Skip to main content
Header
Resposta

Reclamação sobre o serviço do wifi

Boa tarde,

Nos últimos meses tenho tido uma horrível experiência com a NOS. Tenho um contrato com a NOS em que deveria usufruir de 200mbps de velocidade na internet, em que pago 43,99€, todavia, quase nem de ¼ desta velocidade consigo usufruir. Se colocar o portátil encostado ao router consigo atingir com sorte 50mbps de download e 20mbps de upload mas como devem entender não é viável manter o portátil e qualquer outro dispositivo sempre ao pé do router, ou seja, estando noutra divisão da casa, apanho cerca de 10mbps de upload e download ou até menos sendo esta bastante instável (está sempre a ir a baixo). Além disso, também não é possível ligar à internet por cabo, uma vez que não disponho de um computador fixo.

Já contactei a linha de apoio ao cliente NOS até que me conseguiram trocar o router há cerca de 4 meses, mas os problemas prevalecem, e todas as vezes que ligo para lá apenas me informam que irão reiniciar o equipamento, o que deve resolver o problema (e não resolve). Infelizmente estou fidelizada até março de 2026, mas assim que acabar a fidelização trocarei imediatamente de operadora visto que a NOS não fornece o serviço prometido, mesmo após bastante esforço da minha parte.

Agradeço qualquer tipo de ajuda.

Melhor resposta por Guimas

Pelo informações que dá um dos seus equipamentos fez o teste na 2,4ghz onde deu 50mbps e o outro na 5ghz atingindo os 180mbps. Tanto um teste como o outro é a velocidade esperada. Sendo assim está tudo ok com o seu serviço. Para melhor navegação sugere-se que esteja o mais perto do router possivel. Mudar de operadora não lhe vai resolver nada, os valores que vai obter vão ser os mesmos 

Se precisar que o wifi chegue mais longe, comprar um repetidor de sinal parece ser o caminho a seguir! 

25 Comentários

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • September 4, 2025

Boa tarde ​@ecec,

Agradecemos a sua mensagem.

Pedimos que faça um teste de velocidade com outro equipamento e partilhe connosco o resultado.

Obrigado

• Autor
  • September 4, 2025

Boa tarde, 

fiz 2 testes com outro equipamento (um telemóvel) ao pé do router e um deles deu 50mbps e o outro 180mbps. Se me distanciar do router e for para outra divisão da casa a velocidade é de 40mbps ou menos nesse mesmo equipamento. Apresenta-se bastante instável.

Obrigado.

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • September 4, 2025

Boa tarde ​@ecec,

Agradecemos o seu testemunho.

De forma a garantir que a velocidade contratualizada se encontra a ser entregue, sugerimos que faça um teste através de cabo de rede com um computador.

Partilhe connosco o resultado, por favor.

Obrigado

• Autor
  • September 4, 2025

Boa tarde ​@ecec,

De forma a garantir que a velocidade contratualizada se encontra a ser entregue, sugerimos que faça um teste através de cabo de rede com um computador.

Obrigado

Boa tarde, 

Eu não disponibilizo de um computador apto para fazer um teste com cabo, e isso não me deveria de impedir de usufruir da velocidade contratualizada.

Obrigado.

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • September 4, 2025

Boa tarde ​@ecec,

A melhor forma de garantir a velocidade contratada é através de cabo, visto que este é o único meio de transmissão de dados não suscetível a perdas ou interferências externas.

Pelo teste que partilhou, um dos equipamentos alvo de teste atingiu velocidades médias para a ligação contratada. O router NOS encontra-se desobstruído e longe de outros equipamentos eletrónicos, de forma a evitar interferências e potenciar a boa propagação do sinal wireless?

Confirme-nos, por favor, se tem equipamentos acessórios de wi-fi instalados, como repetidores de sinal ou extensores.

Obrigado 

• Autor
  • September 4, 2025

Boa tarde ​@ecec,

A melhor forma de garantir a velocidade contratada é através de cabo, visto que este é o único meio de transmissão de dados não suscetível a perdas ou interferências externas.

Pelo teste que partilhou, um dos equipamentos alvo de teste atingiu velocidades médias para a ligação contratada. O router NOS encontra-se desobstruído e longe de outros equipamentos eletrónicos, de forma a evitar interferências e potenciar a boa propagação do sinal wireless?

