Skip to main content
Header
Resposta

Reclamação sobre a substituição de dispositivos Plume e cobrança adicional por update tecnologico

• February 5, 2025
  • 6 comentários
  • 70 visualizações

Exmos. Senhores,

Venho, por meio desta, apresentar uma reclamação relativamente ao serviço de Wi-Fi contratado junto da NOS, nomeadamente no que concerne à substituição dos dispositivos Plume e à recente comunicação sobre a necessidade de pagamento adicional para usufruir de um serviço que já deveria estar disponível sem custos acrescidos.

No momento da adesão ao serviço, a NOS disponibilizou-me um router com capacidade de transmissão até 1Gb, contudo, os dispositivos inteligentes Plume fornecidos na altura tinham um limite de 200 Mbps. À data da contratação, esta foi a única solução apresentada pela NOS, não havendo alternativa viável para obter a totalidade da velocidade do router.

Recentemente, devido a uma avaria num dos dispositivos Plume, dirigi-me a uma loja NOS para efetuar a sua substituição, no entanto, não me foi permitido realizar a troca. Além disso, fui informado pelo suporte técnico da NOS de que já existem dispositivos Plume que suportam a transmissão de 1Gb, porém, para ter acesso a essa melhoria tecnológica, teria de pagar um valor adicional ao que já pago pelo meu pacote de serviços.

Considero esta situação injusta e abusiva, pois fui inicialmente condicionado a aceitar uma limitação técnica imposta pela NOS, e agora sou informado de que para usufruir da capacidade total do serviço contratado, tenho de pagar um custo extra. Tal prática representa uma desigualdade no tratamento dos clientes e vai contra o princípio da boa-fé contratual e da evolução natural dos serviços prestados sem penalizar o consumidor.

Deste modo, exijo a substituição dos dispositivos Plume avariados por modelos compatíveis com a velocidade real do router contratado (1Gb), sem que me seja cobrado qualquer valor adicional. Caso contrário, reservo-me no direito de recorrer às entidades competentes, nomeadamente a ANACOM e o Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo, para fazer valer os meus direitos enquanto consumidor.

Aguardo uma resposta célere e uma resolução adequada para este problema.

Com os melhores cumprimentos,

Luis Vaz 

Melhor resposta por Luis Carlos Vaz Ribeiro

Olá, após a minha exposição e contacto com a NOS, esta foi resolvida da melhor forma encontrando a solução adequada. Obrigado 

6 Comentários

Guimas
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • February 5, 2025

Está muito enganado. Quer plumes mais avançados tem que pagar. Tão simples quanto isso.

A anacom e centro de arbitragem nada podem fazer pois a empresa NOS tal como outra empresa qualquer determina o valor que quiser para os seus produtos. Eles não são oferecidos ao cliente ..

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • February 6, 2025

Boa tarde ​@Luis Carlos Vaz Ribeiro,

Agradecemos a sua mensagem e partilha do ​@Guimas.

Os equipamentos instalados são os definidos no contrato, sendo que a alteração dos mesmos por outros de diferentes modelos apenas é possível mediante renegociação do contrato, podendo estes ter ou não custos associados.

Relativamente ao funcionamento dos atuais, detalhe-nos, por favor, o que o leva a assumir que estes se encontram avariados. Estamos sempre disponíveis para ajudar aqui, no Fórum NOS.

Obrigado

Olá, após a minha exposição e contacto com a NOS, esta foi resolvida da melhor forma encontrando a solução adequada. Obrigado 

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • February 9, 2025

Agradecemos o seu feedback, ​@Luis Carlos Vaz Ribeiro

Ficamos contentes que a situação tenha ficado resolvida. Qualquer questão que tenha, fale connosco. Estamos disponíveis para ajudar. 

Obrigado, 

Bom dia.

Basicamente aconteceu-me algo muito semelhante. Sempre tive, após renegociação do contrato, os plume gratuitos. Há pouco mais de dois meses, avariaram. Liguei para o apoio técnico que optaram por proceder à marcação e posterior substituição dos mesmos.

Eu não fazia ideia que iam ser substituídos pelos novos plumes que são identificados como WI-FI TOTAL. Nunca, me momento algum, me foi tal indicado (nem pelos serviços da NOS nem pelo técnico que se deslocou a casa) que iria passar a pagar uma mensalidade sobre este novos serviço. Sabendo deste valor, seria prontamente rejeitado.

Após consulta da factura do mês passado, constato que recebi essa tal mensalidade.

Repito que nunca aceitei este valor. Contactei telefonicamente a NOS e foi-me dito que está tudo ok, que não podem devolver o valor e o máximo que posso fazer é deslocar-me a uma loja NOS a devolver o produto.

As chamadas são gravadas por algum motivo. Peço que as consultem, que confirmem que nunca aceitei este valor e que procedam ao respectivo reembolso. Em relação ao WI-FI TOTAL, se for pago, não quer pois nunca acrescentou grande coisa à minha internet de casa. 

De todas as formas, o contrato foi recentemente renegociado e aceite com esta premissa incluída, por isso pretendo a renegociação do mesmo e vou analisar se sito não me permite a rescisão unilateral do contrato.

Aguardo uma chamada da parte da NOS.

Com os melhores cumprimentos,

Ivan Geraldes

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • October 30, 2025

Boa tarde ​@Ivan Geraldes,

Lamentamos a situação que descreve e agradecemos a sua mensagem. Vamos ajudar a analisar.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil ​@Fórum com o seu NIF.

Obrigado