Skip to main content
Header

Rota internacional alterada — ping aumentou para França (OVH/Cogent)

Olá,

Nos últimos dias notei que o ping para servidores em França (OVH/OMGServ – AS16276) aumentou de forma permanente e consistente. Jogava habitualmente com ~34 ms, e agora tenho 53–55 ms fixos.

Este aumento não é causado pela minha rede interna nem pelo servidor.
Fiz testes detalhados (ping + traceroute), e o problema está claramente na rota internacional utilizada pela NOS.

📌 O que descobri:

A rota que a NOS está a usar neste momento vai por:

Lisboa → Cogent (Portugal) → Cogent (Espanha) → Madrid → Lille (SFR/Cogent) → OVH

O salto entre Madrid → Lille adiciona imediatamente +20 ms, o que explica a subida para ~53 ms.

Alguns hops relevantes do traceroute:

• be2444.rcr21.lis01.atlas.cogentco.com

• be3239.ccr21.vlc02.atlas.cogentco.com

• be3355.ccr31.mad05.atlas.cogentco.com

• mad-mad2-sbb2-8k.es.eu

• lil1-rbx1-vacl-a75-1-firewall.fr.eu

• lil1-rbx1-vacl-a75-3.fr.eu

O servidor responde sempre a 53 ms sem perda, portanto não é problema do destino.
Isto é uma questão de peering / routing entre NOS → Cogent → SFR → OVH.

📌 Resultado:

• Antes: ~34 ms

• Agora: 53–55 ms

• Aumento de ~20 ms devido à rota mais longa

🧪 IP utilizado nos testes:

46.105.138.201

📌 Pedido:

Peço que encaminhem este caso para o Departamento de Engenharia para reverem o peering com a Cogent e SFR, ou uma rota alternativa mais eficiente para o AS16276 (OVH).

Obrigado.

2 Comentários

Guimas
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • December 5, 2025

A NOS não analisa pedidos deste tipo

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • December 6, 2025

Boa tarde, ​@BeReal 

A rota entre a NOS e os servidores de destino, é um processo que não depende unicamente da NOS. 

Sugerimos que, para questões relacionadas com o tema exposto, contacte a linha especializada de apoio informático em parceria com a PCMedic através do 16991. Saiba mais aqui.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado,