Skip to main content
Header
Kilobyte
September 20, 2021
Pergunta

Router F@st 5657: problema com PortForwarding/DMZ

• September 20, 2021
  • 18 comentários
  • 2254 visualizações

Boa tarde a todos!

Apesar de já ter pesquisado o fórum e algumas das respostas já terem mais de 1 ano, venho de novo à carga com o seguinte:

Hoje instalaram-me um Router SAGEMCOM F@ST 5667, e assim que o técnico saiu fui à página https://aminhanet.nos.pt/ procurar pelo PortForwarding pois tenho um web & ssh server a correr num computador e necessito de ter aberto pelo menos as portas 443 e 22.

Configurei um endereço estático para o servidor e apartir daí fiz a operação de reencaminhamento das portas, tudo correu bem e à partida parecia estar bem configurado.

Ora após testar o acesso por IP Público ao meu site não abria nada, inclusive um PING nem pingava o servidor, decidi então na mesma página de configuração activar o DMZ, e por discar de consciência reiniciei o router e quando ele iniciou foi novamente confirmar as configurações e estava tudo como eu tinha deixado, no entanto o web server continua a não funcionar, apesar de quando eu introduzia o endereço local do servidor já funcionava, o que indicava que era mesmo o router que estava a bloquear o acesso, constatei depois que a firewall estava a impedir ligações de entrada, o que abri para entrada e saída para que fosse possível resolver este problema, mas não resolveu.

Mais tarde, depois de muitas horas e tentar meter o anterior a funcionar, decidi configurar o modo bridge, que durante +/- 1 hora o webserver funcionou corretamente, sendo que depois deixou de dar e reiniciando o router lá voltava novamente o webserver, mas apenas para durar novamente +/- 1 hora.

Perguntas:

• O reencaminhamento das portas não funciona neste router?
  • O DMZ não funciona neste router?
  • Mesmo acedendo ao 192.168.1.1 com admin/admin, não temos acesso sequer a “desligar” a firewall, existe outro user que permita ter acesso a desligar completamente?
  • Como posso resolver este problema?

Fico a aguardar novidades, até lá ainda tenho 7 dias para desistir desta alteração, vamos indo e vamos vendo.

José

18 Comentários

Kilobyte
November 26, 2024

@HJAM eu não preciso do IP estático.
Se meu site vai a baixo, por mudança do IP, tenho um script que dispara e altera-me no host domain  com as configs com o meu novo IP. 

Mas porque tiveste que comprar outro router? Para fazer bridge? é que nem faz sentido sermos obrigados a fazer isso por causa de um erro da NOS.

Kilobyte
November 26, 2024

@HJAM eu não preciso do IP estático.
Se meu site vai a baixo, por mudança do IP, tenho um script que dispara e altera-me no host domain  com as configs com o meu novo IP. 

Mas porque tiveste que comprar outro router? Para fazer bridge? é que nem faz sentido sermos obrigados a fazer isso por causa de um erro da NOS.

IP estático criei eu no router que comprei não preciso de script em relação à NOS está a ser resolvido porque não vai ficar assim.

Kilobyte
November 26, 2024

Cmprei outro router porque a NOS não deixa fazer DMZ e ou port forwarding com certas portas ….

Kilobyte
November 26, 2024

É que nem para eles responderem-me se existe alguma outra solução, parece que vou ter que abrir um novo tópico, para eles fazerem alguma coisa…

(...) em relação à NOS está a ser resolvido porque não vai ficar assim.

Desejo-te boa sorte meu caro, se tiveres algum update, apita.

João H.
Gestor da comunidade
November 26, 2024

Boa noite,

Agradecemos a sua mensagem ​@Gustavo Silva.

Como partilhado, para questões relacionadas com configurações próprias e micro-informática, recomendamos que contacte as PC MEDIC, parceira informática da NOS, através do 16991.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.
Mário P.
Gestor da comunidade
November 27, 2024

Bom dia, ​@HJAM
Aprovámos o seu comentário após editá-lo. Sugerimos que modere o discurso, cumprindo os Termos e Condições e boas práticas do Fórum NOS. 

Alguns portos dos Routers NOS encontram-se reservados à gestão pela NOS. Deste modo, é compreensível que não consiga configurar todos os portos.

Obrigado,

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
Kilobyte
December 2, 2024

Para finalizar, depois de alguns testes, vim a descobrir que o port 22, é um port ocupado.

Que só dá para fazer SSH, com IP externo se estiveres com um IP diferente, talvez devido ao NAT reflection (NAT loopback).

Consegui entender o erro.

Tudo resolvido por aqui.

Megabyte
April 21, 2025

Que só dá para fazer SSH, com IP externo se estiveres com um IP diferente, talvez devido ao NAT reflection (NAT loopback).

Confirmo que consigo aceder à máquina em DMZ por ssh de outra máquina fora da rede local.
Ainda não confirmei a porta 80 com browser….

Em https://www.draytek.pt/faqs/o-que-e-nat-loopback/ :
(...)
Neste exemplo o servidor interno Web Server (192.168.1.4) pode ser acedido pelo utilizador da rede local (192.168.1.3) utilizando tanto o endereço IP Público do router (1.2.3.4) ou via nome de domínio (example.com)

Portanto, algo de errado existe com o router.

Obrigado