Assunto: Reclamação urgente – Instabilidade de ligação fibra / Pedido de intervenção imediata
Exmos. Senhores,
Desde há mais de quatro meses, tenho vindo a experienciar micro-cortes recorrentes e instabilidade severa na minha ligação de fibra, que afetam tanto a internet como o serviço de IPTV. Estes problemas ocorrem tanto por Wi-Fi como por ligação via cabo RJ45.
Para documentar a situação, realizei testes contínuos de ping à minha gateway (192.168.1.1), que revelam perda de pacotes frequente e picos de latência. Alguns exemplos recentes:
2025-09-27 13:28:51 - OK - 48 ms 2025-09-27 13:29:38 - *** PERDA DE PACOTES *** 2025-09-27 13:29:44 - *** PERDA DE PACOTES *** 2025-09-27 13:29:49 - *** PERDA DE PACOTES *** 2025-09-27 13:29:54 - *** PERDA DE PACOTES *** 2025-09-27 13:29:59 - *** PERDA DE PACOTES ***
No dia 27.09.2025, contactei o serviço 16991 para reportar esta instabilidade. Durante a chamada, o técnico realizou um teste de ping na rede local, que indicou funcionamento normal. No entanto, a chamada foi interrompida prematuramente, e desde então não recebi qualquer retorno nem número de processo para acompanhamento.
Adicionalmente, não aceito a facturação do serviço PCM a 0,45 € por minuto, uma vez que o problema reportado não foi resolvido e o serviço técnico não foi concluído de forma satisfatória.
Diante do exposto, solicito:
-
Intervenção imediata para resolução da instabilidade da ligação.
-
Atribuição de um número de processo ou referência oficial para acompanhamento do meu caso.
-
Garantia de que não serei cobrado pelo tempo de chamada ao PCM, devido à interrupção e falta de resolução.
-
Resposta formal no prazo máximo de 48 horas, caso contrário terei de encaminhar a situação para a ANACOM por serviço deficiente.
Caso não obtenha uma solução satisfatória dentro deste prazo, informo que tomarei as seguintes medidas:
-
Apresentar uma queixa formal à ANACOM, entidade reguladora das comunicações em Portugal, por falha na prestação do serviço.
-
Considerar a possibilidade de rescindir o contrato sem penalizações, devido ao incumprimento dos serviços contratados.
Aguardo uma resposta célere e eficaz para resolver esta situação de forma amigável
Aguardo o vosso contacto urgente.
Contacto:
Com os melhores cumprimentos,
JULIEN