Confirme-nos, por favor, se tem equipamentos acessórios de wi-fi instalados, como repetidores de sinal ou extensores.

Obrigado 

Boa tarde,

Repito, apenas uma tentativa no meio de várias é que atingiu uma velocidade aceitável. O router encontra-se ao pé de uma televisão e não disponho de nenhum equipamento acessório de wi-fi.

Obrigado.

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • September 4, 2025

Percebemos a situação, ​@ecec.

Sugerimos que realize um despiste técnico em my.nos.pt/problemas-tecnicos ou através da sua App my NOS, de forma a verificar o que se passa com o serviço. 

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado, 

Guimas
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • Resposta
  • September 4, 2025

Pelo informações que dá um dos seus equipamentos fez o teste na 2,4ghz onde deu 50mbps e o outro na 5ghz atingindo os 180mbps. Tanto um teste como o outro é a velocidade esperada. Sendo assim está tudo ok com o seu serviço. Para melhor navegação sugere-se que esteja o mais perto do router possivel. Mudar de operadora não lhe vai resolver nada, os valores que vai obter vão ser os mesmos 

Se precisar que o wifi chegue mais longe, comprar um repetidor de sinal parece ser o caminho a seguir! 

• Autor
  • September 5, 2025

Percebemos a situação, ​@ecec.

Sugerimos que realize um despiste técnico em my.nos.pt/problemas-tecnicos ou através da sua App my NOS, de forma a verificar o que se passa com o serviço. 

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado, 

Boa tarde,

Estou a tentar fazer o despiste técnico através do link my.nos.pt/problemas-tecnicos e não estou a receber nenhum código de confirmação. Já tentei reenviar e não recebo nada. 

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • September 5, 2025

Boa tarde, ​@ecec 

Percebemos a situação.

Confirme-nos, por favor, se tem acesso à App ou Área de Cliente my NOS.

Obrigado.

Jorge C
Super User
Forum|alt.badge.img+4
  • Super User
  • September 5, 2025

Boa tarde ​@ecec

Confirme o número de contribuinte e telefone de contacto numa fatura e use este site. 

Resolver problemas técnicos | NOS 

Partilhe feedback com a comunidade. 

Obrigado.

• Autor
  • September 8, 2025

Bom dia,

Segui a sua dica  e dirigi-me a worten para adquirir um repetidor de sinal, e acabei por comprar o D-link AC1200com velocidade até 300mbps nos 2.4Ghz e até 867mbps nos 5Ghz. Procedi à correta instalação do mesmo e refiz os testes de velocidade, continuando a obter valores de 20mbps de download e 10mbps de upload. Agora além de estar a gastar dinheiro com um contrato em que não tenho a velocidade prometida, gastei mais num repetidor de sinal que aparenta não fazer efeito, a NOS no seu melhor…

Jorge C
Super User
Forum|alt.badge.img+4
  • Super User
  • September 8, 2025

Bom dia ​@ecec,

Procedeu ao teste que referi anteriormente?

Obrigado.

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • September 8, 2025

Boa tarde,

Agradecemos o seu testemunho ​@ecec e ajuda do ​@Jorge C.

Sugerimos que faça um reset de fábrica ao router através do botão de reset presente no equipamento.

Após reset, por favor, faça um novo teste de velocidade através de ambos os equipamentos que usou anteriormente e sem o repetidor de sinal ligado.

Obrigado

• Autor
  • September 8, 2025

Bom dia ​@ecec,

Obrigado.

Boa tarde,

Como já disse anteriormente, não consigo realizar esse teste pois não recebo nenhuma mensagem de confirmação no número de telefone de contacto, já confirmei os dados numa fatura.

Jorge C
Super User
Forum|alt.badge.img+4
  • Super User
  • September 8, 2025

Bom dia ​@ecec,

Obrigado.

Boa tarde,

Como já disse anteriormente, não consigo realizar esse teste pois não recebo nenhuma mensagem de confirmação no número de telefone de contacto, já confirmei os dados numa fatura.

Está complicado! Vamos a ver se isto ajuda, confirme os seus dados desta forma. 

