Skip to main content
Header
Kilobyte
November 16, 2023

Rede WIFI com nome diferente

as duas redes wifi do meu rooter alteraram o nome da rede. Aparecem com um sufixo “2” em todas as redes ( 2.4, 5G e guest). Na APP está o nome sem esse sufixo.

Além disso, esse sufixo aparece quando tento ligar de alguns equipamentos (laptop), fazendo a listagem de redes no telemovel, aparece o nome correto.

O problema é que tenho outros equipamentos (shellys) que também deixaram de ligar e penso que seja por estarem a “ver” a rede com o nome alterado.

Alguma ideia do porque desta alteração do nome visivel das redes em alguns equipamentos e de como resolver?

21 Comentários

Guimas
Super User
Super User
November 16, 2023

Utiliza extensores, powerlines, algo do genero?

Jorge C
Super User
Super User
November 16, 2023

as duas redes wifi do meu rooter alteraram o nome da rede. Aparecem com um sufixo “2” em todas as redes ( 2.4, 5G e guest). Na APP está o nome sem esse sufixo.

Além disso, esse sufixo aparece quando tento ligar de alguns equipamentos (laptop), fazendo a listagem de redes no telemovel, aparece o nome correto.

O problema é que tenho outros equipamentos (shellys) que também deixaram de ligar e penso que seja por estarem a “ver” a rede com o nome alterado.

Alguma ideia do porque desta alteração do nome visivel das redes em alguns equipamentos e de como resolver?

Boa tarde @ORAVLA19,

Considero uma boa prática ter os SSID diferentes de forma a evitar que sejam os dispositivos a escolherem a rede, habitualmente é a que disponibiliza o sinal mais forte.

Essa situação pode ocasionar mudanças constantes e até instabilidade.

Por outro lado, depende do que pretende, poderá sempre renomear para o mesmo SSID com passwords iguais e colocar em automático.

Obrigado

Kilobyte
November 16, 2023

O tema é que essa rede com o sufixo não fui eu que configurei. Aparece dessa forma em alguns equipamentos.  Na foto aparece com o nome correto ( nome configurado na app) no telemóvel, e as mesmas redes com o sufixo no PC)

Kilobyte
November 16, 2023

Aparecem 3 redes no telemóvel ( 2,4 / 5 G / guest) e as mesmas 3, mas com nome diferente no portátil. Apesar dos nomes diferentes mantém password como a original. 

o problema é que equipamentos como Shelly e outros que estavam ligados, deixaram de funcionar porque devem apenas ver a rede errada. 

João H.
Gestor da comunidade
November 16, 2023

Boa tarde, @ORAVLA19 

Agradecemos a sua mensagem. Se aceder à página de configurações do router, quais o nomes que tem associados ao seu router. 

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.
Kilobyte
November 16, 2023

Na pagina de configuração do router, aparece apenas os nomes das redes sem o sufixo 2. 

Jorge C
Super User
Super User
November 17, 2023

Boa noite @ORAVLA19,

Sugiro que siga o procedimento descrito em baixo.

Boa sorte

Olaf
Super User
Super User
November 17, 2023

O seu Router tem as 3 redes, tem de inativar a rede de visitas 

Guimas
Super User
Super User
November 17, 2023

Pelo que se vê está a utilizar repetidores de sinal . .daí estar a criar-lhe mais nomes de rede

Kilobyte
November 17, 2023

Tenho um repetidor, mas a rede desse repetidor tem um sufixo _EXT e até aparece visível na imagem. 
Isto aconteceu apis um restart ao rooter NOS. ( mesmo esse repetidor perdeu ligação e tive que reprogramar)

o problema é que há equipamentos que não está a ser possível reprogramar ( Shelly, aspirador iRobot) e penso que será por estas redes “espelho” com sufixo “2” que começaram a aparecer. 

e também não pretendo unir as redes 5G e 2.4 que sempre estiveram a funcionar bem separadas com todos os equipamentos.