Skip to main content
Header

Reclamação por avaria no serviço de internet e falta de resolução por parte do apoio técnico

Venho por este meio apresentar uma reclamação relativamente aos problemas de velocidade e estabilidade da internet que tenho vindo a verificar há já várias semanas, bem como à forma como o meu caso tem sido tratado pelos vossos serviços de apoio.

Após diversos testes realizados por mim, concluo que o problema está relacionado com a rede Wi-Fi 2.4 GHz e também com a ligação por cabo Ethernet. Mesmo estando junto ao router, a velocidade medida através de cabo Ethernet e por wifi ronda apenas os 90 Mbps. Ao afastar-me apenas alguns metros, na mesma divisão onde se encontra o router, a velocidade diminui significativamente.

Além disso, vários equipamentos ligados por Wi-Fi apresentam frequentemente sinal forte, mas surge repetidamente a mensagem "Ligado ao Wi-Fi sem Internet", impossibilitando a utilização normal do serviço.

Durante esta semana contactei o apoio técnico através do número 16990 por duas vezes. Na primeira chamada, com duração aproximada de 30 minutos, foi-me indicado que não existiam problemas na rede e que a causa seria apenas a distância ao router. No entanto, relembro que os problemas ocorrem mesmo a poucos metros do equipamento e que as velocidades apenas atingem cerca de 90 Mbps quando estou praticamente junto ao router. Durante essa chamada foi ainda tentada a venda de soluções de extensão de cobertura, apesar de o problema aparentar estar relacionado com o próprio router. A situação terminou sem qualquer resolução.

Na segunda chamada, com duração aproximada de 45 minutos, foram realizados, novamente, diversos testes e, no final, fui informado de que deveria contactar o número 16991, uma vez que o assistente não poderia resolver a situação. Ao iniciar essa chamada, percebi que seria cobrada assistência para um problema relacionado com o funcionamento do equipamento fornecido pela NOS. Após cerca de 4 minutos sem atendimento, desliguei a chamada.

Posteriormente, recorri à aplicação NOS para efetuar os testes de diagnóstico disponibilizados. Após a conclusão dos mesmos, foi-me fornecido outro número de contacto. Liguei para esse número, realizei novamente vários testes e, após cerca de 11 minutos de conversa, a chamada foi terminada do vosso lado. Aguardei um eventual contacto de retorno, que nunca aconteceu.

Considero inadmissível a falta de resolução demonstrada perante um problema que afeta diretamente um serviço essencial pelo qual pago mensalmente. Não estou a solicitar qualquer benefício adicional, apenas o cumprimento das condições contratadas e o correto funcionamento do serviço de internet.

Refiro ainda que, numa tentativa inicial de resolver a situação, me desloquei a uma loja NOS, onde me foi indicado que o procedimento mais provável seria a substituição do router, uma vez que esse seria o equipamento potencialmente responsável pela avaria. Não esperava que a resolução de um problema aparentemente simples implicasse tantos contactos sem qualquer resultado prático.

Solicito, por isso, uma análise urgente da situação, a substituição do router caso se confirme a sua avaria e uma solução definitiva para o problema reportado.

Caso a situação continue sem resolução, serei obrigado a ponderar seriamente a mudança para outra operadora.

Com os melhores cumprimentos,

11 Comentários

Bruno Aleixo
Super User
Forum|alt.badge.img+1
  • Super User
  • June 19, 2026

faça novamente o diagnóstico online, é o mais prático e evita ter que fazer despistes por chamada.

o diagnóstico é como a triagem da saude 24 pro SNS, faça, mesmo que o resultado seja a chamada para o apoio, pelo menos é mais rápida a chamada e não tem que repetir tudo pra ser agendada a troca do router.

um bem haja 

• Autor
  • Kilobyte
  • June 19, 2026

Agradeço a resposta, mas foi precisamente esse procedimento que já realizei.

Após várias chamadas para o apoio técnico sem resolução, efetuei o diagnóstico através da aplicação NOS, conforme recomendado. No final do processo foi-me indicado um número de contacto específico, para o qual liguei. Durante essa chamada realizaram testes e, após cerca de 11 minutos de atendimento, a chamada foi interrompida do lado da NOS, sem qualquer contacto posterior.

Assim, neste momento, não considero razoável voltar a repetir um processo que já foi efetuado e que não resultou em qualquer solução para o problema reportado.

