Header
Pergunta

Routers 4G+ cat6 ou cat9


Reputação 1
Bom dia,
Necessito adquirir um router 4G+, mas não sei por qual optar. Existe um router TP-LINK Archer MR600 que é 4G+ Cat6, que permite a agregação de 2 frequências ao mesmo tempo para funcionamento, ou então o router Huawei B715-23c que é 4G+ Cat9, ou seja permite a agregação de 3 frequências ao mesmo tempo para funcionamento, permitindo assim ainda mais velocidade. Gostaria de saber se as redes móveis portuguesas permitem a utilização de um router 4G+ Cat9? Aguardo resposta. Obrigado!
Cumprimentos
Carlos Fernandes

10 Comentários

Reputação 7
Crachá +2
As velocidades máximas são de 150mbps, por isso não vale a pena investires acima de cat4.
Reputação 1
Isso não deve ser verdade, pois todas as redes fazem referência ao 4G+Cat6, ou seja velocidades até 300MB. No entanto o 4G+Cat9 permite até 450MB, pois funciona com 3 frequências em simultâneo.
Reputação 7
Crachá +2
Certo. Mas as operadoras neste momento só dão velocidades até 150mb.
Reputação 1
Continuo a afirmar no meu comentário anterior. Os routers 4G cat4 é os que usamos atualmente em que no máximo podem chegar aos 150MB, mas atenção apenas funciona com uma frequência! Em 4G normal nunca se chega nem metade dos 150MB. Para se poder atingir mais existe os routers 4G+, os "Cat6" que usam 2 frequências em simultâneo, mas claro nunca atingem os 300MB. Envio em anexo uma prova do que digo.
Minha questão é se eu adquirir um router "cat9", ou seja já trabalha com 3 frequências em simultâneo, consigo ter ainda mais velocidade?? E a rede Nos permite usar 3 frequências em simultâneo? Obrigado!

Reputação 4
Crachá +1
Continuo a afirmar no meu comentário anterior. Os routers 4G cat4 é os que usamos atualmente em que no máximo podem chegar aos 150MB, mas atenção apenas funciona com uma frequência! Em 4G normal nunca se chega nem metade dos 150MB. Para se poder atingir mais existe os routers 4G+, os "Cat6" que usam 2 frequências em simultâneo, mas claro nunca atingem os 300MB. Envio em anexo uma prova do que digo.
Minha questão é se eu adquirir um router "cat9", ou seja já trabalha com 3 frequências em simultâneo, consigo ter ainda mais velocidade?? E a rede Nos permite usar 3 frequências em simultâneo? Obrigado!




Na Vodafone em alguns locais já se consegue 500 Mbps com a agregação dos 800 MHz + 1800 MHz + 2100 MHz + 2600 MHz.

Mapa com as velocidades da Vodafone Portugal - https://www.vodafone.pt/content/dam/digital-sites/downloads/docs/movel/mapa-cobertura-movel.pdf

Quanto à NOS uma grande parte dos sites tem ou está preparado para agregar 1800 MHz + 2100 MHz.

Há alguns locais onde implementaram 800 MHz + 2100 MHz ou 800 MHz + 1800 MHz + 2100 MHz.

Quanto aos 2600 MHz são poucos os locais onde a NOS tem a funcionar.
Reputação 1
Boa tarde a todos,
Como é que eu consigo saber então quantas e quais as frequências da rede 4G NOS que consigo "captar" na minha terra? Assim dessa forma saberia se posso optar por um router que agregue 3 frequências ao mesmo tempo, ou seja um router 4G+ Cat9. Se não valer a pena ficarei pelo router Cat6. Aguardo resposta. Obrigado a todos.
Verifique na pagina Cobertura dos serviços de internet móvel NOS qual a velocidade maxima que o operador disponibiliza na zona que pretende.
Reputação 1
Boa tarde,
No site NOS, indica-me velocidade de 150MB máximo em 4G. Mas não me indica nenhuma informação sobre as frequências que consigo captar nem quantas. Por isso continuo sem saber quantas e quais frequências consigo usar em 4G+. Alguém aqui trabalha diretamente com a NOS para ter acesso a essa informação? Obrigado
Reputação 7
Crachá +6
Olá @CarlosFernandes1983 e @C24XXXX201 ,

Lamentamos a demora na resposta 😥.

Relativamente à utilização da rede 4G+, garantimos o acesso à mesma em diversas zonas com cobertura 4G, contudo, fora destas zonas, o router funcionará através de 3G ou 4G.

Obrigada
Reputação 1
Bom dia Ana P.
Continuo sem saber a resposta á minha pergunta do meu comentário anterior. Sei bem que onde houver 4G também existe o 3G. E sei que existe o 4G+ em muitas zonas. Mas a minha questão é sobre as frequências. Quais e quantas podem ser usadas para o 4G+?
Obrigado

Comentário