Skip to main content
Header
Resposta

Reclamação urgente – Instabilidade de ligação fibra / Pedido de intervenção imediata após chamada ao 16991 em 27.09.2025

• September 27, 2025
  • 11 comentários
  • 72 visualizações

Assunto: Reclamação urgente – Instabilidade de ligação fibra / Pedido de intervenção imediata

Exmos. Senhores,

Desde há mais de quatro meses, tenho vindo a experienciar micro-cortes recorrentes e instabilidade severa na minha ligação de fibra, que afetam tanto a internet como o serviço de IPTV. Estes problemas ocorrem tanto por Wi-Fi como por ligação via cabo RJ45.

Para documentar a situação, realizei testes contínuos de ping à minha gateway (192.168.1.1), que revelam perda de pacotes frequente e picos de latência. Alguns exemplos recentes:

2025-09-27 13:28:51 - OK - 48 ms 2025-09-27 13:29:38 - *** PERDA DE PACOTES *** 2025-09-27 13:29:44 - *** PERDA DE PACOTES *** 2025-09-27 13:29:49 - *** PERDA DE PACOTES *** 2025-09-27 13:29:54 - *** PERDA DE PACOTES *** 2025-09-27 13:29:59 - *** PERDA DE PACOTES ***

No dia 27.09.2025, contactei o serviço 16991 para reportar esta instabilidade. Durante a chamada, o técnico realizou um teste de ping na rede local, que indicou funcionamento normal. No entanto, a chamada foi interrompida prematuramente, e desde então não recebi qualquer retorno nem número de processo para acompanhamento.

Adicionalmente, não aceito a facturação do serviço PCM a 0,45 € por minuto, uma vez que o problema reportado não foi resolvido e o serviço técnico não foi concluído de forma satisfatória.

Diante do exposto, solicito:

1. Intervenção imediata para resolução da instabilidade da ligação.

2. Atribuição de um número de processo ou referência oficial para acompanhamento do meu caso.

3. Garantia de que não serei cobrado pelo tempo de chamada ao PCM, devido à interrupção e falta de resolução.

4. Resposta formal no prazo máximo de 48 horas, caso contrário terei de encaminhar a situação para a ANACOM por serviço deficiente.

Caso não obtenha uma solução satisfatória dentro deste prazo, informo que tomarei as seguintes medidas:

• Apresentar uma queixa formal à ANACOM, entidade reguladora das comunicações em Portugal, por falha na prestação do serviço.

• Considerar a possibilidade de rescindir o contrato sem penalizações, devido ao incumprimento dos serviços contratados.

Aguardo uma resposta célere e eficaz para resolver esta situação de forma amigável

Aguardo o vosso contacto urgente.

Contacto:

Com os melhores cumprimentos,

JULIEN 

Melhor resposta por Mário P.

@etreju, respondemos à sua questão. 
O assunto que indica tem uma natureza de microinformática, pelo que, querendo, para verificar a situação, junto da PC Medic. 
Lamentamos não conseguir ajudar. 
Obrigado,

11 Comentários

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • September 27, 2025

@etreju, boa tarde. 
A chamada para o parceiro de Microinformática é atribuído, caso o relatório determine que o problema está com o serviço NOS. Assim, pedimos que nos diga se foi essa informação prestada. 
Obrigado,

• Autor
  • Kilobyte
  • September 28, 2025

Bom dia, 

A informação que me foi comunicada pelo 16990 foi para ligar para o 16991 para tentar resolver o problema. Ninguém me informou que isso era pago, mas não importa, como expliquei, a comunicação foi cortada pela NOS devido aos limites máximos de chamada, E ninguém do 16991 ligou de volta para resolver o problema ou agendar uma troca de router. Quando voltei a ligar para o 16990, disseram que não tinham qualquer registo do relatório do 16991 e, por isso, não podiam fazer nada! Este serviço é lamentável.

Agora espero uma resposta urgente. O servico de Gigarouteur esta a piorar.

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • September 28, 2025

@etreju, bom dia. 

Compreendemos . No entanto, a recomendação para contactar a PC Medic deve-se ao facto de não ter sido detetada qualquer anomalia no serviço prestado pela NOS.

