Skip to main content
Header
Megabyte
July 16, 2024

Router 6.0 FTTH - portas ethernet limitadas a 100Mbps

Bom dia.

Tenho um serviço fixo NOS com o Router 6.0 que, desde o ano passado, apresenta o sintoma de as portas Ethernet ficarem bloqueadas a 100 Mbps, causando limitações e instabilidade no fornecimento da internet contratada (500 Mbps).

Há um ano, senti a internet fixa instável e, após algumas verificações, detetei que a porta onde meu computador estava ligado não ultrapassava 93/94 Mbps. Contactei o apoio técnico, que, após um reset no router, fez a porta voltar a sincronizar a 1 Gbps, permitindo atingir a velocidade contratada (500 Mbps).

Acontece que, passada uma semana, o mesmo sintoma voltou a ocorrer em portas diferentes, e um técnico foi deslocado para realizar a substituição do router.

Menos de três meses depois, o “novo” router voltou a apresentar o mesmo problema. Após um reset, ele funcionava durante uma semana e voltava ao mesmo estado.

Recentemente, um técnico voltou ao local e trocou novamente o router. No entanto, após um mês, o problema persistiu (infelizmente, quem registrou a ocorrência anotou incorretamente como um problema de Wi-Fi).

Aqui seguem imagens para ajudar a entender o problema/bug que existe no router em que acontece tanto com os plumes ou com computador fixo/ portátil.
Nesta imagem, tenho apenas e só meu computador ligado na porta ethernet 2 onde podemos verificar que o Link speed está em 1Gbps.

Desligando esse cabo ecolocando na porta 1 verificamos que o Link speed está em 100Mbps dando as velocidades limitadas.

Se desligar ambos podemos ver que enquanto a porta 2 está sempre em 1Gbps a porta 1, continua limitada aos 100Mbps 

Nestas trocas, resets e problemas já foram trocados 3x o router e ninguém da linha técnica consegue enviar o caso para o departamento “acima” de engenharia limitando-se a enviar o técnico trocar o router cada vez que cá vem. O que se torna insustentável estar sistematicamente com este problema.
Assim pedia-vos encarecidamente que esta situação fosse devidamente encaminhada para o departamento mais adequado e não apenas para a parte “técnica”.
Enviei mensagem para o @Fórum com os dados do contrato.

Obrigado.

44 Comentários

Kilobyte
July 16, 2025

Boa tarde. Tive a instalação deste router no dia 7 de julho e tudo esteve bem, até hoje. Tive quebras de internet. Sendo assim, acedi ao router e fui ver o log. Passou as portas 2 e 3 para 100Mbps. Reiniciei o router, mas nada alterou. Após ler esta thread, fiz um reset e tenho novamente todas as portas a 1Gbps. No entanto, segundo aqui dizem, esta será somente uma solução temporária. Perante isto, gostaria de saber se já existe uma solução definitiva para este problema. Obrigado.

Mário P.
Gestor da comunidade
July 16, 2025

Boa noite, ​@rmhcunha 

Lamentamos, no entanto, de momento, não temos novidades. 

A situação encontra-se ainda em resolução. 

Obrigado, 

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
Kilobyte
September 13, 2025

Boa tarde. Aparentemente desde agosto, alguns clientes com este router começaram a  ter uma atualização de firmware: da versão SGFc10000471 para a versão SGFc12000059. Quando será a atualização deste firmware para os restantes clientes? Obrigado.

Mário P.
Gestor da comunidade
September 13, 2025

@rmhcunha, boa tarde. 

A versão de momento, encontra-se em disponibilização faseada e, infelizmente, não temos uma previsão que possamos partilhar, de momento. 
Obrigado, 

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.