Skip to main content
Header

Reclamação – Problema com router CHITA-Hub5 (configurações de segurança não persistentes)

• August 16, 2025
  • 8 comentários
  • 75 visualizações

Exmo.(a) Senhor(a),

Na qualidade de cliente da NOS, venho apresentar uma reclamação formal relativamente ao equipamento de internet que me foi fornecido.

Sou utilizador de um router modelo CHITA-Hub5, número de série B51219029141, versão 7.2.4.9.1b8.1, e verifico um problema recorrente: sempre que o equipamento reinicia ou é desligado, as definições de segurança Wi-Fi são repostas, sendo necessário reconfigurar manualmente o modo de autenticação.

Para garantir a segurança da minha rede, tenho de forçar o uso de WPA2, uma vez que em WPA+WPA2 os dispositivos emitem o aviso de “baixo nível de segurança”. Esta situação não só é desconfortável, como compromete a proteção da minha rede doméstica.

Após pesquisa, verifiquei que se trata de um problema conhecido e reportado por vários clientes nos fóruns da própria NOS, o que indica tratar-se de uma falha técnica (firmware). Não considero aceitável que, pagando mensalmente por um serviço que deveria ser estável e seguro, seja confrontado com estas limitações.

Assim, exijo:

1. A resolução definitiva do problema, seja por atualização de firmware ou substituição imediata do equipamento por um modelo sem esta falha.
  2. Uma explicação clara sobre as medidas que a NOS prevê adotar para corrigir esta situação.
  3. Caso não haja resolução em tempo útil, a devida compensação pelo incumprimento das condições contratadas.
  4.  

Aguardo resposta por escrito no prazo legal previsto pela ANACOM, e reservo-me ao direito de escalar esta reclamação para o Livro de Reclamações e entidades competentes caso a NOS não assegure a qualidade mínima do serviço contratado.

Com os melhores cumprimentos,

Ruben Lopes

8 Comentários

Olaf
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • August 16, 2025
  1. não exija é feio, até porque está a falar para um fórum em que propósito é existir entreajuda.
  2. não me parece que exista possibilidade de compensação, excepto se existir ausência de serviço 
  3.  Se ainda não resolveram, significa que também não conseguem prestar esclarecimentos sobre que medidas, ora se ainda acontece
  4. sendo que não é algo mandatário para o funcionamento não me parece que exista urgencia

o prazo legal são 30 dias. Mas esse prazo aplica-se a uma reclamação formal por escrito. O fórum não tem esse propósito 

boa sorte nessa pertença, aguarde a resposta 

• Autor
  • Kilobyte
  • August 16, 2025
  1. não exija é feio, até porque está a falar para um fórum em que propósito é existir entreajuda.
  2. não me parece que exista possibilidade de compensação, excepto se existir ausência de serviço 
  3.  Se ainda não resolveram, significa que também não conseguem prestar esclarecimentos sobre que medidas, ora se ainda acontece
  4. sendo que não é algo mandatário para o funcionamento não me parece que exista urgencia

o prazo legal são 30 dias. Mas esse prazo aplica-se a uma reclamação formal por escrito. O fórum não tem esse propósito 

boa sorte nessa pertença, aguarde a resposta 

Agradeço a partilha e compreendo o ponto.

Quero apenas esclarecer que o texto que coloquei aqui não foi dirigido aos utilizadores do fórum, mas sim preparado para enviar como reclamação formal à NOS.

Não estou a “exigir” nada dos membros da comunidade apenas partilhei o conteúdo da reclamação que vou remeter pelos canais oficiais.

De qualquer forma, valorizo a entreajuda que existe neste espaço.

Olaf
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • August 16, 2025

Então faça-o devidamente.. não ocupe tempo mas pode também aguardar a resposta da moderação que deverá ser semelhante àquelas prestas noutros tópicos 

• Autor
  • Kilobyte
  • August 16, 2025

Boa tarde,

Venho solicitar a eliminação do tópico que criei sobre o problema do router CHITA-Hub5 no Fórum NOS.
A razão é que pretendo tratar o assunto apenas através dos canais formais de reclamação.

Agradeço a vossa colaboração.

Com os melhores cumprimentos,

Olaf
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • August 16, 2025

Nos 3 pontos, tem lá uma opção que diz reportar, faça o pedido à moderação 

Guimas
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • August 16, 2025

Deixe o tópico aberto na mesma e diga-nos como corre.

Não há compensações por esta situação, talvez com sorte consiga a troca de router

Jorge C
Super User
Forum|alt.badge.img+4
  • Super User
  • August 16, 2025

Boa tarde ​@Ruben Lopes

Pode solicitar via mensagem privada para ​@Fórum no entanto poderá ser útil manter o tópico. 

Política Privacidade | NOS 

Obrigado.

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • August 16, 2025

Boa tarde, ​@Ruben Lopes 

Respondemos ao seu reporte, e uma vez que existem mais utilizadores, não procedemos à eliminação sem que estes concitam e, também, a sua questão parece-nos ter relevância para a comunidade NOS. Ainda assim, caso tenhamos outra decisão partilharemos consigo. 
Quanto à questão em concreto, a situação está identificada e em resolução, no entanto, e contamos resolvê-la o mais rápido que nos for possível. Não existido, por este motivo, lugar à compensação ou crédito. 

Podemos, querendo, endereçar o seu pedido à equipa que pode ajudar e verificar como indicado pelo ​@Guimas a substituição do mesmo. Caso pretenda, por favor, envie-nos uma mensagem privada com o seu número de contribuinte para o perfil ​@Fórum
Obrigado,