Assim, uma vez que não foi identificada qualquer falha imputável à NOS, não será possível proceder ao crédito do valor da chamada nem à adoção de outras medidas.

Caso pretenda, poderá ainda contactar o parceiro de microinformática, PC Medic, para que a situação possa ser devidamente analisada e diagnosticada, e em caso de responsabilidade da NOS o valor é creditado da chamada feita de um número NOS.

Agradecemos a sua compreensão.

Obrigado,

• Autor
  • Kilobyte
  • September 28, 2025

Assunto: Pedido de assistência técnica — perdas de pacotes e instabilidade na ligação (GigaRouter 6)
Caros senhores da NOS,
Venho por este meio solicitar assistência técnica devido a problemas recorrentes na minha ligação à internet, nomeadamente perdas de pacotes, microcortes e instabilidade geral.
Realizei vários testes técnicos para diagnosticar a origem do problema:
•     O teste de ping para o router local (192.168.1.1) é perfeito, sem qualquer perda.
•     Os testes WinMTR para os servidores públicos 8.8.8.8 (Google DNS) e 9.9.9.9 (Quad9 DNS) revelam perdas de pacotes significativas a partir dos primeiros saltos na rede NOS.
•     A ligação está instável mesmo com apenas um dispositivo ligado por cabo Ethernet.
•     Já testei com outra tomada elétrica (sem extensão), e o problema persiste.
Com base nestes testes, suspeito fortemente que o problema esteja relacionado com o GigaRouter 6 — seja por falha de firmware, routing interno ou instabilidade do equipamento.
Solicito, por favor:
•     Verificação da linha de fibra e do sinal ótico.
•     Análise remota dos logs do GigaRouter 6.
•     Atualização de firmware ou substituição do equipamento, caso se confirme a falha.
Posso enviar os relatórios WinMTR em anexo para facilitar a análise.
Agradeço desde já a vossa atenção e fico a aguardar uma resposta.

Jorge C
Super User
Forum|alt.badge.img+4
  • Super User
  • September 28, 2025

Bom dia ​@etreju

Aqui tem uma forma automática de fazer um despiste técnico. 

Obrigado.

• Autor
  • Kilobyte
  • September 28, 2025

Bom dia Jorge C,

Este diagnóstico foi a primeira coisa que fiz e não resultou em absolutamente nada, apenas uma resposta para contactar o serviço técnico da NOS. Pode ver pelo meu e-mail que já fiz testes exaustivos e que o problema vem do router ou da linha de fibra.

cpts

Jorge C
Super User
Forum|alt.badge.img+4
  • Super User
  • September 28, 2025

@etreju se recomenda que contacte os serviços técnicos suponho que deve fazê-lo. 

Obrigado.

• Autor
  • Kilobyte
  • September 28, 2025

Como já referi e expliquei nas minhas mensagens no fórum, o serviço NOS foi contactado três vezes ontem e novamente hoje. Não me deixam ligar para o 16991 (pergunto-me porque estão a cortar a possibilidade de ligar para este número, que também é cobrado!).
De acordo com a última pessoa com quem falei ao telefone esta manhã, o problema foi transferido para a NOS e preciso de "aguardar a sua resposta".

Viva a eficiência da NOS!

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • Resposta
  • September 28, 2025

@etreju, respondemos à sua questão. 
O assunto que indica tem uma natureza de microinformática, pelo que, querendo, para verificar a situação, junto da PC Medic. 
Lamentamos não conseguir ajudar. 
Obrigado,

• Autor
  • Kilobyte
  • September 28, 2025

O meu objectivo ao colocar aqui neste fórum era poder passar informação ao NOS departamento técnico, a informação precisa dos testes que realizei, e poder ser contactado em troca de uma visita técnica. Isto não é um problema de "microinformatica", não, é um problema das redes NOS e do equipamento NOS (Gigarouter), que muito provavelmente está avariado.

Mas obrigado pelos seus comentários. Vejo que este fórum não é o local para resolver o meu problema ou para o comunicar ao departamento NOS.

cpts

Guimas
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • September 29, 2025

O departamento técnico NOS analisou e chegou á conclusão que não há problemas. Dai lhe ter recomendado o 16991 que é outra empresa.

Testaste em varios equipamentos certo? Se achas que é do serviço, liga ao apoio técnico na mesma.