Recebi um mail de Phishing. Era uma tentativa de roubo da minha identidade.
Por acaso eu até soube como reagir e contactar as entidades correctas.
E se não soubesse?
Procurei no site da NOS e deparei-me com uma total ausência do tema Segurança Informática e suas vertentes de Segurança na Internet e de Segurança do correio electrónico (inclui o Phishing) e Segurança dos telefones (também existe Phishing via telefone mas é muito mais raro.
Sugiro à NOS (se por acaso monitorizam estes fóruns) que crie um sítio onde aconselhar os seus clientes acerca da Segurança e os informe acerca do que devem fazer perante um ataque.
Página 1 / 1
Este tópico pode servir mesmo para isso. Para evitar phishing, as medidas mais fáceis são:
- Não abrir emails de endereços que não conhece
- Verificar o endereço do site em que está na barra de endereço
- Verificar se o site onde está tem certificado https
- Caso sim, verificar qual entidade emitiu o certificado do site
- Se receber um email de phishing, todos os clientes de email têm opções para denunciar esquemas de phishing
Olá, @AFilipe . :)
Excelente a sugestão!
Como a segurança dos nossos clientes é muito importante para nós, está já no nosso site uma página onde pode consultar o que fazer em caso de roubo de equipamentos, vírus, phishing, acessos indevidos, entre outros. Consulte as medidas de prevenção aqui - Segurança e Prevenção.
Já agora:@Rui Borges , obrigada também pelas suas dicas! 😉
Excelente a sugestão!
Como a segurança dos nossos clientes é muito importante para nós, está já no nosso site uma página onde pode consultar o que fazer em caso de roubo de equipamentos, vírus, phishing, acessos indevidos, entre outros. Consulte as medidas de prevenção aqui - Segurança e Prevenção.
Já agora:
Comentário
Enter your E-mail address. We'll send you an e-mail with instructions to reset your password.