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Recusa de apoio tecnico por parte da Nos


Reputação 2
RECUSA DE APOIO TECNICO POR PARTE DA NOS
Sou cliente da NOS(antiga ZON) desde 2010, ano no qual foi instalado o router bem como todos os restantes equipamentos como box, telefone fixo etc. Nunca tive queixas da NOS mas á cerca de 1 ano a qualidade do sinal do meu router tem vindo a diminuir, até que agora, atingiu velocidades lamentáveis. Desloquei-me á loja e informaram-me que este tipo de avarias tinham de ser resolvidas através da linha de apoio 16990. No 1º contacto fizeram uma "otimização de sinal" que não surtiu grandes efeitos. A semana passada, 2º contacto, em que nada ficou resolvido. Hoje, dia 13 de Abril, 3º contacto e mais uma vez o problema não me é resolvido: O que desejo é uma visita por parte de um técnico da NOS para corrigir/ substituir o router. Face a isto o apoio técnico da NOS responde: "Não verificamos problemas de sinal e por isso não se justifica envio da equipa técnica. Se de facto o desejar, terá um custo associado" No que toca á substituição do router a NOS responde: "Substituição do router, implica mudança contratual para o novo pacote UMA" . O problema desta mudança contratual é que perco as condições do meu tarifário atual e tenho de pagar todos os meses mais 20 €. Resumindo: Tenho velocidades lentas (possuo testes de velocidade realizados no site da NOS q o comprovam), e a NOS não quer enviar equipa técnica para resolver o problema. Também não quer trocar o router por um mais recente sem que eu mude o contrato. Neste momento, estou a pagar por um serviço de internet que não usufruo, tenho de fazer hotspots do telemóvel para o computador e a NOS recusa-se a resolver o meu problema. Enquanto isto todos os meses estou a pagar por um serviço que não usufruo e o cancelamento de contrato é só daqui a 8 meses.

3 Comentários

NOTA: Não sou (ainda) cliente NOS, portanto não estou a comentar com base em qualquer eperiência com Routers da NOS, mas sim com base em conhecimento de Routers em geral.
Não disseste qual o tipo de ligação que tens (fibra FTTH, ou docsis HFC, ou 4G), nem qual a velocidade contratada, nem qual a velocidade habitual, nem qual a velocidade desde que tens o problema. Tudo informações que ajudariam muito a ajudar-te.

1- Segundo a lei, as operadores podem refidelizar em caso de novo equipamento. É uma pena que isso seja permitido em casos como o seu também. A lei foi feita segundo um espírito de salvaguardas dos consumidores, mas os ISP interpretam-na de forma abusiva... por isso o assunto está novamente em debate no Parlamento.

2- Há sítios na net (ex: Forum Zwame) onde dão dicas e ajuda sobre como comprares o teu próprio router, e configurá-lo, de forma a ficares independente deste tipo de alegado mau apoio técnico. Tens é de ter todas as certezas técnicas antes sequer de equacionares esta opção, ou pede ajuda a um amigo "geek" e depois paga-lhe um almoço ;)

3- Sempre a primeira solução: desliga da ficha, espera 30 segundos, ou tira a bateria caso seja daqueles que têm uma, e volta a ligar. Faz os testes de velocidade.

4- O router tem portas RJ45 para ligar um PC através de um fio Ethernet? Se sim, podes fazer o despiste para saber se é um problema do router ou só do sinal WiFi num site independente dos ISP como por exemplo o speedof.net

5- Se for problema exclusivo do WiFi, faz o mesmo teste via WiFi, no máximo a 1 metro de distância do router, e sem outros aparelhos ligados à volta, usando por exemplo um laptop e um smatphone (usa sempre 2 aparelhos diferentes, e de preferência com dois Sistemas Operativos diferentes), para ter a certeza que o problema não é da placa de rede do aparelho que estás a usar, nem do SO.

6- Se a baixa velocidade ocorrer em ambos os aparelhos, repete o teste a uma hora completamente diferente (ex: após a meia noite) para saber se é relacionado com um desvio de largura de banca por parte do ISP. Se sim, muda de ISP caso haja concorrência na tua zona...

7- Baixa uma app para smartphone que identifique todos os sinais WiFi e respetivos canais (de 1 a 13), para ver se há alguma interferência. Se houver, experimenta, se for possível, ir às configurações e mudar o canal usado para transmitir o WiFi (e repete os testes):
https://encrypted.google.com/search?q=signal+wifi+channels&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwiB5f-EnbfaAhVJVxQKHV-5AW4Q_AUICigB&biw=1920&bih=1010

7- Se depois disto tudo o problema se mantém, tens de trocar o router, ou fazendo como no ponto (2) e comprando o teu próprio equipamento, ou como no ponto (1) e ficando sujeito a refidelização, que infelizmente é legal graças à interpretação abusiva que os ISP fazem dela, algo que só neste momento está a ser re-debatido no Parlamento e portanto qualquer alteração à lei já não vai a tempo para ajudar no teu caso...
Reputação 7
Crachá +6
Bem-vindo à comunidade, @Vitor Perfeito.

Queremos ajudar. Contudo, uma vez que se trata de uma situação específica do serviço, pedimos que nos ligue, por favor. Saiba aqui para onde ligar.
Reputação 2
Tenho pc's ligados por cabo e por wi-fi e em todos o resultado é o mesmo. Quanto ao tipo de ligação sinceramente não faço ideia. De qualquer maneira a NOS tem de me resolver o problema.
Obrigado

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