Skip to main content
RECUSA DE APOIO TECNICO POR PARTE DA NOS

Sou cliente da NOS(antiga ZON) desde 2010, ano no qual foi instalado o router bem como todos os restantes equipamentos como box, telefone fixo etc. Nunca tive queixas da NOS mas á cerca de 1 ano a qualidade do sinal do meu router tem vindo a diminuir, até que agora, atingiu velocidades lamentáveis. Desloquei-me á loja e informaram-me que este tipo de avarias tinham de ser resolvidas através da linha de apoio 16990. No 1º contacto fizeram uma "otimização de sinal" que não surtiu grandes efeitos. A semana passada, 2º contacto, em que nada ficou resolvido. Hoje, dia 13 de Abril, 3º contacto e mais uma vez o problema não me é resolvido: O que desejo é uma visita por parte de um técnico da NOS para corrigir/ substituir o router. Face a isto o apoio técnico da NOS responde: "Não verificamos problemas de sinal e por isso não se justifica envio da equipa técnica. Se de facto o desejar, terá um custo associado" No que toca á substituição do router a NOS responde: "Substituição do router, implica mudança contratual para o novo pacote UMA" . O problema desta mudança contratual é que perco as condições do meu tarifário atual e tenho de pagar todos os meses mais 20 €. Resumindo: Tenho velocidades lentas (possuo testes de velocidade realizados no site da NOS q o comprovam), e a NOS não quer enviar equipa técnica para resolver o problema. Também não quer trocar o router por um mais recente sem que eu mude o contrato. Neste momento, estou a pagar por um serviço de internet que não usufruo, tenho de fazer hotspots do telemóvel para o computador e a NOS recusa-se a resolver o meu problema. Enquanto isto todos os meses estou a pagar por um serviço que não usufruo e o cancelamento de contrato é só daqui a 8 meses.
NOTA: Não sou (ainda) cliente NOS, portanto não estou a comentar com base em qualquer eperiência com Routers da NOS, mas sim com base em conhecimento de Routers em geral.

Não disseste qual o tipo de ligação que tens (fibra FTTH, ou docsis HFC, ou 4G), nem qual a velocidade contratada, nem qual a velocidade habitual, nem qual a velocidade desde que tens o problema. Tudo informações que ajudariam muito a ajudar-te.

1- Segundo a lei, as operadores podem refidelizar em caso de novo equipamento. É uma pena que isso seja permitido em casos como o seu também. A lei foi feita segundo um espírito de salvaguardas dos consumidores, mas os ISP interpretam-na de forma abusiva... por isso o assunto está novamente em debate no Parlamento.

2- Há sítios na net (ex: Forum Zwame) onde dão dicas e ajuda sobre como comprares o teu próprio router, e configurá-lo, de forma a ficares independente deste tipo de alegado mau apoio técnico. Tens é de ter todas as certezas técnicas antes sequer de equacionares esta opção, ou pede ajuda a um amigo "geek" e depois paga-lhe um almoço ;)

3- Sempre a primeira solução: desliga da ficha, espera 30 segundos, ou tira a bateria caso seja daqueles que têm uma, e volta a ligar. Faz os testes de velocidade.

4- O router tem portas RJ45 para ligar um PC através de um fio Ethernet? Se sim, podes fazer o despiste para saber se é um problema do router ou só do sinal WiFi num site independente dos ISP como por exemplo o speedof.net

5- Se for problema exclusivo do WiFi, faz o mesmo teste via WiFi, no máximo a 1 metro de distância do router, e sem outros aparelhos ligados à volta, usando por exemplo um laptop e um smatphone (usa sempre 2 aparelhos diferentes, e de preferência com dois Sistemas Operativos diferentes), para ter a certeza que o problema não é da placa de rede do aparelho que estás a usar, nem do SO.

6- Se a baixa velocidade ocorrer em ambos os aparelhos, repete o teste a uma hora completamente diferente (ex: após a meia noite) para saber se é relacionado com um desvio de largura de banca por parte do ISP. Se sim, muda de ISP caso haja concorrência na tua zona...

7- Baixa uma app para smartphone que identifique todos os sinais WiFi e respetivos canais (de 1 a 13), para ver se há alguma interferência. Se houver, experimenta, se for possível, ir às configurações e mudar o canal usado para transmitir o WiFi (e repete os testes):

https://encrypted.google.com/search?q=signal+wifi+channels&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwiB5f-EnbfaAhVJVxQKHV-5AW4Q_AUICigB&biw=1920&bih=1010

7- Se depois disto tudo o problema se mantém, tens de trocar o router, ou fazendo como no ponto (2) e comprando o teu próprio equipamento, ou como no ponto (1) e ficando sujeito a refidelização, que infelizmente é legal graças à interpretação abusiva que os ISP fazem dela, algo que só neste momento está a ser re-debatido no Parlamento e portanto qualquer alteração à lei já não vai a tempo para ajudar no teu caso...
Bem-vindo à comunidade, @Vitor Perfeito.

Queremos ajudar. Contudo, uma vez que se trata de uma situação específica do serviço, pedimos que nos ligue, por favor. Saiba aqui para onde ligar.
Tenho pc's ligados por cabo e por wi-fi e em todos o resultado é o mesmo. Quanto ao tipo de ligação sinceramente não faço ideia. De qualquer maneira a NOS tem de me resolver o problema.

Obrigado

Comentário