O que pretendo é que seja dada continuidade ao processo já iniciado e que seja analisada a possibilidade de substituição do router, uma vez que os sintomas apresentados apontam para uma anomalia no equipamento e não para uma questão de cobertura ou configuração da rede.

Fico a aguardar uma solução concreta para esta situação.

Cumprimentos.

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • June 19, 2026

Boa tarde ​@Jeremy,

Agradecemos a sua mensagem e partilha do ​@Bruno Aleixo. Vamos ajudar.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil ​@Fórum com o seu NIF.

Obrigado

• Autor
  • Kilobyte
  • July 20, 2026

Após várias semanas de contactos com o apoio técnico, foi finalmente autorizada a substituição do meu router, por se considerar que esse seria a origem dos problemas que tinha vindo a reportar.

No passado sábado, desloquei-me a uma loja NOS para efetuar a troca do equipamento. Aproveitei igualmente uma das poucas campanhas disponíveis para clientes antigos e alterei o meu contrato de 500 Mbps para 1 Gbps, passando assim a pagar por um serviço superior.

Ao chegar a casa e instalar o novo router, deparei-me com uma situação completamente inesperada: deixei de ter qualquer serviço. A internet, a televisão e o telefone deixaram de funcionar por completo.

Após vários contactos com a linha de apoio, fui informado de que teria de aguardar pela visita de um técnico, agendada apenas para quarta-feira. Isto significa permanecer vários dias sem qualquer um dos serviços que continuo a pagar.

O router liga corretamente, mas apenas apresenta a luz de alimentação acesa e a luz PON em verde intermitente. Além disso, ao aceder às configurações do equipamento, sou imediatamente encaminhado para a página de configuração da palavra-passe PLOAM, o que tudo indica significar que o router não foi corretamente registado ou associado ao meu serviço. Trata-se, aparentemente, de uma falha de ativação ou configuração da responsabilidade da NOS e não de um problema na instalação existente.

É completamente inaceitável que, após aceitar uma alteração contratual para um serviço de maior valor, fique sem qualquer serviço durante vários dias devido a uma situação que não me é imputável.

Solicito que esta situação seja resolvida com a máxima urgência e que seja igualmente analisada a compensação pelos dias em que estive privado de internet, televisão e telefone, apesar de continuar a pagar o serviço.

Depois de todos os problemas que tive até conseguir a autorização para substituir o router, é incompreensível que uma simples troca de equipamento resulte numa interrupção total dos serviços durante vários dias.

Aguardo uma resolução rápida e definitiva para esta situação.

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • July 20, 2026

Boa tarde ​@Jeremy,

Agradecemos a sua mensagem e lamentamos a situação.

Já procedeu ao agendamento técnico para manutenção do serviço, junto da linha de apoio ao cliente?

Obrigado

• Autor
  • Kilobyte
  • July 20, 2026

Sim, o agendamento técnico já foi efetuado através da linha de apoio, como dito acima. No entanto, isso não altera o facto de a situação ser da inteira responsabilidade da NOS.

O novo router foi levantado numa loja NOS e instalado conforme as instruções. Desde esse momento fiquei sem qualquer serviço (internet, televisão e telefone). Pelos testes efetuados, tudo indica que o equipamento não ficou corretamente ativado ou associado ao meu serviço, uma vez que apenas apresenta a luz PON verde intermitente, o que mostra uma falta de conclusão do processo de registo e de identificação na rede.

O que considero inaceitável é que uma simples substituição de router e uma alteração contratual para um serviço superior tenham resultado em vários dias sem qualquer serviço, obrigando-me a aguardar pela visita de um técnico para resolver um problema que não foi causado por mim.

Continuo a aguardar uma resolução definitiva da situação e que seja considerada a devida compensação pelo período em que estive privado dos serviços contratados.

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • July 20, 2026

Agradecemos o seu testemunho ​@Jeremy. Vamos ajudar a analisar.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil ​@Fórum com o seu NIF.

Obrigado

• Autor
  • Kilobyte
  • July 23, 2026

Boa tarde.

O problema encontra-se finalmente resolvido após a visita do técnico, que ocorreu no horário agendado.

Tal como suspeitava desde o primeiro dia, a resolução demorou apenas cerca de cinco minutos. O problema consistia na autenticação/ativação do novo router na rede da NOS, não existindo qualquer avaria na minha instalação.

