Skip to main content
Header
Pergunta

Router NOS bloqueia trafego do servidor VPN

• August 25, 2026
  • 4 comentários
  • 28 visualizações

Tenho o router CHITA-Hub5 na versão 7.3.5.3.1.NNF-4.1, e tenho um servidor VPN para aceder a recursos que necessito fora de casa. Ao ligar-me ao servidor VPN que tenho dentro de casa, passados alguns minutos o router bloqueia o trafego. Pelo que já estive a ler o firmware do router poderá ser o responsável pelo bloqueio. Existe alguma actualização/configuração a fazer ou tem de se trocar de router?

4 Comentários

Bruno Aleixo
Super User
Forum|alt.badge.img+1
  • Super User
  • August 25, 2026

Podes usar um router próprio ligado ao NOS em modo bridge para fazer a gestão do trafego. 

um bem haja 

Jorge C
Super User
Forum|alt.badge.img+4
  • Super User
  • August 25, 2026

Boa tarde​ ​@saracosta_19,

O servidor VPN está instalado em que equipamento? É um servidor dedicado/NAS/Raspberry Pi/router próprio ou está a correr através de software num computador?

Qual o protocolo VPN que está a utilizar (WireGuard, OpenVPN, IPsec, etc.)?

Quando refere que, passados alguns minutos, o router bloqueia o tráfego, a ligação VPN continua estabelecida mas deixa de existir comunicação, ou a própria ligação VPN é terminada?

Se conseguir, indique também se tem alguma regra de port forwarding configurada no CHITA-Hub5 para o servidor.

Com estas informações será mais fácil perceber se estamos perante uma limitação/configuração do router ou um problema do próprio servidor VPN.

Obrigado.

• Autor
  • Byte
  • August 25, 2026

Boa tarde​ ​@saracosta_19,

O servidor VPN está instalado em que equipamento? É um servidor dedicado/NAS/Raspberry Pi/router próprio ou está a correr através de software num computador?

Qual o protocolo VPN que está a utilizar (WireGuard, OpenVPN, IPsec, etc.)?

Quando refere que, passados alguns minutos, o router bloqueia o tráfego, a ligação VPN continua estabelecida mas deixa de existir comunicação, ou a própria ligação VPN é terminada?

Se conseguir, indique também se tem alguma regra de port forwarding configurada no CHITA-Hub5 para o servidor.

Com estas informações será mais fácil perceber se estamos perante uma limitação/configuração do router ou um problema do próprio servidor VPN.

Obrigado.

Olá ​@Jorge C , o servidor está numa box tv em que coloquei o armbian instalado num SSD. O protocolo VPN é WireGuard. A ligação continua activa, mas deixa de passar trafego. Sim, tenho reencaminhamento para o wireguard.

Cumps.

Jorge C
Super User
Forum|alt.badge.img+4
  • Super User
  • August 25, 2026

Boa noite ​@saracosta_19,

Obrigado pelo esclarecimento.

Sendo WireGuard e mantendo-se a ligação ativa, mas deixando de passar tráfego após alguns minutos, antes de considerar uma troca de router faria primeiro um teste à configuração do próprio WireGuard.

No equipamento onde tem o Armbian, consegue verificar se na configuração do cliente/peer existe a opção PersistentKeepalive?

Caso não exista, pode experimentar definir:

PersistentKeepalive = 25

Se não souber onde verificar ou alterar essa opção, indique como instalou/configurou o WireGuard no Armbian e posso tentar ajudar a localizar essa configuração.

Se mesmo assim o problema continuar, aí poderá fazer sentido testar outro router com o CHITA-Hub5 em modo bridge, para perceber se o comportamento está relacionado com o router/firmware.

Obrigado.