Obrigado.

Guimas
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • September 8, 2025

Bom dia,

Segui a sua dica  e dirigi-me a worten para adquirir um repetidor de sinal, e acabei por comprar o D-link AC1200com velocidade até 300mbps nos 2.4Ghz e até 867mbps nos 5Ghz. Procedi à correta instalação do mesmo e refiz os testes de velocidade, continuando a obter valores de 20mbps de download e 10mbps de upload. Agora além de estar a gastar dinheiro com um contrato em que não tenho a velocidade prometida, gastei mais num repetidor de sinal que aparenta não fazer efeito, a NOS no seu melhor…

Acho muito estranho que a velocidade esteja exatamente igual. Provavelmente ainda falta fazer alguma coisa. O extensor criou uma rede nova certo? Ligou-se a essa rede em especifico? Colocou o extensor a uns metros do router? Pelo manual, a luz que ele indica, está em correto funcionamento e distancia otima?

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • September 8, 2025

Boa noite, ​@ecec 

O ​@Guimas deu uma boa ajuda. 

Sugerimos que siga as sugestões partilhadas. 
Obrigado,

• Kilobyte
  • September 25, 2025

absurdo esse servico

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • September 26, 2025

Boa tarde ​@MarinaMJ,

Estamos sempre disponíveis para ajudar aqui, no Fórum NOS.

Partilhe connosco, em maior detalhe, caso tenha alguma questão ou dificuldade na utilização do serviço.

Obrigado

• Megabyte
  • December 3, 2025

Exmos. Senhores,

Venho por este meio manifestar o meu desagrado relativamente à velocidade de internet atualmente disponibilizada pela NOS, que se encontra muito aquém da contratualizada.

De acordo com o teste de velocidade realizado em 03/12/2025, obtive os seguintes resultados:

• Velocidade de download: 2.95 Mbps

• Velocidade de upload: 11.3 Mbps

• Servidor utilizado: Lisboa

Estes valores são claramente insuficientes para garantir uma navegação estável e eficiente, comprometendo atividades essenciais como videoconferências e acesso a plataformas profissionais.

A situação configura um incumprimento contratual, uma vez que a velocidade de download está muito abaixo do mínimo aceitável para o serviço contratado. Solicito, por isso, que seja realizada uma verificação técnica urgente e que me seja garantida a reposição da velocidade contratualizada.

Aguardo uma resposta célere e eficaz.

Jose Rodrigues
Super User
Forum|alt.badge.img+5

Bom dia, refere-se à internet fixa ? Qual o router que tem instalado ? Reinicie o router e faça um teste num computador ligado por cabo de rede ao router aqui Teste de velocidade NOS e publique o resultado.

• Megabyte
  • December 3, 2025

Esse tipo de resposta é-me dado constantemente e a situação nunca fica efetivamente resolvida, apenas de forma momentânea. Tenho contratado um serviço de 1Gbps (router 5.0), mas o desempenho está muito aquém do esperado e não me satisfaz minimamente.

Sou cliente há muitos anos e esta situação arrasta-se sem solução definitiva. Sempre que apresento reclamação, recebo respostas repetitivas do mesmo tipo, sem que haja uma resolução concreta e duradoura.

Jose Rodrigues
Super User
Forum|alt.badge.img+5

Esse tipo de resposta é-me dado constantemente e a situação nunca fica efetivamente resolvida, apenas de forma momentânea. Tenho contratado um serviço de 1Gbps (router 5.0), mas o desempenho está muito aquém do esperado e não me satisfaz minimamente.

Sou cliente há muitos anos e esta situação arrasta-se sem solução definitiva. Sempre que apresento reclamação, recebo respostas repetitivas do mesmo tipo, sem que haja uma resolução concreta e duradoura.

Leia com atenção as recomendações sugeridas no Tópico abaixo e proceda ao teste

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • December 3, 2025

Boa tarde ​@PFSG35,

Agradecemos a sua mensagem e ajuda do ​@Jose Rodrigues sobre o tema.

Por favor, faça o diagnóstico online na myNOS e partilhe connosco o resultado.

Detalhe-nos,  por favor, em que equipamento testou a ligação e através de que tipo de ligação.

Obrigado