Skip to main content
Header
Kilobyte
July 26, 2023

Sem Upload a partir das 22H

Aqui vai a minha saga com a incompetencia desta empresa:

A partir das 22:00 certas, o upload contratdo de 100mb cai para 0.600K, todas as noites, ate por volta das 7 da manhã.

Passados despistes com operadores incompetentes, daqueles que te mandam fazer um reset ao router, sabendo que estas a ligar do telefone fixo, e por milagre, nunca te ligam de volta quando a chamada cai.

Sabendo técnicamente que se trata de bottlenecking devido á venda de mais velocidade que o repartidor optico do prédio consegue dividir pelos utilizadores do mesmo. Por outras palavras, chegam X gigas ao predio, para X clientes, onde X ultrapassa a velocidade que esta a chegar, limitando assim todos os clientes a 0 de upload.

Passadas 2 transferencias do meu caso para uma area tecnica especializada: Nada foi resolvido, todos os SLA’s foram quebrados, o ultimo seria hoje ás 9 da manha, é agora meia noite e...nada de contatos e a situaçao mantem-se.

Qualquer pessoa com o minimo de inteligencia tecnica sabe que este problema não é fisico, e mesmo assim, relutante, troquei o router na loja da NOS, para ser brindado com novos 600kbp’s de Upload num router a estrear.

Como me fartei de mencionar, trabalho com edição de video, onde necessito de enviar ficheiros para outras pessoas, onde de noite, é IMPOSSIVEL de trabalhar,

A NOS está a semanas a custar-me dinheiro em trabalho, passados varios supervisores, tiveram ainda a audacia de me querer cobrar por uma deslocação de um tecnico, para o qual eu nao tenho serviço das 22h-7h - que por muita conveniencia, está fora do horario de expediente dos tecnicos, onde se vierem durante o dia, é impossivel detetar a anomalia.

Tentei ainda passar a velocidade de 500mb’s para 1GB -ONDE FUI NOVAMENTE FIDELIZADO - para agora ter 1gb de download e ZERO de upload, e mais caro.

Quem se vai responsabilizar ou garantir que o meu serviço funcione como foi contratado?

22 Comentários

kadafsAutor
Kilobyte
July 26, 2023

kadafsAutor
Kilobyte
July 26, 2023

kadafsAutor
Kilobyte
July 27, 2023

Depois de alterar para 1GB consegue efetivamente piorar e custar mais caro. LAMENTAVEL.

Guimas
Super User
Super User
July 27, 2023

Alguns pontos:

Aumentar a velocidade para 1gb não muda nada.

A NOS não faz “ bottlenecking “ a nada. Isso só acontece propositadamente em internet fixa satélite.

A situação até pode nem ter nada a ver com o serviço da NOS. Chegou a testar noutro pc com modo de segurança ativo?

De resto aguarde o contacto da 2º linha técnica. Eles vão verificar o serviço e caso não se encontre nenhum problema, fazer estes testes consigo.

kadafsAutor
Kilobyte
July 27, 2023

Alguns pontos:

Aumentar a velocidade para 1gb não muda nada.

A NOS não faz “ bottlenecking “ a nada. Isso só acontece propositadamente em internet fixa satélite.

A situação até pode nem ter nada a ver com o serviço da NOS. Chegou a testar noutro pc com modo de segurança ativo?

De resto aguarde o contacto da 2º linha técnica. Eles vão verificar o serviço e caso não se encontre nenhum problema, fazer estes testes consigo.

Sim faz, e o termo correto é traffic shapping, com inumeros clientes a reportar a mesma situaçao, basta perder 2 minutos no forum e ver que os sintomas são os mesmos para todos. Vendem mais velocidade que o PDO aguenta, e nas horas de maior consumo cai por terra. E basta teres trabalhado numa das 3 grandes provedoras de internet que sabes tão bem quanto eu que é o que está a acontecer. 

Testado com 2 routers - 1 acabado de sair da caixa - sem nada ligado, apenas o PC por cabo

Testado com cabo e Wi-Fi, em windows 10, safe mode e normal.

Testado em iPhone e Samsung.

Testado em macOS cabo e  wi-fi 

Testado em PS5

Sintoma começa EXATAMENTE ás 22:00h - termina entre as 4 e 7 da manha.

Tenho todos os equipamentos avariados á mesma hora? que azar hein?

Sao agora 4:44 da manha, e por milagre o serviço está agora como se nada se tivesse passado.

Em relaçao á segunda linha técnica, falharam o SLA 2 vezes, e duvido que me contactem.

Ja estou em contato com a Anacom e DECO para rescição do contrato, referente a este assunto de  traffic shapping e a NOS não me presta um serviço viável. Por descriminação com quem tem horário de lazer ou trabalho noturno. Em 3 anos de pandemia não chegaram ainda á conclusao que as pessoas trabalham de casa? Inclusive os proprios trabalhadores?

Guimas
Super User
Super User
July 27, 2023

Posso te referir com toda a certeza não é traffic shapping nem faz sentido nenhum o ser. (A partir das 22h onde há menos utilização, era mesmo aí que iam limitar a velocidade … )

Boa sorte com isso

kadafsAutor
Kilobyte
July 27, 2023

O que não faz sentindo é ter uma pessoa que nao trabalha para a NOS a falar do que claramente nao tem noção ou conhecimento tecnico de de como uma infraestrutura GPON funciona. Oh, by the way: 

https://www.marktest.com/wap/a/n/id~38e.aspx#:~:text=A%20audiência%20dos%20fins%20de,no%20horário%20nocturno%20mais%20tardio.

Que coincidencia estranha esta, Logo á mesma hora que dezenas de clientes reclamam pelo país fora.

kadafsAutor
Kilobyte
July 27, 2023

Claramente a hora que menos pessoas usam a internet em Portugal… 

Mário P.
Gestor da comunidade
July 27, 2023

Bom dia @kadafs

Agradecemos a partilha e lamentamos o transtorno. 

Para podermos ajudar, sugerimos que assegure um processo de diagnóstico e despiste inteligente, através do assistente virtual na App NOS. Este identifica as ações de correção mais rápidas e eficazes.

Saiba como o fazer em: 

Ficamos a aguardar o seu feedback. 
Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
kadafsAutor
Kilobyte
July 27, 2023

@Mário P. Bom dia incompetencia! QUal foi a parte que todos os despites ja foram feitos é que nao entendeste? Qual foi a parte das 22 as 7 da manha que tambem nao percebeste? 

Existe alguem com capacidade técnica nesta lamentavel empresa?

A sério dá vergolnha alheia….