O próprio técnico informou-me que, após a substituição do router, é necessária uma intervenção para proceder à sua ativação. Se esse é efetivamente o procedimento da NOS, não compreendo porque motivo essa informação não me foi transmitida no momento em que levantei o equipamento na loja. Se tivesse sido devidamente informado, teria evitado vários dias sem internet, televisão e telefone, bem como inúmeras chamadas para o apoio técnico.

Durante este processo ocorreram ainda situações que considero graves.

Na terça-feira fui contactado para responder a um inquérito de satisfação, quando o meu problema continuava por resolver e eu permanecia sem qualquer serviço. Procurei manter a cordialidade durante toda a chamada, mas manifestei naturalmente o meu desagrado perante a situação. Em vez de ser ouvido, a chamada foi terminada do vosso lado.

Acresce que, na última chamada realizada no sábado, fui informado de que existia uma avaria geral na zona e que havia várias reclamações de clientes. Acreditei nessa informação. No entanto, na segunda-feira falei com uma vizinha ligada ao mesmo poste de fibra, que me confirmou que nunca teve qualquer interrupção do serviço. Questionei igualmente o técnico sobre essa alegada avaria e foi-me confirmado que não existia qualquer incidente na minha zona, onde existem várias habitações ligadas ao mesmo poste da NOS.

Perante estes factos, considero que fui alvo de informações contraditórias ao longo de todo o processo, o que apenas contribuiu para prolongar uma situação que poderia ter sido resolvida de forma muito mais simples e transparente.

Continuo a considerar que esta situação foi gerida de forma insatisfatória e solicito que seja analisada a atribuição da compensação correspondente aos dias em que permaneci totalmente privado dos serviços contratados, por motivos que não me são imputáveis.

Cumprimentos.

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • July 23, 2026

Boa tarde,

Agradecemos a sua mensagem e partilha sobre o tema ​@Jeremy.

Os testemunhos da comunidade são importantes para nós, para que possamos continuar a melhorar e, como tal, analisadas internamente pelas equipas NOS responsáveis.

Por favor, fale connosco se surgir alguma questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar aqui, no Fórum NOS.

Obrigado

• Autor
  • Kilobyte
  • July 23, 2026

Boa tarde.

Agradeço a resposta, mas a minha mensagem não teve apenas o objetivo de partilhar um testemunho.

Relatei um conjunto de factos concretos que resultaram em vários dias sem qualquer serviço, apesar de continuar a pagar a mensalidade, e que revelam diversas falhas no acompanhamento do meu processo.

Ficou confirmado pelo técnico que o problema era a ativação/autenticação do novo router, tendo sido resolvido em cerca de cinco minutos. Se a deslocação de um técnico era obrigatória para concluir a substituição do equipamento, essa informação deveria ter-me sido comunicada no momento em que procedi à troca do router. Dessa forma, teria evitado permanecer vários dias sem internet, televisão e telefone, bem como inúmeras chamadas para o apoio técnico.

Acresce que recebi informações contraditórias ao longo do processo. Fui ainda contactado para um inquérito de satisfação quando a avaria permanecia por resolver e eu continuava sem qualquer serviço. Durante esse inquérito manifestei, de forma educada, o meu descontentamento pela situação em que me encontrava. No entanto, enquanto ainda estava a falar, a chamada foi interrompida do vosso lado, sem que me tivesse sido dada qualquer oportunidade de concluir a minha intervenção.

Assim, mais do que um simples testemunho, esta é uma reclamação sobre a forma como todo o processo foi gerido.

Agradeço, por isso, que esta situação seja encaminhada para a equipa competente e que me seja dada uma resposta concreta relativamente à compensação pelos dias em que estive privado dos serviços contratados por motivos que não me são imputáveis.

Caso esta situação continue sem uma resposta concreta, nomeadamente relativamente à compensação pelos dias em que estive privado dos serviços e às falhas ocorridas durante todo o processo, verei-me obrigado a apresentar uma reclamação no Livro de Reclamações, para que a mesma seja apreciada pelas entidades competentes.

Continuo, no entanto, a acreditar que esta situação poderá ser resolvida diretamente pela NOS, sem necessidade de recorrer a essa via.

Fico a aguardar o vosso contacto.

Cumprimentos.

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • July 23, 2026

Boa tarde,

Agradecemos a sua mensagem ​@Jeremy. De forma a podermos creditar o valor relativo à indisponibilidade do serviço envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil ​@Fórum com o seu NIF.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado