar o mesmos e ponto final, isto porque não tinha outras orientações por parte dos serviços da NOS, gostaria de saber o seguinte:
• Qual o modo de atuação que os técnicos da NOS devem realizar para aferir Qualidade da Instalação e a Aferição da Largura de Banda, bem como todos os outros parâmetro como, latência e jitter?

No que concerne ao pacote de Fibra a 1Gbps recorrendo a utilização de cabo coaxial no segmento secundário da rede, entre o nó ótico e o cliente (HFC) gostaria de saber com exatidão o seguinte:
• velocidade mínima?;
• velocidade normalmente disponível?;
• velocidade máxima?;
• velocidade anunciada?.

No pacote de Fibra a 1Gbps recorrendo a utilização exclusiva de FO até ao cliente (FTTH) gostaria de saber com exatidão o seguinte:
• velocidade mínima?;
• velocidade normalmente disponível?;
• velocidade máxima?;
• velocidade anunciada?,

6 Comentários

Reputação 4
Crachá
Pergunta difícil a tua..
Bom, vou tentar explicar porque neste caso, além de ver a atenuação e margens não há forma de o técnico assegurar tudo.
Antes de mais, nunca deveria ser instalado em HFC o pacote de 1Gb, a não ser que a tua zona tenha cobertura para a nova tecnologia nova DOCSIS3.1, mas o preferencial seria sempre a fibra pura!
Agora em termos da velocidade é complicado.. não há testes de velocidade 100% fiáveis, e muitos deles nem preparados estão para estas velocidades tão elevadas. Já vi testes de 800Mb de download, e o máximo de 900Mb pelos speedtests mais usuais, em horas fora do congestionamento. Toma esse valor por algo indicativo.
Reputação 7
Crachá +2
Com o Docsis 3.1 já dá para ter o 1gbps em HFC. Quanto as velocidades, é uma questão de testar garantido que os equipamentos também são compatíveis.
Reputação 4
Crachá
Com o Docsis 3.1 já dá para ter o 1gbps em HFC. Quanto as velocidades, é uma questão de testar garantido que os equipamentos também são compatíveis.

Aqui é a questão de ele aferir se realmente tem o contratualizado.
A carga dos servidores de teste vai variar imenso os testes de velocidade, o que por vezes pode ser interpretado como avaria, mas na verdade deve-se à taxa de utilização do servidor de teste.
Um teste mais abrangente, como no dslreports e speedtest em varias horas do dia, seria o ideal para comparar/testar a net devidamente.
Reputação 2
Crachá

Para quando a chegada de fibra óptica "verdadeira" como a MEO e a vodafone fazem chegar a casa do cliente na zona de Odivelas??? Espero há 9 anos....só chega por cabo coaxial...

Reputação 7
Crachá +2

Para quando a chegada de fibra óptica "verdadeira" como a MEO e a vodafone fazem chegar a casa do cliente na zona de Odivelas??? Espero há 9 anos....só chega por cabo coaxial...

Não está nos planos para ser brevemente.

Reputação 2
Crachá

Para quando a chegada de fibra óptica "verdadeira" como a MEO e a vodafone fazem chegar a casa do cliente na zona de Odivelas??? Espero há 9 anos....só chega por cabo coaxial...

Não está nos planos para ser brevemente.

obrigada

Comentário