Skip to main content
Header
September 4, 2025
Respondido

Reclamação sobre o serviço do wifi

Boa tarde,

Nos últimos meses tenho tido uma horrível experiência com a NOS. Tenho um contrato com a NOS em que deveria usufruir de 200mbps de velocidade na internet, em que pago 43,99€, todavia, quase nem de ¼ desta velocidade consigo usufruir. Se colocar o portátil encostado ao router consigo atingir com sorte 50mbps de download e 20mbps de upload mas como devem entender não é viável manter o portátil e qualquer outro dispositivo sempre ao pé do router, ou seja, estando noutra divisão da casa, apanho cerca de 10mbps de upload e download ou até menos sendo esta bastante instável (está sempre a ir a baixo). Além disso, também não é possível ligar à internet por cabo, uma vez que não disponho de um computador fixo.

Já contactei a linha de apoio ao cliente NOS até que me conseguiram trocar o router há cerca de 4 meses, mas os problemas prevalecem, e todas as vezes que ligo para lá apenas me informam que irão reiniciar o equipamento, o que deve resolver o problema (e não resolve). Infelizmente estou fidelizada até março de 2026, mas assim que acabar a fidelização trocarei imediatamente de operadora visto que a NOS não fornece o serviço prometido, mesmo após bastante esforço da minha parte.

Agradeço qualquer tipo de ajuda.

Melhor resposta por Guimas

Pelo informações que dá um dos seus equipamentos fez o teste na 2,4ghz onde deu 50mbps e o outro na 5ghz atingindo os 180mbps. Tanto um teste como o outro é a velocidade esperada. Sendo assim está tudo ok com o seu serviço. Para melhor navegação sugere-se que esteja o mais perto do router possivel. Mudar de operadora não lhe vai resolver nada, os valores que vai obter vão ser os mesmos 

Se precisar que o wifi chegue mais longe, comprar um repetidor de sinal parece ser o caminho a seguir! 

25 Comentários

João H.
Gestor da comunidade
September 4, 2025

Boa tarde ​@ecec,

Agradecemos a sua mensagem.

Pedimos que faça um teste de velocidade com outro equipamento e partilhe connosco o resultado.

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.
ececAutor
September 4, 2025

Boa tarde, 

fiz 2 testes com outro equipamento (um telemóvel) ao pé do router e um deles deu 50mbps e o outro 180mbps. Se me distanciar do router e for para outra divisão da casa a velocidade é de 40mbps ou menos nesse mesmo equipamento. Apresenta-se bastante instável.

Obrigado.

Ema Carvalho
João H.
Gestor da comunidade
September 4, 2025

Boa tarde ​@ecec,

Agradecemos o seu testemunho.

De forma a garantir que a velocidade contratualizada se encontra a ser entregue, sugerimos que faça um teste através de cabo de rede com um computador.

Partilhe connosco o resultado, por favor.

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.
ececAutor
September 4, 2025

Boa tarde ​@ecec,

De forma a garantir que a velocidade contratualizada se encontra a ser entregue, sugerimos que faça um teste através de cabo de rede com um computador.

Partilhe connosco o resultado, por favor.

Obrigado

Boa tarde, 

Eu não disponibilizo de um computador apto para fazer um teste com cabo, e isso não me deveria de impedir de usufruir da velocidade contratualizada.

Obrigado.

Ema Carvalho
João H.
Gestor da comunidade
September 4, 2025

Boa tarde ​@ecec,

A melhor forma de garantir a velocidade contratada é através de cabo, visto que este é o único meio de transmissão de dados não suscetível a perdas ou interferências externas.

Pelo teste que partilhou, um dos equipamentos alvo de teste atingiu velocidades médias para a ligação contratada. O router NOS encontra-se desobstruído e longe de outros equipamentos eletrónicos, de forma a evitar interferências e potenciar a boa propagação do sinal wireless?

Confirme-nos, por favor, se tem equipamentos acessórios de wi-fi instalados, como repetidores de sinal ou extensores.

Obrigado 

ececAutor
September 4, 2025

Boa tarde ​@ecec,

A melhor forma de garantir a velocidade contratada é através de cabo, visto que este é o único meio de transmissão de dados não suscetível a perdas ou interferências externas.

Pelo teste que partilhou, um dos equipamentos alvo de teste atingiu velocidades médias para a ligação contratada. O router NOS encontra-se desobstruído e longe de outros equipamentos eletrónicos, de forma a evitar interferências e potenciar a boa propagação do sinal wireless?

Confirme-nos, por favor, se tem equipamentos acessórios de wi-fi instalados, como repetidores de sinal ou extensores.

Obrigado 

Boa tarde,

Repito, apenas uma tentativa no meio de várias é que atingiu uma velocidade aceitável. O router encontra-se ao pé de uma televisão e não disponho de nenhum equipamento acessório de wi-fi.

Obrigado.

Ema Carvalho
Mário P.
Gestor da comunidade
September 4, 2025

Percebemos a situação, ​@ecec.

Sugerimos que realize um despiste técnico em my.nos.pt/problemas-tecnicos ou através da sua App my NOS, de forma a verificar o que se passa com o serviço. 

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado, 

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
Guimas
Super User
GuimasSuper UserResposta
Super User
September 4, 2025

Pelo informações que dá um dos seus equipamentos fez o teste na 2,4ghz onde deu 50mbps e o outro na 5ghz atingindo os 180mbps. Tanto um teste como o outro é a velocidade esperada. Sendo assim está tudo ok com o seu serviço. Para melhor navegação sugere-se que esteja o mais perto do router possivel. Mudar de operadora não lhe vai resolver nada, os valores que vai obter vão ser os mesmos 

Se precisar que o wifi chegue mais longe, comprar um repetidor de sinal parece ser o caminho a seguir! 

ececAutor
September 5, 2025

Percebemos a situação, ​@ecec.

Sugerimos que realize um despiste técnico em my.nos.pt/problemas-tecnicos ou através da sua App my NOS, de forma a verificar o que se passa com o serviço. 

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado, 

Boa tarde,

Estou a tentar fazer o despiste técnico através do link my.nos.pt/problemas-tecnicos e não estou a receber nenhum código de confirmação. Já tentei reenviar e não recebo nada. 

Ema Carvalho
Mário P.
Gestor da comunidade
September 5, 2025

Boa tarde, ​@ecec 

Percebemos a situação.

Confirme-nos, por favor, se tem acesso à App ou Área de Cliente my NOS.

Obrigado.

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.