Skip to main content
Header
Megabyte
July 13, 2020
Pergunta

Rede 5Ghz não fixa o canal AUTO

Boa tarde,

Tenho o router 5.0 v1, e não consigo fixar o canal Auto na rede 5Ghz, ou seja, coloco o canal em Auto ou no canal 56 (que é o que funciona melhor), mas desliga ou reinicia, volta sempre para o canal 36 (manual).

Existe alguma forma de fixar o canal Auto ou é algum problema de firmware?

É que já estou farto de andar sempre a mudar de canal, pois moro num prédio onde quase toda a gente tem NOS e estão todos os router no canal 36 o que dá muitos problemas.

Com este problema, é possível pedir a rescisão do contrato?

Artur Santos

14 Comentários

marcolopes
    Super User
    Super User
    July 14, 2020

Faz vários testes ao espectro Wi-Fi a diferentes horas do dia e da semana e verifica qual é o canal mais indicado para a tua habitação, é o meu conselho.

Cheira-me que o problema não deve estar no router mas sim no canal que escolheste. Experimenta um canal como o 1 dos 2.4 que é o que tem mais alcance (mais lento, contudo).

Por acaso, na rede 2.4, o router ultimamente tem preferido o CANAL 1. Mas lá está… mais uma vez… cabe-lhe a ele fazer essa gestão automática. A rede 2.4 é a mais usada pela vizinhança (aliás, penso que sou o único aqui a ter rede 5Ghz!!! como tal, a saturação na rede 2.4 é enorme, e fazer uma gestão manual seria caótico - pelo menos inicialmente tive muitos problemas com velocidades e qualidade da ligação manual. Usando o AUTO não!)

O estranho é que na rede 2.4Ghz o Router NUNCA perde a configuração AUTO!

Tiago C.
    Moderador
    July 14, 2020

Olá @Artur,

Para o conseguirmos ajudar, pedimos que envie uma mensagem privada com o seu número de Cliente NOS para o Fórum.

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
    Kilobyte
    May 28, 2021

eu nem tenho a opção 5 Ghz disponivel

Ana P.
    Moderador
    May 29, 2021

Olá @Luís Manuel Martins

Diga-nos qual é o seu Router, por favor. 

Obrigada 

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.